Border Collie: origem, características, cuidados, saúde e tudo sobre!

Border Collie: origem, características, cuidados, saúde e tudo sobre!

canmore
por canmore
28 de janeiro de 2021 0

Se você está em busca de uma das raças de cachorros de estimação mais inteligentes e leais, a sua busca acabou. Hoje, o Planeta dos Animais vai te contar tudo sobre essa raça incrível, o Border Collie

Sua aparência se tornou bastante popular, esses cães possuem um porte médio, gostam de atividades físicas e possuem bastante energia. Em razão disso, muitas pessoas ao redor do mundo querem esses pets. 

Sua inteligência e disposição o tornam um animal fácil de se adestrar, contudo, se não receberem estímulos, podem ficar entediados. Continue a leitura até o final, visto que ao longo desse artigo, iremos detalhar tudo sobre essa raça tão conhecida, como:

  • origem da raça Border Collie;
  • características do cachorro Border Collie;
  • saúde da raça; 
  • expectativa de vida;  
  • cuidados necessários para o Border Collie;
  • quanto custa um cachorro Border Collie; 
  • 7 curiosidades da raça. 

Vamos lá?

Origem da raça Border Collie

border-collie

O cachorro Border Collie é um cão pastor e quando foram criados, tinham o objetivo de trabalhar com alguns animais, como as ovelhas. Porém, eles lidavam com diversos tipos de rebanhos. 

De acordo com registros, acredita-se que essa raça surgiu em 1700, na fronteira entre a Escócia e a Inglaterra. É provável que os ancestrais desses cachorros sejam outros tipos de Collie, como o bearded collie e o scotch collie. 

A popularidade desses pets ocorreu por volta do século XIX, por conta da nobreza Inglesa. 

Atualmente, esses cachorros ainda são utilizados para rebanhos em alguns países do mundo, como também animais de estimação. Outra função bastante popular dos cães dessa raça é como cão policial, e isso ocorre por conta de sua facilidade para aprender novos comandos e sua obediência exemplar.

Por fim, essa raça também pode ser utilizada como cão-guia para deficientes visuais. Por isso, o Border Collie se tornou tão popular, pois sua inteligência e versatilidade o fazem um excelente companheiro. 

Características do cachorro Border Collie

raca-border

Assim como todas as raças, o Border Collie conta com suas particularidades, que podem determinar seu comportamento e suas características físicas. Esses dados são importantes para reconhecer um autêntico Collie.

Com isso, confira abaixo as principais características desse pet.

Características comportamentais

Dentre as principais características comportamentais do Border Collie, podemos destacar:

  • possuem uma excelente personalidade;
  • são brincalhões e divertidos;
  • temperamento tranquilo;
  • extremamente obedientes;
  • leais e companheiros de seus tutores;
  • quando socializados desde filhotes, se dão bem com estranhos e crianças;
  • personalidade independente;
  • estão sempre em alerta com instinto de proteção.

Características físicas

Dentre as principais características físicas da raça, podemos destacar:

  • pelagem pode variar entre longa e dura com cerca de 8 centímetros, ou curta e lisa em torno de 3 centímetros;
  • possui uma extensa variação de cores, como Border Collie blue merle, marrom, preto, branco, avermelhado e, até mesmo, apresentar 3 cores;
  • podem chegar a medir 55 centímetros sendo considerados cães de porte médio;
  • seu peso pode chegar a 20 kg;
  • são extremamente ativos, com muita energia.

Demais considerações sobre a raça

Algumas pessoas confundem esses cães com o Pastor Australiano, porém a cauda é uma característica que pode ajudar a diferenciá-los. Visto que a cauda do Border Collie é peluda, enquanto a do Pastor não é. 

Esses pets possuem uma ótima personalidade, são brincalhões, alegres e ativos, além disso, extremamente obedientes. São fiéis à sua família, porém não deixam de ser independentes. 

Por estarem sempre em alerta, caso tenha algum estranho por perto, eles ficarão arredios e atentos, podendo até ter algum comportamento agressivo. Para evitar esse tipo de situação, se faz necessária a socialização desde pequenos.

Por fim, eles são ótimos cães de guarda e vão proteger você e sua família de qualquer coisa que possa acontecer dentro da sua casa.

Saúde do Border Collie 

cachorro-border

De maneira geral, o cachorro Border Collie é bastante saudável, e um dos motivos para isso ocorrer, é a sua vida ativa. Caso ele faça atividades físicas diariamente, o animal terá uma vida mais equilibrada. 

Contudo, esses pets podem apresentar alguns problemas, como a displasia no quadril e cotovelo, onde o bichinho poderá sentir desconforto e dor no local.  

Outro problema comum nesses pets ocorre nos olhos, onde há o descolamento da retina. Esse já é um problema bem sério, que pode levar até à cegueira. 

Em razão dessas complicações recorrentes nos animais, é importante estar sempre atento a qualquer sintoma que o cachorro possa oferecer. 

Se você perceber que ele está mancando, com secreção e coceira nos olhos, é altamente recomendado que visite um veterinário o mais rápido possível. O diagnóstico precoce ajuda muito no tratamento e cura. 

Outro cuidado essencial sobre o Border Collie é que eles são sensíveis a medicamentos, ou seja, você não deve dar nenhum remédio sem falar com um profissional antes. 

Quanto tempo vive um Border Collie

O tempo de vida de um Border Collie pode variar entre 10 e 17 anos. Essa é considerada uma expectativa de vida alta, quando comparada a de outras raças, que geralmente vivem até os 13 anos. 

No entanto, seu tempo de vida vai depender de diversos fatores, como alimentação e a prática de atividades físicas, por exemplo.

Por isso, é muito importante ficar atento às necessidades da raça. A boa notícia é que quando bem cuidados, os Border Collie podem chegar a viver quase duas décadas com a família tutora. 

Para que esse pet possa viver o máximo que sua expectativa de vida permite, não deixe de acompanhar as necessidades e cuidados para essa raça. Para isso, confira no tópico a seguir. 

Cuidados necessários para o Border Collie

Como vimos, cuidar do Border Collie de maneira consciente, oferecendo tudo que a sua raça precisa, é uma das melhores alternativas para que esse pet viva o máximo de tempo com a família e tenha uma vida de qualidade.

Dentre os principais cuidados com a raça, podemos destacar:

  • pelagem: os pelos do Border Collie caem periodicamente, em razão disso, se você não o escovar toda semana, ocorrerá o acúmulo de pelos mortos;
  • banho: não é necessário uma grande quantidade de banho. De acordo com especialistas, um banho a cada quatro meses é o suficiente, ou quando estiverem muito sujos;
  • higienização: a higienização do espaço em que ele vive é essencial, então é importante se atentar na limpeza de sua casinha e cama;
  • dentes: a escovação de seus dentes é de extrema importância, pois ela que vai evitar o acúmulo de bactérias e garantir que seu cãozinho não tenha cárie. É ideal que você escove os dentes do seu amigo, pelo menos, duas vezes na semana. Mas, caso você deseje, não tem problema escovar todos os dias;
  • espaço: ele também necessita de um espaço grande para seu desenvolvimento. Já que correr e brincar são as coisas favoritas desse pet;
  • exercícios físicos: por ser um pet com muita energia, eles necessitam de exercícios físicos todos os dias, ou seja, pelo menos 40 minutos por dia. 

Caso eles fiquem muito tempo sem exercício e companhia, podem apresentar comportamentos destrutivos, além de ansiedade e estresse. Portanto, antes de ter um bichinho dessa raça, tenha certeza que você vai poder passar bastante tempo com ele.

Para ele conseguir fazer todos esses exercícios, é importante oferecer uma alimentação equilibrada, que possua todos os nutrientes necessários para repor suas energias. 

Quanto custa um cachorro Border Collie 

Se você leu esse conteúdo até aqui, e está certo que deseja ter um cãozinho dessa raça, apostamos que quer saber quanto custa um filhote de Border Collie, não é mesmo?

Saiba que será preciso separar uma graninha para comprar um pet desse.

Isso porque o preço de um filhote de Border Collie pode variar entre R$1.800 e R$4.000. O valor depende de onde for comprado, o sexo do animal e sua cor.

Mas vale ressaltar que na fila de adoção, existem diversos animais extraordinários e cheios de amor para dar, esperando por um bom tutor. Vale a pena considerar a adoção!

Veja 7 curiosidades sobre o Border Collie

filhote

O Border Collie é um cão inteligente, divertido e comprometido com a família. Não é à toa, que diversas curiosidades rodeiam a raça que pode ser muito versátil e habilidosa. 

Por isso, veja a seguir 7 curiosidades sobre o Border Collie!

1. O cão mais inteligente do mundo

Você sabia que tem como medir a inteligência dos cães? 

Na verdade, um psicólogo estudioso do comportamento animal chamado Stanley Coren fez algumas avaliações de comportamento e raciocínio lógico, levando em conta a facilidade de aprendizado e criou um ranking de inteligência canina.

Nesse ranking, publicado no livro  “A Inteligência dos Cães” publicado em 1994, o Border Collie alcançou a primeira posição, como o cão mais inteligente do mundo

2. Padrão por comportamento

Normalmente, os cães são reconhecidos por seus padrões estéticos. No caso dos Border Collie, eles tinham um padrão previsto por seu comportamento, dada sua facilidade de adestramento. 

Por isso, durante muito tempo foi considerado como um Sheepdog (por sua semelhança com a raça). Porém, foi em 1995 que eles foram finalmente reconhecidos como uma raça independente. 

3. Uma raça da realeza

O Border Collie conseguiu conquistar os mais variados públicos durante toda sua história. Dentre eles, nem mesmo a realeza conseguiu resistir a inteligência e carisma dessa raça. 

Ele foi companheiro da Rainha Vitória no Reino Unido no século XIX. O Collie Sharp viveu até os 15 anos e tinha diversos outros cães para brincar, já que a realeza adorava cachorros.

4. Pode ser tímidos e medrosos

O Border Collie é um cão atento e alerta. Isso porque foi criado para pastoreio, então ele está sempre prestando atenção nas coisas ao redor, o que pode ser positivo ou negativo.

Essa raça tem tendência a ser medrosa e tímida, principalmente com visitas. Por isso, é importante a socialização desde cedo, para que se acostumem com esse tipo de situação.

Barulhos como os de aspirador de pó e liquidificador podem incomodar o Border Collie, mas se familiarizado com ambiente de variados sons desde cedo, pode se sentir mais confortável com isso.

5. Famoso em Brasília

O Border Collie Oreo é famoso em Brasília. O cãozinho é conhecido no Instagram, com direito a um perfil próprio, onde seus tutores compartilham toda sua rotina, inclusive suas competições em campeonatos. 

Para quem não sabe, dada sua inteligência, o Border Collie é uma raça popular para campeonatos de adestramento e inteligência. 

6. Atento aos detalhes

Como dissemos, o Border Collie vem de uma raça para pastoreio, o que o torna atento aos detalhes. Essa atenção vai para além da defesa da família contra animais menores como insetos e roedores.

Eles também podem estranhar quando seu tutor trocar os móveis de lugar, trocar de casa, carro ou qualquer outra mudança no ambiente em que ele atua. 

7. Fácil de adestrar 

Como vimos, o Border Collie é uma raça muito inteligente. Isso significa que ele tem facilidade em compreender as coisas e, principalmente, aprender novos comandos. 

Por isso, é uma raça de fácil adestramento, já que possui rápida compreensão, conseguindo entender uma enorme quantidade de palavras. 

Considerações finais sobre o cachorro Border Collie

Como vimos, o Border Collie tem tudo para ser o companheiro perfeito no seu lar, contando com bastante energia, carisma e fidelidade, protegendo sua família e divertindo a todos.

Além disso, para quem gosta de um cãozinho esperto e obediente, a raça é uma excelente alternativa. Seu adestramento é rápido e fácil, visto que ele consegue compreender os comandos com facilidade.

Agora você já sabe tudo sobre o cachorro Border Collie! Dentre os tópicos abordados nesse artigo, você leu sobre:

  • origem da raça;
  • características do cachorro Border Collie; 
  • saúde da raça; 
  • expectativa de vida;  
  • cuidados necessários para o Border Collie; 
  • quanto custa um cachorro Border Collie; 
  • 7 curiosidades sobre a raça. 

Sua opinião é muito importante para nós, por isso, não deixe de comentar o que achou deste conteúdo, além de compartilhar com todos seus amigos fãs de Border Collie. 

E claro, também não deixe de conferir outros conteúdos sobre pets que podem te interessar:

Até a próxima!

canmore
canmore

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.