Brinquedo caseiro para cachorro: como fazer?
Nem todo mundo sabe como fazer um brinquedo caseiro para cachorro, mas isso é muito mais simples do que parece. Sabendo que os cães se divertem com pouco e não precisam de um acessório tão elaborado para brincar, o importante mesmo é conseguir prender a atenção do animal e entretê-lo por um bom tempo.
Os brinquedos para cachorro têm várias funções. Alguns servem para morder, outros para estimular a mente do cão e ainda há aqueles que ajudam a exercitar o cãozinho. Para dar um toque especial no acessório, nós do Planeta dos Animais te ensinamos como são os brinquedos para cachorro feito em casa. Confira!
A importância do brinquedo para cachorro
O brinquedo para cachorro não é um mero passatempo para o seu cão. É muito mais do que isso. O item estimula o lado físico e mental do animal, deixando-o mais ativo e esperto. Com brinquedos à sua disposição no dia a dia, o cachorro também tem menos chances de ficar estressado, ansioso ou entediado. Consequentemente, ele tem menos chances de adoecer.
Por que fazer um brinquedo caseiro para cachorro?
Com um brinquedo feito em casa para cachorro, além de contribuir com a saúde física e mental do seu pet, você também dá um toque especial ao acessório. Comprar algo produzido por grandes indústrias é fácil, mas quando é o próprio tutor que põe a mão na massa, o resultado é diferente e forma um produto único e exclusivo.
Como se isso não bastasse, o brinquedo caseiro para cachorro é uma ótima maneira de reaproveitar materiais recicláveis. Um rolo de papel higiênico, garrafa pet ou um par de meias velhas podem render um brinquedo diferente e inusitado. E sabe qual o melhor de tudo? Seu cachorrinho vai adorar e ao mesmo tempo você ainda vai ajudar o meio ambiente!
Brinquedos para cachorro filhote morder caseiro: 2 opções para colocar em prática
Um dos brinquedos para cachorro que não podem faltar em casa é o mordedor. Ele é indispensável nos primeiros anos porque é quando ocorre o processo de troca de dentição do animal. O nascimento dos dentes permanentes é bem incômodo e faz com que o cão tenha vontade de morder tudo que vê pela frente. Para sanar isso, os brinquedos para cachorro filhote morder caseiro são essenciais e você pode fazê-los de duas formas:
1) Brinquedo mordedor com pneu
Para fazer este brinquedo caseiro para cachorro é bem simples: basta pegar aquele pneu velho que você tem em casa — pode ser de um carrinho de mão ou de uma bicicleta — e pendurá-lo perto de onde o animal brinca. Depois é só estimulá-lo a interagir com o pneu, que inevitavelmente vai começar a morder o acessório. A melhor parte é que os pneus costumam ser resistentes e duráveis.
2) Brinquedo mordedor com meias
Aqui você vai pegar um par de meias velhas para fazer o seu próprio mordedor. O primeiro passo é pegar uma das meias e cortar a extremidade fechada. Em seguida, coloque a outra meia enroladinha em forma de bola dentro da primeira meia. Ajuste-a no centro e dê um nó em cada ponta para prender. Em seguida, é só oferecer o objeto para o cachorro morder.
Brinquedos interativos para cachorro caseiro com materiais recicláveis
Os brinquedos caseiros para cachorro são ainda mais interessantes quando conseguem despertar o interesse e a curiosidade do animal. Ou seja, quando eles propõem certos desafios para o cão, que precisam descobrir como liberar uma recompensa — como petiscos ou grãos de ração — para brincarem. Veja opções legais para fazer em casa:
1) Brinquedo interativo com garrafa pet
Aquela garrafa de refrigerante que acabou pode servir como ótimos brinquedos caseiros para cachorros. Para ser mais interativo, uma possibilidade é rechear a garrafa pet com ração e fazer pequenos furinhos nas laterais. É por esses buracos que os pedaços de comida vão sair conforme o cãozinho brincar, prendendo a atenção dele e deixando-o bem entretido.
2) Brinquedo interativo com garrafa pet pendurada
Essa opção de brinquedo para cachorro é bem parecida com a anterior. A única diferença é que você não vai deixar a garrafa pet no chão, à disposição do animal, e sim pendurá-la em uma corda ou barbante. Assim o cachorro precisa bater com as patinhas ou a própria cabeça na garrafa para liberar a recompensa.
3) Brinquedo interativo com rolo de papel toalha
Aqui a ideia é a mesma: fazer com que o cachorro se sinta estimulado a brincar com o acessório para ganhar petiscos. É só pegar um rolo de papel toalha, colocar grãos de ração dentro do tubo e depois dobrar as laterais para fechar o rolo. Você pode reforçar esse fechamento com fita adesiva, se preferir. Depois é só fazer furinhos e garantir a diversão do seu pet.
Além do brinquedo caseiro para cachorro, conheça outras formas de entreter o cão
Por mais que os brinquedos para cachorro sejam, sim, muito importantes, o tutor também deve promover outros tipos de enriquecimento ambiental na rotina do animal. Os passeios cumprem uma função importante para exercitar as habilidades sociais do animal, e também são uma maneira de aprimorar os sentidos do pet — audição e faro, principalmente.
Fora isso, o adestramento e práticas esportivas também são outras possibilidades. Ao ensinar o cachorro a dar a pata, rolar, sentar, fingir de morto e outros comandos, você entretém e estimula a cognição do pet. Nessas horas, não se esqueça de usar petiscos e outros agrados como recompensas.
Após ler este artigo e compreender melhor a respeito de alguns dos diversos tipos de brinquedo caseiro para cachorro, não deixe de compartilhar a matéria entre seus familiares e amigos para que mais pessoas entendam sobre o tema. Por fim, confira outras matérias produzidas pela nossa equipe do Planeta do Animais, onde falamos sobre diferentes assuntos envolvendo os bichinhos de estimação:
- Como saber se o cachorro engoliu alguma coisa?
- Como tosar cachorro? Confira 7 passos
- Como saber se a cadela está no cio?
Obrigado pela sua leitura. A gente fica por aqui, e até a próxima!