American Pit Bull Terrier: saiba a verdade sobre a raça
Apesar de muitos acreditarem que o American Pit Bull Terrier é um animal violento, ele é um cachorro bastante inteligente e companheiro. Na realidade, a forma de criação do cão desde filhote é o que realmente define o seu comportamento ao decorrer da vida.
Logo, a raça Pit Bull Terrier não tem nenhuma relação com agressividade, tanto é que esses cãezinhos eram utilizados por muitas famílias há décadas como uma espécie de cão babá para cuidar de crianças. Vem com a gente e confira, a seguir, as mais variadas informações sobre esses dogs!
A origem do American Pit Bull Terrier

A origem do Pit Bull Terrier é bem curiosa. Durante o século XIX, alguns criadores de diferentes regiões das Ilhas Britânicas resolveram promover o cruzamento entre as raças Terrier e Bulldog. O objetivo da época era juntar a capacidade atlética dos Terriers com o vigor dos Bulldogs. Em seguida, essa combinação foi parar nos EUA e muitos fazendeiros do país aproveitaram as virtudes deste cão para proteger o seu gado.
Características físicas do Pit Bull Terrier
Com uma musculatura bem definida e esportividade invejável, o Pit Bull Terrier é um cachorro de médio porte. Quando adulto, ele pode chegar a medir de 45 a 53 centímetros, com um peso que pode variar em torno de 10 a 35 quilos. Tendo isso em mente, esse cachorrinho não é o ideal para quem mora em residências menores.
Como é a pelagem do American Pit Bull Terrier?
A pelagem do American Pit Bull Terrier é bastante curta, com pelos lisos e densos cobrindo todo o corpo do pet. Normalmente, esses cãezinhos não soltam muito pelo e fazer a escovação dos fios semanalmente é suficiente para deixá-los com uma aparência brilhante e evitar doenças dermatológicas.
Cores do American Pit Bull Terrier

O curioso é que esse cachorro pode apresentar as mais variadas cores, sendo possível encontrar um American Pit Bull Terrier preto, vermelho, cinzento, marrom, tigrado, fulvo e também com o tom mais desejado por muitos donos desta raça, o American Pit Bull Terrier branco.
Características comportamentais do Pit Bull Terrier
Esse rótulo de cachorro agressivo carregado pelos Pit Bulls não passa de mito. Afinal, assim como qualquer outro cão isso dependerá da forma que o animal foi criado e domesticado. Estamos falando de um pet generoso, brincalhão e que, curiosamente, mantém um relacionamento amistoso com pessoas estranhas, melhor até do que com outros bichos. É importante que a socialização seja feita desde quando o Pitbull é filhote para que você tenha um animal amigável.
O American Pit Bull Terrier late muito?
Não, o Pit Bull Terrier não tem o costume de latir muito. Entretanto, isso não impede que em algum momento de estranheza ele acabe latindo intensamente. Os cachorros são animais que seguem seus instintos e situações como essa sempre tem chance de acontecer.
O American Pit Bull Terrier se dá bem com crianças?
Criando o seu Pitbull muita dedicação e cuidado, ele é capaz de se tornar um companheiro perfeito para as crianças. Trata-se de um cão dedicado e que fará de tudo para defender sua família. Apesar de bastante apegado ao seu tutor, essa raça pode não se dar muito bem com outros animais. No entanto, como já mencionado, isso dependerá de uma socialização e criação feitas do jeito certo.
O cachorro Pit Bull Terrier pode ficar sozinho?
Claro que os cães podem ficar sozinhos por algumas horas durante o dia. No entanto, é preciso manter atenção caso eles fiquem desacompanhados por muito tempo. A solidão extensa não faz bem para os cachorros e isso também se aplica a raça American Pit Bull Terrier. Personalidade sociável que nem a deles faz com que momentos sem qualquer companhia estimulem o desenvolvimento de certas síndromes no pet.
Saúde do cachorro Pit Bull Terrier

Cachorros da raça Pit Bull não tem o costume de apresentar muitas doenças. Infelizmente, o que pode acabar acontecendo é que, devido a idade avançada do animal, ele pode apresentar doenças como displasia de quadril e catarata canina. Inclusive, a expectativa de vida da raça pode variar de 10 a 13 anos.
Dicas de cuidado com o American Pit Bull Terrier
Como é uma raça bastante atlética, o Pit Bull necessita de uma prática constante de exercícios e atividades a fim de evitar problemas de obesidade e estimular a mente do animal. Também é recomendado manter boas práticas de higiene com o pet, como banhos e a escovação dos dentes.
American Pit Bull Terrier Preço: quanto custa?
Os preços do Pit Bull Terrier podem variar entre R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00. Entretanto, antes de realizar a adoção de um pet, é bom dar preferência para um canil de confiança onde toda a documentação esteja completa e que dê segurança para o acolhimento, demonstrando que se trata de um animal criado adequadamente.
Curiosidades sobre o Pit Bull Terrier
- O maior Pit Bull Terrier do mundo pesa 78 quilos
- Brandy, a Pitbull de “Era Uma Vez Em Hollywood”, ganhou o prêmio Palm Dog — uma horaria do Festival de Cannes para a melhor atuação canina
- Na primeira versão de “Os Batutinhas” as crianças eram acompanhadas por um Pit Bull
- Existem diferentes tipos de Pit Bull: Staffordshire Bull Terrier, American Bully, American Staffordshire Terrier e, o mais tradicional, o American Pit Bull Terrier
Esperamos que tenha ficado claro o quanto os Pit Bulls carregam uma fama de algo que eles não são. Compartilhe para quem possa se interessar sobre esse assunto e após ler sobre o Pitbull, confira outros conteúdos a respeito do mundo animal no nosso site:
- Brinquedos para cachorro: confira 6 opções
- Ração de cachorro: conheça os diferentes tipos
- Como cortar unha de cachorro?
Ficamos por aqui. Até a próxima!