Brinquedos para cachorro: confira 6 opções
Dar as boas vindas para o seu pet exige cuidados. Logo, os brinquedos para cachorro são tão obrigatórios quanto rações, bebedouro e tapete higiênico. Sem os brinquedos por perto, o cãozinho tem mais chances de ficar entediado, ansioso e, a longo prazo, isso pode abrir portas para uma série de problemas de saúde.
Portanto, o brinquedo é imprescindível para oferecer uma boa qualidade de vida ao seu amigo, promovendo estímulos importantes e deixando-o muito mais feliz. Quer descobrir quais são os melhores brinquedos para cachorro? Nós, do Planeta dos Animais, preparamos um artigo bem completo sobre o assunto. Vem com a gente!
A importância dos brinquedos para cachorro
Os brinquedos de cachorro ajudam a enriquecer o ambiente onde o pet vive. Além de contribuir com a cognição do animal, eles oferecem estímulos físicos que ajudam a afastar o sedentarismo e a ansiedade. Ou seja, esses acessórios vão muito além de uma simples diversão ou lazer para os caninos, sendo muito importantes também para cuidar do bem-estar e aumentar a qualidade de vida desses bichinhos.
Os variados tipos de brinquedo para cachorro
A variedade de brinquedo de cachorro é imensa, e cada opção tem uma função diferente na rotina do pet. Saber diferenciá-las, para que cada brinquedo serve e como isso pode estimular o seu cãozinho é a melhor forma de decidir quais brinquedos para cachorro comprar. Para não restarem dúvidas sobre o assunto, reunimos os principais acessórios com uma breve explicação sobre eles, veja!
1) Bolinha
Esse é o brinquedo mais clássico. Quem nunca viu um cachorro correndo atrás de uma bolinha e depois devolvendo para o dono, não é mesmo?! Esses animais adoram o acessório e com certeza ficarão muito contentes em ganhar uma bolinha de presente. Os materiais são os mais diversificados: de borracha, de plástico, de pelúcia e até aquelas bolas de tênis fazem sucesso entre os cachorros.
2) Mordedor
Os brinquedos mordedores são ótimas opções para saciar a vontade que alguns cãezinhos têm de morder as coisas. Eles também são grandes aliados quando os dentes de leite do cachorro caem, e os permanentes estão nascendo. É um brinquedo para cães de todas as idades e de todos os portes, mas você deve ficar atento ao material, formato e tamanho do mordedor para não correr o risco de o animal engoli-lo durante as brincadeiras.
3) Corda
Os brinquedos de corda são bem versáteis. Alguns gostam de usar o material para brincar de cabo de guerra com o cachorro, enquanto outros preferem fazer uma corda trançada para dar para o animal morder (como se fosse um mordedor mesmo). Aqui, quem escolhe é você, mas a corda para cachorro é um outro presente muito apreciado no universo dos bichinhos.
4) Pelúcia
Os cães, assim como os bebês e as crianças, também se apegam facilmente à companhia de bichinhos de pelúcia. Isso ocorre normalmente quando o animal ainda é filhotinho, mas essa “amizade” muitas vezes dura a vida toda. É até comum encontrar cachorros que dividem a própria cama com o companheiro de pelúcia, tamanho é o apego.
5) Quebra-cabeças
Esse é um brinquedo interativo para cachorro que entretém e ao mesmo tempo trabalha a inteligência e cognição dos cães. O principal objetivo do quebra-cabeças é fazer o animal tentar encontrar grãos de ração e petiscos que ficam escondidos dentro do acessório. É bem interessante, pois o sentido olfativo é bem estimulado com esses brinquedos.
6) Bola recheada
É um outro tipo de brinquedo interativo, que exerce basicamente a mesma função de um quebra-cabeças, mas com o formato de uma bola (que é outra coisa que os cães adoram). As bolas recheadas contém petiscos e grãos de ração de cachorro no seu interior e o animal deve aprender como acessar a recompensa.
Como escolher o melhor brinquedo de cachorro?
De acordo com a idade
Alguns brinquedos são mais indicados para filhotes, enquanto outros são mais indicados para cachorros mais velhos. Portanto, uma boa forma de escolher o item ideal é levando em consideração a idade do seu cão. Os tipos de brinquedo pra cachorro filhote são: mordedores, bolinhas e brinquedos de pelúcia. Para os adultos, brinquedos interativos ou de corda são os mais interessantes, mas nada impede que um mordedor e as bolinhas façam parte da rotina deles.
De acordo com o porte
Nessa questão, o mais importante é avaliar o tamanho do brinquedo para cachorro. Um animal de porte grande, por exemplo, não pode brincar com acessórios muito pequenos e que possam ser facilmente engolidos. Da mesma forma, não é apropriado que um filhote de cachorro brinque com um brinquedo feito para cachorros muito grandes, pois o tamanho exagerado pode impedir que o cãozinho consiga brincar da maneira certa.
De acordo com o comportamento
O comportamento do cão também deve ser levado em consideração na hora de comprar um brinquedo. Cachorro com hábitos de destruir esses itens com facilidade, o material deve ser resistente para não estragar logo no primeiro contato com o brinquedo. As pelúcias, por exemplo, não são muito recomendadas, já os brinquedos de corda podem ser mais vantajosos neste ponto.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre os diferentes passatempos para cachorro? Afinal, é sempre bom fazer com que o seu cãozinho tenha contato com alguns destes brinquedos. Pets também precisam de uma vida mais ativa por diversos motivos relacionados à saúde deles. Não esqueça de compartilhar este conteúdo para informar outros donos de animais domésticos. Ah, e também separamos algumas destas matérias do nosso site que podem ser do seu interesse:
- Ração para gato x ração de cachorro: quais as diferenças?
- Ração para cachorro: entenda como é e do que elas são feitas
- Como cortar unha de cachorro em 5 passos?
Ficamos por aqui. Até a próxima!