Cachorro com cinomose pode tomar banho? Acabe com essa e outras dúvidas
Muitos tutores se perguntam se um cachorro com cinomose pode tomar banho, visto que é uma doença extremamente grave para os cães. Com isso, é fundamental que um animalzinho que já está doente seja tratado com cuidado redobrado para que os sintomas não se agravem com o tempo.
Tendo isso em vista, a nossa equipe do Planeta dos Animais resolveu produzir este artigo para explicar melhor a respeito desse tema, além de acabar com essas e outras dúvidas envolvendo o cachorro com cinomose. Portanto, leia o nosso conteúdo a seguir!
O que é cinomose?
A cinomose nada mais é do que uma doença provocada por um vírus chamado de CDV – sigla em inglês para Canine Distemper Virus. Trata-se de uma condição que é muito comum de surgir em filhotes e também em cachorros adultos com o sistema imunológico comprometido.
Quais os sintomas da cinomose?
É preciso destacar que estamos falando de uma enfermidade extremamente grave, que pode fazer com que muitos cãezinhos morram, afinal, um dos sintomas da cinomose é promover o enfraquecimento do organismo do pet. Algumas das outras diversas condições que um dog doente pode apresentar são: convulsões, vômitos e diarreias.
Os sintomas da cinomose são divididos em 5 estágios
Quando contaminado, o cachorro com cinomose passa a sofrer com determinados estágios da doença. Assim, o cãozinho inicia os sintomas apresentando muita secreção na região dos olhos, seguindo para sintomas respiratórios, afetando depois a pele, o sistema digestivo e finalizando com tremores e convulsões.
- Fase Oftálmica, com secreções nos olhos;
- Fase Respiratória, afetando a respiração do pet;
- Fase Tegumentar, surgimento de erupções na derme;
- Fase Digestiva, promovendo vômitos e diarreias;
- Fase Neurológica, gerando convulsões e espasmos musculares.
Cachorro com cinomose sente dor?
A cinomose canina vai comprometendo a saúde do cão aos poucos, já que o vírus vai destruindo o seu sistema imunológico. Com isso, o animalzinho pode sentir dor durante a fase tegumentar da doença, já que promove o surgimento de bolinhas com pus em suas patinhas, no focinho e também no peito. Dessa forma, essa condição promove um tremendo incômodo ao pet, causando dores na região afetada.
Como o cachorro pega cinomose?
Os cães pegam cinomose a partir do contato de um cãozinho não vacinado com o vírus. Assim, após o período de incubação do mesmo, o animal passa a demonstrar os diversos sintomas, que podem acabar tornando-se graves, como já mencionamos.
A cinomose é uma doença altamente transmissível
A transmissão da doença, inclusive, pode ocorrer de diversas maneiras, dada a tamanha facilidade desse vírus em encontrar um hospedeiro. Portanto, como essa enfermidade é passada a partir do ar, a transmissão pode ocorrer a partir do contato com um outro pet infectado. Ainda assim, o vírus é capaz de manter-se vivo fora do organismo dos pets, fazendo com que a transmissão também seja feita a partir de superfícies contaminadas.
Não vacinar o cachorro pode fazer com que ele tenha cinomose
Nesse sentido, a razão para a cinomose afetar mais os cachorros filhotes se dá ao fato de que alguns tutores irresponsáveis não vacinam o seu pet com os imunizantes capazes de evitar essa e outras doenças. Logo, seja um dono consciente, e aplique todas as vacinas para cachorro filhote no seu amado doguinho!
Meu cachorro teve contato com outro com cinomose: o que fazer?
Saber que o cãozinho teve contato com outro doente pode causar bastante medo, até porque, como já vimos, o vírus da cinomose é altamente transmissível. Entretanto, caso o seu dog já esteja vacinado com a vacina v8 ou v10, você pode ficar em paz, pois o seu animalzinho está muito bem protegido! Caso contrário, corra com o cãozinho no médico veterinário para que ele realize a testagem necessária para o diagnóstico da cinomose.
Lembre-se de aplicar o reforço das vacinas v8 ou v10 anualmente
A partir dos 45 dias de vida todos os cães estão aptos a tomar a vacina v8 ou v10 que protege o animalzinho de diversas doenças virais, incluindo a cinomose. O que muitos donos acabam esquecendo é a necessidade de aplicar o reforço anual desse imunizante para impedir que cães com baixa imunidade – como os idosos – sofram com essa doença em algum momento da vida.
Como saber se o cachorro está melhorando da cinomose?
Quando o animalzinho passa por todos os estágios da doença é comum que ele tenha uma melhora do quadro, isso porque a cinomose costuma evoluir rapidamente. Mesmo que se perguntem “como curei meu cachorro da cinomose?”, essa enfermidade não tem cura. Portanto, o melhor tratamento são as indicações feitas pelo veterinário para fortalecer o organismo dos pets afetados, fazendo com que eles consigam sobreviver à essa doença severa.
Mas afinal, cachorro com cinomose pode tomar banho?
É comum questionar se um cachorro com cinomose pode tomar banho. Tendo isso em vista, como se trata de doença que causa problemas dermatológicos, é preciso fazer um acompanhamento junto ao médico veterinário para que o mesmo avalie a necessidade de um banho acompanhado de remédios para o tratamento das feridas do pet. Ainda assim, caso haja a necessidade, é bom dar banhos a cada 15 dias no dog para impedir que sintam dor durante o banho.
Agora que você sabe que um cachorro com cinomose pode tomar banho após a orientação de um veterinário, compartilhe este conteúdo para que mais pessoas acessem o nosso site. Dessa forma, você contribui para que a nossa equipe do Planeta dos Animais produza mais matérias sobre diversos assuntos do mundo dos pets. Por fim, confira alguns artigos que pode ser interessantes para você:
- Como saber se o cachorro engoliu alguma coisa?
- Febre em cães: saiba mais sobre essa condição
- Displasia coxofemoral canina: saiba mais sobre
Agradecemos muito pela sua leitura até o fim. A gente fica por aqui. Até a próxima!