Border Collie: tudo sobre o cão mais inteligente
O sucesso feito pelo cachorro Border Collie não ocorre por acaso, pois esse cãozinho é, segundo Stanley Coren — autor do livro “A Inteligência dos Cães” —, a raça mais inteligente. Bastante brincalhão e amável, esse pet é reconhecido também por apresentar uma pelagem distinta e ser um ótimo cão pastoreio.
Podendo proporcionar diversos momentos memoráveis em família, esse pet é bem apegado aos seus donos e fará de tudo para protegê-los. Nesse sentido, entenda um pouco mais a respeito das vantagens de se ter um Border Collie, pontos negativos sobre a raça e muito mais!
Qual a origem do Border Collie?
A raça de cachorro Border Collie teve sua origem na Grã-Bretanha, mais precisamente na fronteira entre a Inglaterra e a Escócia. Segundo o American Kennel Club (AKC), instituição responsável pelo registro de cães, o Border surgiu bem antigamente, a partir do cruzamento entre dogs Romanos e Vikings, que buscavam um cãozinho ágil para trabalhar nos rebanhos. No entanto, o padrão desta raça foi reconhecido somente no ano de 1976.
Características físicas do Border Collie
Com uma incrível agilidade e força, esse cão também é conhecido por manter um elevado vigor físico. O Border geralmente costuma medir algo em torno de 53 centímetros, expondo um peso de até 20 quilos durante a sua fase adulta. Todavia, é recomendado que esse pet faça exercícios físicos e mentais, para gastar a energia acumulada.
Como é a pelagem do Border Collie?
Esse bichinho inteligente não fica refém de um único tipo de pelagem, pois trata-se de um dog com duas variedades de pelos, revelando uma característica singular do Border Collie. Pelo curto e moderadamente longo é o que pode ser visto nesta raça, sendo que os fios são lisos, macios e densos.
Border Collie cores: quais são?
Apresentando uma pelagem de cores únicas, o Border Collie é uma das raça de cachorro que ostenta uma ampla variedade de coloração dos seus pelos, podendo exibir as seguintes tonalidades:
- Border Collie branco
- Border Collie preto
- Border Collie cinza
- Border Collie marrom
- Border Collie caramelo
- Border Collie merle
- Border Collie blue merle
- Border Collie red merle
Cabe ainda destacar que esse animal ainda pode manifestar algumas combinações de cores, podendo ser um Border Collie preto e branco bicolor e também um Border Collie tricolor. Ou seja, para quem deseja um cãozinho como esse, a diversidade de cores é imensa!
Border Collie personalidade: veja as características comportamentais do pet

Bastante fiel e amável, o Border Collie pode ser o amigo de quatro patas ideal para dividir uma rotina de exercícios, aprimorando a saúde física e mental de cão e tutor. Inclusive, devido a sua elevada inteligência, ele sabe muito bem o que fazer para proteger e agradar a sua família e, assim, receber a sua dose de carinho diária.
O Border Collie late muito?
Geralmente, o Border Collie late para alertar alguma situação, sendo considerado um ótimo cão alerta. Entretanto, isso dependerá da criação dada para cada bichinho, pois um pet desta raça que seja bem adestrado acaba sendo mais observador e focado, fazendo-o latir pouco.
Como o Border Collie se relaciona com crianças?
Já que esse cãozinho adora uma brincadeira, não é mistério que ele mantém uma ótima relação com as crianças. Até porque, como a energia dos pequenos é bem similar com a dos Border Collie, acaba sendo o doguinho perfeito para se divertir. No entanto, no caso de um convívio com crianças menores acaba sendo necessária uma boa supervisão a fim de evitar problemas com elas e também com o pet.
O Border Collie consegue ficar muito tempo sozinho em casa?
Tratando-se de um animalzinho tão agitado e ativo, está mais do que claro que o Border Collie odeia ficar só durante um longo período de tempo. Você pode investir na adoção de um segundo Border, já que essa raça se relaciona bem com outros cães e animais de estimação, mas também é possível apostar em outro dog que tenha essa mesma característica de socialização.
Saúde do cachorro Border Collie
Infelizmente, é comum que o cachorro Border Collie sofra com alguns problemas, sendo os principais: a síndrome do Collie cinza; uma doença grave que encurta o tempo de vida ao animal e o seu sintoma mais comum são os cães de pelagem mais clara do que o normal; a hipoplasia coroidal, doença gerada pela má formação do tecido retina ocular do pet; e o colapso de Border Collie, quando o animal passa do limite necessário de exercícios físicos, praticando-os em excesso.
Dicas de cuidado com o Border Collie
Como é um cachorro de grande porte que apresenta uma pelagem lisa, é preciso cuidar bem dos pelos do seu Border. Logo, faça a escovação dos fios diariamente, e os banhos podem ser feitos a cada três meses, já que os cães desta raça conseguem manter-se relativamente limpos. Por outro lado, é extremamente recomendado que você também realize a socialização do seu amiguinho desde filhote, acostumando-o com a companhia de outras pessoas e pets.
Quanto custa um Border Collie?
Para quem está na procura por um animal que seja gentil e ofereça diversos momentos divertidos, não restam dúvidas de que uma das melhores opções é o cachorro Border Collie. Preço varia por volta de R$ 1.500 até R$ 6.000, sendo sempre recomendado que você faça a adoção do seu dog em lugares conhecidos e de boa recomendação. Dessa maneira, você ajuda um novo pet e não financia uma prática cruel de contrabando de animais.
Curiosidades sobre a raça Border Collie
- Alguns Border Collies podem ter um olho de cada cor, como azul e marrom
- A audição do Border é melhor do que a de cães de outras raças
- São animais que adoram praticar esportes caninos
- O nome “Border Collie” significa cão pastor da fronteira
- Os Border Collies são ótimos pets de resgate
- Os cães desta raça são reconhecidos por quebrar diversos recordes
Gostou do conteúdo? Agora que você sabe tudo dessa raça inteligente, corra para adotar o seu Border Collie filhote! Compartilhe esta matéria entre os seus conhecidos para que mais gente saiba das vantagens em ter um doguinho como esse, e também não perca a chance de conferir outras pautas daqui do site sobre os animais de estimação:
- Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo?
- Cachorro obeso: saiba como tratar esse problema
- Ração de cachorro: conheça os diferentes tipos
A gente fica por aqui. Até a próxima oportunidade!