Tire as suas dúvidas sobre o banho em cachorro

Tire as suas dúvidas sobre o banho em cachorro

14 de novembro de 2022 0

O ato de dar banho em cachorro pode ser considerado uma tarefa que promove várias dúvidas na cabeça de um tutor de cachorro. Afinal, os animais de estimação geralmente precisam de uma atenção especial na hora de realizar esta atividade, não é mesmo?

Para que você consiga oferecer um banho de qualidade ao seu cãozinho, é preci so levar em consideração as características da raça, o porte e também a idade do pet. Portanto, vem com a gente para acabar de vez com algumas das principais dúvidas de como dar banho em cachorro. Confira!        

Banho em cachorro: qual é a frequência ideal? 

Segundo a recomendação de alguns médicos veterinários, o ideal é que o dono avalie a raça e o tipo de pelagem do animal. Para cães com pelos mais curtos, um intervalo de 10 a 15 dias entre os banhos está perto do ideal, tal como de 7 a 10 de espera para cachorros de pelos longos. 

Todavia, caso o seu animalzinho tenha o costume de ficar sujo durante o passeio, o banho pode ser feito semanalmente. Ainda assim, lembre-se também de escovar os pelos do seu dog com frequência, além de observar com atenção a sua pelagem para evitar a doença do carrapato em cachorro.

Dê banho no seu pet com produtos próprios para cães 

Muitas pessoas se questionam se pode dar banho em cachorro com shampoo de gente ou também se pode dar banho em cachorro com detergente. Na verdade, é preciso escolher shampoos que sejam próprios para cães, além de avaliar se é um produto adequado para a raça do seu animalzinho. Inclusive, você pode encontrar esses itens em pet shops e lojas online. 

Com quanto tempo pode dar banho em filhote de cachorro?

Há diversas dúvidas e questionamentos: se realmente pode dar banho em filhote de cachorro com 40 dias de vida, mas a orientação é que o primeiro banho de um cãozinho filhote seja dado a partir do segundo mês de vida, e com todas as vacinas em dia. Assim, na hora de dar banho no pet, é preciso ter cuidado com a temperatura da água, que precisa ser morna para deixar o dog mais tranquilo, e também com as áreas mais vulneráveis.

Afinal, com quanto tempo pode dar banho em cachorro castrado?

A castração de um cachorro é indicada para que não tenha problemas de saúde futuros. Todavia, alguns donos apresentam dúvidas sobre quando se pode dar banho no pet após a cirurgia da castração. Os médicos veterinários costumam indicar que o banho seja dado somente após a retirada total dos pontos, que geralmente é entre 10 a 14 dias após a operação.

Conheça algumas dicas facilitar o banho em cachorro

Ao adotar o seu cachorrinho torna-se necessário entender que o banho é uma atitude fundamental para a manutenção de uma boa qualidade de vida dele. Entretanto, grande parte dos donos nunca deram banho num cachorro antes, sendo a primeira vez de muitos. Tendo isso em vista, confira algumas dicas que podem te ajudar a tornar essa tarefa um pouco mais fácil, veja só:

  1. Escove os pelos do seu cãozinho antes do banho, assim você remove os excessos de pelos mortos que ficam pelo corpo do pet e ainda o deixa mais tranquilo
  1. Inicie o processo limpando áreas mais difíceis como os olhos e ouvidos do pet. Utilize loções próprias para limpar a orelha do animal e use algodões hidrófilos umedecidos para limpar os olhos do cãozinho corretamente, removendo o acúmulo de remelas da região. Caso seja uma raça com covinhas, também use o algodão para retirar as impurezas do local.  
  1. Ligue a água e deixe-a morna, água muito fria ou muito quente pode deixar o animal mais agitado, além, claro, de gerar problemas para ele.
  1. Passe o shampoo de cachorro até formar bastante espuma, removendo depois com a água morna. Logo depois, utilize também o condicionador de cachorro nos pelos do animal e, em seguida, remova-o com a água.
  1. Seque o seu animalzinho pelas patinhas para evitar que ele escorregue. Comece com a toalha para diminuir os acúmulos de água e depois utilize o secador de cabelo, mas lembre-se de deixar distante do pet para não queimá-lo. Não se esqueça também de secar bem os ouvidos do animal com os algodões hidrófilos a fim de evitar que sofra de otite canina. Por último, uma dica interessante é utilizar um abrilhantador para deixar a pelagem do seu cãozinho bem brilhante.

Gostou deste conteúdo sobre banho em cachorro? Compartilhe entre seus amigos e membros da família para acabar com as dúvidas de mais pessoas sobre esta prática tão importante para a saúde dos cãezinhos. Também não deixe de ler outras matérias daqui do site a respeito de diversas práticas necessárias para cuidar bem do seu animalzinho de estimação: 

Muito obrigado. A gente fica por aqui, e até a próxima!  

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.