Bulldog Francês: veja mais sobre esse pet atrapalhado
O Bulldog Francês é uma raça de cachorro tão querida e afetuosa. Trata-se de um pet muito engraçado e que consegue ser bastante atrapalhado como ele mesmo. Para quem procura um bom cachorro para apartamento, ele pode ser uma ótima opção por ser um animal mais tranquilo e não tão bagunceiro.
Além de tudo isso, em relação a parte comportamental, esse doguinho é considerado por muitos especialistas como um excelente cão de companhia. Portanto, confira, a seguir, esta matéria produzida pela nossa equipe do Planeta dos Animais e entenda mais sobre o cachorro Bulldog Francês!
Qual a origem do Bulldog Francês?
Mesmo que o seu nome não ajude, o real país de origem do Bulldog Francês é a Inglaterra. Preterido para ser uma versão miniatura do Bulldog Inglês, a raça passou a fazer muito sucesso entre pessoas do interior britânico. Todavia, esses mesmos cidadãos seguiram para a França algum tempo depois, o que permitiu um maior destaque para a raça e estimulou o uso deste nome francês para o dog. Dessa forma, também é possível considerá-lo um cãozinho anglo-francês.
Bulldog Francês tamanho e peso: as características físicas do pet

Tratando-se de um petzinho de pequeno porte robusto, esse dog apresenta uma boa resistência em relação a outros cães de menor tamanho. Bulldog Francês é uma raça que você encontra medindo algo em torno de 24 a 35 centímetros, junto de um peso que varia entre 8 a 14 quilos.
As suas orelhas são chamadas de “orelhas de morcego” e o seu focinho é achatado, sendo essas as suas características do Bulldog Francês mais observadas. Além disso, exibe patas bem curtas, mesmo com um torso e membros musculosos e fortes, e também um rabinho fofo e pequeno.
Como é a pelagem do Bulldog Francês?
Em contrapartida da ideia de que cachorros pequenos geralmente apresentam pelos longos, existe o cãozinho Bulldog Francês. Afinal, esta é uma raça de pelagem curta e que solta muito pouco pelo, a escovação dos fios do animal deve ser feita apenas uma vez por semana.
Esses bichos de estimação contém uma pelagem curta, cerrada e macia. Sendo bem cuidada, há a chance de também ser brilhante. Sem qualquer tipo de subpelo, o Bulldog Francês tem o seu corpo todo coberto de pelos e não dispõe de qualquer falha nos fios, com todos seguindo um padrão uniforme.
Bulldog Francês cores: quais são?
Dito como um bom cachorro para crianças, esse é um animalzinho que atrai o olhar dos pequenos também por conta de alguns dos seus tons. O Bulldog Francês preto e o Bulldog Francês blue (cinza azulado) com cores únicas não são autênticos, fugindo do padrão recomendado pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).
O Bulldog Francês preto e branco também não é permitido, vindo da mistura com o Boston Terrier. Logo, as cores de Bulldog Francês oficialmente reconhecidas são:
- Bulldog Francês tigrado (listras claras sobre cor escura)
- Bulldog Francês fulvo (avermelhado)
Bulldog Francês personalidade: veja as características comportamentais do pet
Teimoso e dominante, a raça de cachorro Bulldog Francês aprende muito mais com reforços positivos. Nesse caso, para adestrá-lo corretamente será necessário dedicar bastante tempo e paciência. Normalmente, é um pet bem tranquilo e que é reconhecido até mesmo por ser um bom doguinho de colo.
Mesmo que muitos donos o considerem ideal para apartamentos por ser um cachorro de porte pequeno, ele contém bastante energia para gastar. É bem agitado e divertido, mas as brincadeiras com ele não podem ser tão intensas por conta da braquicefalia.
O Bulldog Francês late muito?
Não, o Bulldog Francês não late muito. Sendo assim, é uma raça muito visada para tutores que vivem em apartamentos menores em que ocorre o limite de barulho. O único porém é que esse é um mascotinho que irá roncar bastante, principalmente enquanto dorme.
Como o Bulldog Francês se relaciona com crianças?
É difícil de encontrar um pet tão especial como o Bulldog Francês, afinal essa é uma raça que marca o coração de quem a adota, sendo muito difícil de não se apaixonar por esses dogs. Eles são ótimos companheiros e se dão muito bem com crianças e outros animais. Portanto, já espere um dog que irá te acompanhar por todos os cantos de casa.
O Bulldog Francês consegue ficar muito tempo sozinho em casa?
Bom, como já podemos perceber o Bulldog Francês é bem apegado ao seu dono. Portanto, deixá-lo solitário durante muito tempo e de maneira constante pode ser prejudicial para o comportamento e saúde do animal. Assim, ele pode desenvolver síndromes como a ansiedade por separação, além de ficar bem estressado.
Saúde do cachorro Bulldog Francês
Primeiramente, para quem resolver fazer a adoção de um pet como o Bulldog Francês é preciso entender que essa raça é suscetível a sofrer de alguns problemas. Dependendo do grau da síndrome braquicefálica, é possível que esse dog tenha obstrução de suas vias áreas, necessitando tratá-la com cirurgia. A braquicefalia também pode fazer com que o Bulldog Francês sofra de insolação por conta de temperaturas muito elevadas.
Por ser uma raça de cachorro pequeno, é comum que esse pet sofra com a luxação de patela, assim como também com outras doenças além dessas como: dermatite, piodermatite, otite externa, conjuntivite, úlcera de córnea, displasia coxofemoral e hérnia de disco canina. É preciso muita responsabilidade para cuidar bem de um cão Bulldog Francês!
Dicas de cuidado com o Bulldog Francês
Cachorros do tipo “Bull” apresentam algumas ruguinhas em seu rosto e que podem resultar em diversos problemas para o pet se as impurezas que ficam acumuladas nessas áreas não forem retiradas. Portanto, você pode utilizar panos ou lenços umedecidos para remover essa sujeirinha que fica no rosto desses dogs.
A braquicefalia é uma condição cruel para os Bulldogs e cães de outras raças que também sofrem com ela. Assim, é necessário passear com esses animaizinhos moderadamente, além de também evitar sair com eles quando o calor estiver muito intenso. Caso essas medidas não sejam tomadas, o cão poderá passar mal.
Quanto custa um Bulldog Francês?
Não é difícil ficar feliz ao lado de um cachorrinho tão dócil quanto os desta raça. Dito isso, é normal que você tenha certa curiosidade para saber o valor do cachorro Bulldog Francês. Preço deste cão fica um pouco mais elevado por conta da necessidade de realizar a cirurgia cesariana para o parto, já que são animais muito pequenos. Logo, o valor do Bulldog Francês filhote fica em torno de R$ 3.000 a R$ 8.000.
Curiosidades sobre a raça Bulldog Francês
- É considerada a raça mais popular do começo século XX
- A raça Bulldog Francês é uma das mais premiadas do planeta
- O Bulldog Francês é um doguinho que não consegue nadar
- Voar de avião é bem complicado para cães desta raça
- A raça foi vista em vários filmes de Hollywood, inclusive em “Titanic”
- Famosos como Lady Gaga e Leonardo DiCaprio têm um cão desta raça
- Já foi o pet de diversos pintores, sendo protagonista em muitos quadros
Agora que você descobriu tudo a respeito desta raça tão afetuosa, está esperando o que para adotar um filhote de Bulldog Francês? Compartilhe este conteúdo para mais pessoas se apaixonarem por esse pet bem único, além de também conferir outros conteúdos daqui do site sobre os animais de estimação:
- Cachorro obeso: saiba como tratar esse problema
- Ração de cachorro: conheça os diferentes tipos
- Brinquedos para cachorro: confira 6 opções
A gente fica por aqui. Até mais!