Conheça 15 principais alimentos tóxicos para cães e gatos
Infelizmente há certos alimentos tóxicos para cães e gatos, fazendo com que muitos tutores sejam cautelosos em dar algo além da ração. Tendo isso em vista, é quase que um dever para os donos de animais de estimação entender quais são essas iguarias danosas para eles.
Pensando em informar os donos recentes de pets e pessoas com interesse sobre o assunto, a nossa equipe do Planeta dos Animais preparou esse conteúdo completo sobre alimentos proibidos para cães e gatos. Portanto, leia o nosso artigo a seguir!
1) Chocolate
Contendo um estimulante chamado teobromina, que é uma substância extremamente nociva para cachorros e gatos, o chocolate é proibido para esses pets. Nesse sentido, é preciso ter muita atenção, já que uma simples dose causa diversos problemas ao seu bichinho. Inclusive, vale destacar que alguns Pet Shops vendem chocolates próprios para animais domésticos e que nada tem a ver com o alimento que nós humanos estamos acostumados.
2) Café e alimentos com cafeína
O café, assim como outras iguarias que contém cafeína, são um dos alimentos tóxicos para cães e gatos. Portanto, ao ingerir uma quantidade considerável dessa substância, o seu pet pode ter reações que vão muito além de vômitos ou diarréias, sofrendo com tremores e convulsões. Logo, deixe a cafeína longe do seu animalzinho!
3) Leite e derivados
Apesar de muitos acreditarem que gatos adoram leite, isso não é verdade. Tanto os cães, quanto os felinos não podem ter contato com esse alimento, além de seus derivados como massas, queijos etc. Contudo, essas iguarias nada mais são do que alimentos tóxicos para cães e gatos e podem causar diversos malefícios para a saúde desses bichinhos!
4) Doces
Não é apenas o chocolate que faz mal aos animais domésticos, os doces também podem ser prejudiciais à eles. Até porque estamos falando de uma substância viciante que resulta em problemas dentários, além de casos de obesidade e diabetes. Contudo, ainda cabe mencionar a respeito do adoçante natural xilitol, tóxico para cães e gatos. Similar ao açúcar, esse alimento pode causar aos pets vômitos, convulsões, podendo ser fatal.
5) Cebola
Todos amam um belo prato temperado, não é mesmo? Algo que para nós é quase obrigatório, para os nossos amigos pode acabar sendo ruim. Isso se dá pois a cebola é tóxica para os pets. E isso inclui os alimentos temperados por essa famosa iguaria, o que significa que tempero faz mal para cachorro e para gato.
6) Alho
O alho também é um tempero que faz para cachorro e gato. Essa iguaria contém uma substância cujo nome é alicina, que pode causar destruição e anemia a esses animais. Nesse sentido, estando na lista de alimentos proibidos para gatos e cães, jamais dê alho, ou qualquer outro alimento temperado com o mesmo, para o seu amado pet!
7) Uva
Você sabia que tanto os felinos, quanto os cachorros não podem comer uva? Assim, tendo em vista que se trata de um dos alimentos que são tóxicos para cães e gatos, a uva causa insuficiência renal aguda nesses animais, o que pode ser letal para eles.
8) Passas
Assim como as uvas, os pets também não podem comer a polêmica uva passa. Essa iguaria, que geralmente aparece na ceia de Natal, causa problemas extremamente graves para esses animais, exigindo que o tutor tenha o cuidado em deixá-las bem longe dos nossos amigos de quatro patas.
9) Chá preto, chá verde, chá mate e chimarrão
Como informado anteriormente, o café é um dos alimentos que fazem mal para gatos e cachorros. Logo, isso faz com que os chás que contém cafeína também sejam proibidos de serem ingeridos por esses animais. Ou seja, evite o contato do seu pet com chá preto, chá verde, chá mate e chimarrão. Até porque, caso ele beba essas bebidas, é possível que os batimentos cardíacos aumentem, fazendo com que passe mal.
11) Abacate
Para nós humanos o abacate não causa nenhum mal. Entretanto, para os animais, trata-se de um alimento que é considerado extremamente tóxico. Isso ocorre por essa fruta conter uma substância chamada Persin, que gera problemas como vômitos e diarreias nos nossos amigos de quatros patas. Nesse sentido, lembre-se: o abacate é tóxico para animais!
12) Tomate
Mesmo sendo um alimento muito saboroso para os seres humanos, o tomate e seus derivados podem causar prejuízo à saúde dos animais domésticos. Apesar de não ser tão tóxico quanto alimentos como chocolate, uva e abacate, trata-se de uma das comidas que não pode dar para cachorro e gato.
13) Macadâmia
A macadâmia presente nas nozes ou em outros tipos de comidas, é um dos alimentos que causam convulsões em cães e gatos. Com isso, é preciso ter bastante atenção, já que além desse grave problema, o pet pode apresentar sintomas como febre e paralisia.
14) Frituras e alimentos gordurosos
Comidas gordurosas, assim como frituras são alimentos tóxicos para gato e cachorro. Por isso, é dever de um tutor consciente evitar que o seu amigo de quatro patas alimente-se de iguarias com essa procedência, visto que o animal pode acabar sofrendo com problemas estomacais.
15) Ossos e espinhas
Muitas pessoas relacionam ossos aos cães e peixe aos gatos. Todavia, essas iguarias não são recomendadas para esses animais, sendo, inclusive, alimentos que podem matar cachorro e gato. Casos como esse acontecem justamente por ingerirem pedaços pequenos das espinhas ou dos ossos, resultando em perfuração de órgãos gastrointestinais ou em asfixia.
Agora que você sabe sobre os alimentos tóxicos para cães e gatos, compartilhe entre seus amigos e familiares para que mais pessoas saibam sobre esse tema tão relevante para os nossos amigos de quatro patas. Também não deixe de ler outras matérias produzidas pela nossa equipe do Planeta dos Animais sobre os nossos queridos pets:
- Como saber se o cachorro engoliu alguma coisa?
- Febre em cães: saiba mais sobre essa condição
- Saiba como escovar os dentes do gato
A gente fica por aqui. Até a próxima!