Alimentação do gato: 7 atitudes que você deve evitar

Alimentação do gato: 7 atitudes que você deve evitar

4 de julho de 2022 0

Quando o assunto é sobre a alimentação do gato, muitos donos de pets precisam ter uma atenção redobrada. Afinal, é necessário observar o comportamento do seu amiguinho para entender se está ocorrendo algum problema que, em grande parte dos casos, pode estar relacionado com o alimento consumido por ele. 

Pensando nisso, separamos 7 atitudes para você evitar o quanto antes e impedir que ocorra maiores problemas com a saúde do seu gato, favorecendo o bem-estar dele com as recomendações adequadas. Confira, a seguir, a nossa lista com as dicas e promova uma melhora na saúde do seu bichano. Dá só uma conferida!

1) Deixar o seu gato beber leite

À primeira vista pode parecer um pouco estranho, mas é isso mesmo. Muitos donos ficam em dúvida se pode dar leite para gato. Afinal, quem nunca viu nos desenhos animados os gatos bebendo leite? Entretanto, a verdade é essa: a lactose do leite, de queijos e derivados não são processadas adequadamente pelo organismo dos gatos. Isso resulta em problemas como diarreia e vômito nos bichanos.    

Não pode leite? Então como alimentar filhote de gato?

Foto: Bigstock

Caso você tenha um gatinho recém nascido e essa informação está gerando ainda mais dúvidas sobre como alimentar o seu filhotinho, não se preocupe, explicamos para você! Nessa fase da vida, os gatos até suportam mais a lactose, porém o ideal aqui é dar para eles o leite materno. Uma opção além dessa são os leites artificiais próprios para gatos filhotes que você pode encontrar em pet shops. 

2) Oferecer ração para cachorro aos gatos ou vice-versa

Muita gente pode não saber disso, mas cães e gatos podem conviver em perfeita harmonia. Se for o caso de você ter as duas espécies de animais domésticos em casa, saiba que alguns cuidados com as rações precisam ser tomados. Há bastante diferença entre a ração para cães e gatos, e uma alimentação constante feita com o alimento trocado é capaz de desregular os nutrientes no organismo de ambos os  animais, resultando no surgimento de doenças mais graves. 

Uma dica legal, a fim de evitar que os bichinhos comam a ração um do outro quando convivem juntos, é colocar o alimento para gato num cômodo diferente da ração dos cachorros. Como também,  colocar a ração no pote de ração para gato e retirá-la após aguardar por 20 minutos. Assim, você conserva melhor o alimento e tem um controle maior do que seu pet está comendo. 

3) Deixar a ração sempre disponível para os gatos

O hábito de deixar a ração para gatos direto no comedouro ao decorrer do dia é algo que todo dono de pet já fez pelo menos uma vez. Só que isso deixa o animal mal acostumado, favorecendo com que ele faça sua refeição sem controle e apresente um grau de obesidade felina no futuro.   

4) Não controlar os petiscos para gatos 

Os gatinhos são apaixonados pelos petiscos, mas eles não podem ser dados a todo momento. O mais recomendado nesse caso é dar o alimento de maneira controlada, servindo mais como uma recompensa para favorecer o aprendizado e o adestramento do seu pet. Por fim, lembre-se sempre de não exagerar na quantidade! 

5) Trocar o tipo da ração para gato de uma só vez

Como os gatos são animais que apresentam um paladar bastante seletivo, uma troca feita de repente do alimento que eles estão acostumados a ingerir, pode fazer com que fiquem muito estressados e deixem de comer adequadamente. Faça  essa troca aos poucos. Comece misturando 90% da ração atual com 10% da nova. Depois, aumente para 80% a 20% e vá adicionando esses 10% de cada ração até completar o período de 10 dias. 

6) Dar comida humana para os gatos

Certos alimentos para seres humanos englobam gorduras que não fazem muito bem para o organismo dos felinos. Nesse sentido, é bom evitar dar esse tipo de comida para os gatos, pois ao manter esse tipo refeição o bichinho pode vir a apresentar um quadro de problemas intestinais ou, até mesmo, uma intoxicação alimentar.  

7) Dar sempre ração seca e não oferecer o sachê para gatos

Os gatinhos sofrem com uma grande dificuldade para se manterem hidratados, fazendo com que muitos felinos convivam com problemas renais. Claro que isso não é uma regra exata, já que alguns gatos podem acabar tendo o costume de beber água. Entretanto, caso você perceba que o seu animalzinho não é muito fã de água, introduza o sachê para gatos (ou ração úmida) na alimentação dele. É uma maneira indireta de deixá-lo hidratado, pois os sachês podem conter até 80% de água.  

Agora o seu animalzinho tem tudo para manter uma alimentação adequada e de qualidade. Esses itens correspondem ao que você melhor pode fazer por ele ao evitar determinadas atitudes, o que, sem dúvida, faz muito bem para a saúde do animal. Por último, não deixe de conferir os nossos outros conteúdos sobre o universo dos animais de estimação:

Ficamos por aqui!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!