Bola de pelo em gatos: saiba como eliminá-las
O problema da bola de pelo em gatos às vezes pode acabar sendo grave. Isso porque, os felinos são animais extremamente limpos e que adoram se lamber. Porém, isso pode fazer com que os felinos acabem sofrendo com este distúrbio do acúmulo de pelos no organismo.
Nesse sentido, quando o seu bichano passar a expelir diversas bolas de pelo ao decorrer do dia, isso pode ser algum sinal de que o pet está com uma indisposição grave. Logo, leia, a seguir, este conteúdo feito pela nossa equipe do Planeta dos Animais e saiba mais sobre o que fazer nesta ocasião!
Bolas de pelo em gatos: sintomas
Os possíveis sinais que um tutor pode observar caso o seu gatinho esteja sofrendo com o acúmulo das bolas de pelo, geralmente são: vômitos diários, falta de apetite, perda de peso, depressão felina, indisposição para atividades comuns, sono em excesso e gases.
Escove os pelos do gato diariamente para evitar o problema
Mesmo que esta atitude seja bem simples e pareça não influenciar muito na condição do seu gatinho, ela é extremamente importante e capaz de ajudar o seu pet. Afinal, o acúmulo da bola de pelo em gatos acontece por conta do animal ingerir diversos pelos mortos durante o seu “banho” de lambedura. Mesmo que a língua do gato seja bem áspera para ajudar a remover sujeiras e escovar os pelos, não é o suficiente para evitar que acabem engolindo esses pelinhos mortos.
Como eliminar bolas de pelo em gatos? Mantenha uma dieta com rações úmidas
Uma alimentação focada em rações úmidas para gatos — também conhecida como sachê para gatos — é uma ótima forma de ajudar o sistema digestório do felino a eliminar as bolas de pelo ao defecar. Inclusive, cabe mencionar que essa ração também ajuda o gatinho a se manter hidratado.
Mas lembre-se, antes de mudar qualquer coisa em relação ao alimento do seu pet, consulte um médico veterinário para saber como cuidar devidamente da alimentação do gato. Já que assim o animalzinho pode acabar estranhando a nova ração e acabar deixando de comer.
Combine abóbora ou óleo de peixe na ração para auxiliar no tratamento do problema
Uma boa forma de ajudar o seu gatinho é colocando certos alimentos junto das rações para que assim o bichano consiga alguns benefícios para o tratamento desta condição indesejável das bolas de pelo em gatos. Uma vez por dia, você pode adicionar uma colher de abóbora ou de óleo de peixe na ração do seu gatinho para ele ingerir uma boa quantidade de fibras necessárias para expelir os pelos mortos ao defecar.
Vaselina de origem natural e azeite de oliva são opções caseiras
Um bom remédio caseiro para tirar bola de pelo em gatos é combinar certos itens fáceis de encontrar para fazer a remoção dos fios acomulados. Aplique metade de uma colher de chá de vaselina não derivada de petróleo na pata do seu pet, como também você pode dar uma colher de sopa de azeite de oliva para ele. Dessa forma, como são lubrificantes naturais, é possível proteger bem o estômago do animal em relação à situação chata da bola de pelo em gatos.
Como tratar bola de pelo em gatos? O malte pode ajudar
Você sabia? Uma forma de ajudar o seu bichinho é oferecer malte para gatos, pois esse produto é feito com uma solução capaz de ajudar a aliviar o sistema digestivo do bichando, que fica bastante prejudicado quando o animal apresenta a condição da bola de pelo em gatos.
Com uma consistência pastosa, vendido numa embalagem que parece a de um creme dental, trata-se uma pasta com extrato de malte em sua composição, junto de óleos vegetais, fibras e vitaminas. Dependendo da marca, pode conter aromatizantes que fazem com que o felino tenha um maior interesse pelo malte para gato.
Procure um remédio para tirar bola de pelo em gatos
Para o dono que está desesperado para saber como eliminar bolas de pelos em gatos, a maneira mais eficaz é utilizando remédios específicos para a remoção desses pelos. Em alguns Pet Shops é possível encontrar medicamentos, que nada mais são do que suplementos feitos para ajudar o bichano eliminar essas bolas de pelos que se acumulam em excesso no seu organismo.
Procure um veterinário urgentemente em casos mais intensos de vômitos e diarreia
Em casos em que a situação da bola de pelo em gatos esteja bastante grave, com o pet vomitando diversas vezes durante um único dia, o recomendado é procurar um médico o mais rápido possível para tratar o problema de forma profissional. Até porque, nenhum dono vai querer deixar o seu bichinho passando mal desse jeito, certo?
Compartilhe entre todos os donos de gatinhos que você conhece! Dessa forma, você ajuda a manter mais gente informada acerca deste distúrbio da bola de pelo em gatos. Também não deixe de conferir algumas das matérias daqui do site que a nossa equipe do Planeta da Animais preparou para você:
- Brinquedos para gatos: conheça os 6 melhores
- Pode dar banho em gato? Entenda mais sobre
- Coleira para gato: confira algumas opções
Por enquanto, a gente fica por aqui. Até logo!