Como montar uma árvore de natal à prova de gatos?
Montar uma árvore de Natal à prova de gatos não é impossível, como muitos podem pensar. Os felinos, de fato, amam se aventurar com os pinheiros e os enfeites pendurados. Todavia, se você souber exatamente como montar tudo do jeito certo, os gatos e árvores de Natal podem conviver em harmonia sim!
Mas então qual a melhor forma de deixar tudo pronto para o fim de ano e ter uma linda árvore de Natal? Gatos realmente podem ficar “desinteressados” pelos adereços natalinos? Para tirar as dúvidas e te ensinar como manter sua decoração intacta, a equipe do Planeta dos Animais preparou esse artigo especial. Confira!
Por que montar uma árvore de Natal à prova de gatos?
Para quem tem um gato, árvore de Natal deve ser montada cuidadosamente. Se você já experienciou as possíveis interações dos felinos com os pinheiros, deve ter notado que são altas as chances de acontecer algum problema. Além de enfeites quebrados, a árvore pode cair, outros móveis podem ser afetados e tudo isso acaba comprometendo a segurança de todos (inclusive do bichano).
Portanto, montar uma árvore de Natal para gatos deve levar em consideração seus instintos caçadores e sua necessidade de escalar lugares altos. Se não pensar por esse lado, pode correr o risco de o animal se enroscar na árvore, derrubar e quebrar tudo ao redor. Ah, e nem adianta brigar com o pet: ele não faz isso por mal, mas você deve ter um cuidado redobrado na hora de montar a decoração.
Por que os gatos se sentem atraídos por árvores de Natal?
A explicação é bem simples: a árvore de Natal reúne uma série de enfeites e itens decorativos que são bastante chamativos para os felinos. Assim, as clássicas bolinhas que ficam penduradas acabam se tornando um convite para esses animais brincarem — principalmente se forem brilhantes e com glitter. Inclusive, os pisca-piscas também produzem o mesmo efeito e deixam os gatinhos bem interessados.
Como os gatos são caçadores por natureza, eles se sentem instigados a explorar e caçar esses objetos convidativos. Então, o resultado é um animal tentando interagir o tempo todo com a árvore de Natal até conseguir capturar suas presas — que, no caso, são os próprios enfeites.
A árvore de Natal para quem tem gatos deve ter poucos enfeites
Como já mencionamos, uma das coisas que mais atrai a atenção dos bichanos nas árvores de Natal são os enfeites. Logo, quanto menos enfeite tiver no pinheiro, menor será a chance de o seu felino atacá-lo. A dica é procurar itens decorativos mais neutros, com cores menos chamativas e sem brilho. Assim a árvore de Natal para gatos acaba passando despercebida, porque não vai ter nada de muito interessante.
Enquanto for montar a árvore de Natal, gatos devem ficar em outro cômodo
Outro motivo por que os gatos gostam tanto das árvores de Natal é justamente porque o momento de enfeitar a árvore soa como uma brincadeira para eles. Até porque o animal vê o tutor segurando um acessório diferente e que balança, o que desperta a curiosidade do pet. Em seguida, ele coloca em um ponto de difícil acesso. Assim, o gato logo se sente instigado a brincar com aquilo porque pensa que faz parte de uma brincadeira.
Para evitar que isso aconteça, o recomendado é deixar o seu gatinho bem longe da árvore de Natal quando for a hora de montá-la. Dessa forma, ele não acha que aquilo são brinquedos, pois quando ele for liberado a árvore já estará montada e sem os acessórios balançando.
Considere pegar uma árvore de Natal de tamanho menor
Ao verem a árvore de Natal, gatos também se sentem instigados pelo tamanho do pinheiro. Parece desafiador, e eles apreciam o desafio. Então se a ideia é fazer uma árvore de Natal segura para os felinos, que tal comprar um pinheirinho menor? Apesar de pequenos, eles podem ser igualmente fofos e certamente não vão estimular tanto os instintos do animal quanto um pinheiro grande.
A árvore de Natal à prova de gatos deixa o fim de ano mais seguro
O risco de acontecer algum acidente com a queda de uma árvore de Natal é enorme. Afinal, dependendo do que estiver por perto, pode quebrar itens de vidro, porcelana e outros materiais que comprometem a segurança do lugar. Afinal, alguém pode pisar, se ferir ou se cortar ao tentar reunir os cacos. Se tiver crianças em casa, pior ainda!
O ideal, portanto, é fazer uma árvore de Natal para gatos segura com as dicas que mencionamos. Dessa maneira, você garante não apenas a sua proteção e dos demais membros da família, como também do seu gatinho! Essas são as melhores formas de mantê-lo bem afastado do perigo.
Gostou do nosso conteúdo? Agora que você entende melhor sobre como montar uma árvore de natal à prova de gatos, compartilhe essa matéria para que mais pessoas saibam a respeito desse assunto tão importante para as festas de fim de ano. Por fim, não deixe de conferir outros artigos daqui do site em que abordamos sobre vários temas envolvendo os nossos amados pets:
- Nomes para gatos: mais de 200 opções para chamar o seu pet
- Bola de pelo em gatos: saiba como eliminá-las
- O que fazer para o gato não arranhar o sofá?
Ficamos por aqui, e agradecemos a sua leitura. Até a próxima oportunidade!