Akita Inu: tudo sobre o belo cão japonês
Com uma aparência inconfundível e de grande porte, o cachorro Akita Inu — ou apenas Akita — é o animal de estimação perfeito para famílias de todos os tipos. Trata-se de um pet repleto de energia e que fará de tudo para se divertir com os seus donos.
Sendo uma raça de cachorro bem antiga e originária do Japão, o Akita também é um animalzinho bastante leal, tranquilo e inteligente. Tendo isso em vista, vem com a gente e saiba mais a respeito deste cachorro com pelagem e traços considerados únicos por muita gente. Confira!
Qual a origem do Akita?
O cachorro Akita é uma das raças mais antigas do mundo. Afinal, há registros desse cão na província de Akita — daí a origem do nome — localizada ao norte do Japão desde o século XVII. Trata-se de um animal muito usado para proteção de terrenos locais, mas nunca deixou de ser um ótimo cão de companhia. Diante disso, apenas em 1972 que o Akita Inu passou a ser reconhecido oficialmente pelo American Kennel Club (AKC).
Características físicas do Akita
A raça de cachorro Akita encanta todos à sua volta, nesse sentido, não há como negar a beleza deste cãozinho. Ele apresenta traços sólidos e uma estrutura corporal bem ampla, com orelhas pequenas e uma cauda espessa arredondada. Com membros bastante rígidos, seu peso médio fica entre 34 a 54 quilos e sua altura em torno de 58 a 71 centímetros quando adulto.
Como é a pelagem do Akita?
A pelagem do Akita é divida em dois, já que ele apresenta um pelo externo áspero e reto, e um subpelo macio e denso. Em geral, não requer muitos cuidados, sendo necessário escovar os pelos do Akita uma vez por semana para remover os fios mortos e estimular o seu crescimento. Entretanto, no período da troca do subpelo, que acontece 2 vezes por ano, é normal que o Akita deixe cair mais pelos do que o normal pela casa.
Quais são as cores do cachorro Akita?

Apesar da raça de cachorro Akita não conter uma variedade de cores tão ampla, é possível considerar que trata-se de um pet com belos tons. Nesse caso, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o padrão deste animal pode apresentar as seguintes cores:
- Akita branco
- Akita fulvo (avermelhado)
- Akita sésamo (fulvo com as pontas pretas)
- Akita tigrado
Características comportamentais do Akita
O cachorro da raça Akita é bastante independente e corajoso, porém isso não faz com que ele seja também um cão protetor para a sua família. Afinal, estamos falando de um animal muito apegado aos seus donos, e que costuma ser bem receptivo e tranquilo. Logo, não deixe de investir na socialização do seu animalzinho desde a fase filhote para que ele tenha um contato mais agradável com outros cães e estranhos.
O Akita late muito?
Não, o Akita não costuma latir muito, sendo um cachorro muito tranquilo e calmo. Entretanto, assim como o Husky Siberiano, essa raça é conhecida por emitir um som quase que semelhante à uma conversa em alguns momentos, podendo oferecer momentos engraçados junto ao seu animalzinho.
Como o Akita se relaciona com crianças?
Em geral, o Akita é um cãozinho que mantém uma boa relação com as crianças, mas precisa de um tempo para aceitar estranhos, sejam eles animais ou humanos. Inclusive, se você tiver uma criança muito pequena em casa, não deixe de fazer a supervisão das brincadeiras entre os dois, pois uma atitude mais brusca pode resultar em algum tipo de problema tanto para o pequeno, quanto para o pet.
O Akita consegue ficar muito tempo sozinho em casa?
Como já mencionado, o Akita é um cãozinho bastante apegado à sua família humana. Nesse sentido, deixar o pet sozinho de maneira constante pode trazer diversos prejuízos ao animal, como por exemplo: o problema da ansiedade por separação e fazer com que o bichinho acabe destruindo as coisas em casa.
Saúde do cachorro Akita
Mesmo que o Akita seja um cachorro sem maiores históricos de problemas de saúde, devido ao seu tamanho grande, é possível que doenças relacionadas às articulações do pet — como a displasia coxofemoral, por exemplo — acabem surgindo ao decorrer da vida do cão. Além do mais, cabe ainda destacar que a expectativa de vida do Akita costuma ser entre 10 a 14 anos.
Dicas de cuidado com o Akita
Além de ter uma melhor atenção com a escovação frequente dos pelos do Akita, algumas práticas são quase que obrigatórias para que o seu animalzinho tenha uma vida boa e saudável. Promova exercícios, junto de um melhor contato com a natureza, levando-o para passear desde filhote — após tomar todas as vacinas, claro — e também sempre seque bem as pequenas orelhas do seu cãozinho após os banhos, a fim de evitar problemas como o da otite canina.
Akita valor: quanto custa?
Tendo em vista essas diversas informações, não há como impedir o desejo de adotar uma raça tão agradável como a do cachorro Akita. Preço desse pet costuma ficar entre R$ 900 a R$ 6.500, em média. Todavia, lembre-se de procurar um lugar que faça essa adoção disponibilizando toda documentação do seu pet, além de oferecer toda certeza de que você está levando um cão saudável para casa. Logo, pesquise sobre o local antes de qualquer coisa e faça a adoção com segurança.
Curiosidades sobre a raça Akita
- Em tradução do japonês, Akita Inu significa “cachorro do campo de outono”
- O filme ‘’Sempre ao seu lado” é estrelado por um Akita chamado Hachiko
- Existem dois tipos de Akita: o Akita Inu e o Akita Americano
- É também um cãozinho resistente que se adapta a ambientes frios e quentes
- Apesar das dúvidas se o Akita é perigoso, ele é considerado um pet bem calmo, caso seja bem cuidado e educado
Este conteúdo te ajudou a finalmente decidir denotar um Akita filhote? Nesse caso, não deixe de compartilhar entre as pessoas que você acredita que podem acabar gostando dessa matéria. Também não se esqueça de dar uma lida em outros textos daqui do Planeta dos Animais em que abordamos outros assuntos sobre os pets:
- Tapete higiênico para cachorro: saiba mais a respeito
- Ração de cachorro: conheça os diferentes tipos
- Brinquedos para cachorro: confira 6 opções
Obrigado, a gente fica por aqui. Até a próxima!