Cachorro com ansiedade de separação: o que fazer?
Encontrar um cachorro com ansiedade de separação pode promover uma situação muito triste. Até porque isso provavelmente indica que o cãozinho não está recebendo toda atenção devida por parte do seu dono. Logo, trata-se de uma condição que pode ser identificada facilmente.
Nesse sentido, os cães são muito companheiros e apegados aos seus tutores, não é difícil imaginar que eles sofram com esse tipo de abandono. Portanto, leia o nosso artigo, a seguir, e saiba mais sobre o problema da ansiedade de separação em cães!
Como se comporta um cachorro com ansiedade de separação?
É muito importante procurar identificar os comportamentos mais comuns de um cachorro com ansiedade de separação. Diante disso, o animal pode demonstrar de forma mais intensa ou, até mesmo, poucas vezes durante o dia, alguma conduta inapropriada. Cabe destacar também a necessidade de comunicar essas situações ao médico veterinário de sua confiança. Logo, as principais reações de cães com esse problema costumam ser:
- Comer pouco, podendo até mesmo recusar se alimentar.
- Seguir o dono por cada cômodo da casa;
- Babando mais do que o de costume;
- Destruição de objetos pela casa;
- Agitado mais do que o normal;
- Muito ofegante.
Cachorro com ansiedade de separação: algumas dicas são importantes para evitar esse distúrbio
Há algumas dicas que podem ser de grande ajuda para diminuir os danos dessa condição no cachorro. Ansiedade de separação é um problema sério, e evitar que o seu pet sofra com essa situação é fundamental para promover uma melhor condição de vida ao animal. Isso posto, grande parte dos médicos veterinários recomendam tais atitudes a fim de evitar o dirigente casos de cachorro com ansiedade de separação. São elas:
1) Brinquedos de enriquecimento ambiental podem ajudar
Estimule o seu cãozinho com brinquedos para cachorro de enriquecimento ambiental. Dessa maneira, o dog passa a se distrair e se exercitar mais, ficando totalmente entretido nessa espécie de simulação de caça. Assim, o animal passa a ter uma boa digestão e ainda pratica atividades físicas.
2) Invista nos brinquedos para cachorro para que o pet não se sinta abandonado
Antes de sair de casa, espalhe vários brinquedos para cachorro e petiscos pela casa. Essa atitude é interessante para que o animalzinho pratique atividades mesmo sem ter com quem se divertir durante o dia. Assim, o pet não se sente abandonado e não fica tão dependente do seu dono.
3) A companhia de um segundo pet pode evitar a ansiedade por separação
Não é mistério para ninguém que animais como os cães adoram uma companhia. Nesse caso, apostar na adoção de um segundo pet pode ser interessante para que o seu pet não tenha uma vida solitária, até porque essa atitude é bastante eficaz contra a ansiedade de separação.
4) Um treinamento que simula a saída de casa pode ser de muita ajuda
Durante o final de semana, ou em qualquer outro dia em que você tenha mais tempo, tente iniciar um treino com o seu animalzinho. Saia de casa, ou se afaste do ambiente em que o pet está, e aguarde 10 minutos até voltar. Em seguida, vá aumentando o tempo em mais 10 minutos, e retorne. Essa dica é muito boa para que o cãozinho entenda que o seu dono irá voltar quando sair de casa, sendo muito útil para diminuir a sensação de abandono no animal.
5) Lembre-se de levar o cãozinho para passear com frequência
Duas vezes ao dia, lembre-se de levar o seu bichinho de estimação para passear. Visto que caminhar em parques ou até mesmo em ruas residenciais pode ser uma atividade bem agradável para o seu cãozinho. Assim sendo, o pet acaba gastando sua energia acumulada e passa a socializar melhor com outros dogs. Cabe destacar ainda a necessidade de evitar o horário de entre as 10h e 16h, onde o calor é mais intenso, pois o asfalto quente pode queimar as patas do cão.
6) Praças locais podem ser um bom local para promover a socialização do pet
Muitos donos têm o costume de levar os seus animais para andar e brincar pelas praças do seu bairro. Essa prática é muito importante, não apenas para fazer com que o cachorro tenha uma melhor interação com a natureza, mas também para que o pet socialize de uma melhor forma com os outros dogs. Com isso, é possível evitar com que o seu bicho de estimação venha a sofrer com ansiedade de separação.
Agora que você entender a situação de um cachorro com ansiedade de separação, não deixe de compartilhar esse conteúdo entre amigos e familiares que também são donos de pets. Inclusive, há diversas matérias aqui no site que abortam a respeito de diferentes assuntos envolvendo os fantásticos animais de estimação:
- Saiba como calcular idade do cachorro corretamente
- Ciclo de vida do cachorro: saiba mais sobre
- Cachorro latindo muito: o que fazer?
A gente fica por aqui. Agradecemos a sua leitura, e até a próxima!