Cachorro com muita coceira? Entenda tudo sobre
Ver um cachorro com muita coceira pode ser um pouco preocupante. Diante disso, cabe ao tutor tentar identificar o que pode estar provocando o problema, tal como buscar formas de impedir que a coceira continue prejudicando a saúde do seu amado cãozinho.
Nesse sentido, vale destacar que um cachorro coçando muito uma única região específica pode indicar a presença de alguma alergia ou parasita. Portanto, a nossa equipe do Planeta dos Animais preparou este conteúdo para deixar tudo bem destrinchado sobre o que pode causar coceira no seu dog. Confira!
Cachorro com muita coceira é normal?
A verdade é que se coçar é quase um hábito comum dos cães. Todavia, quando se trata de algo frequente e constante em um local em específico, acaba sendo algo preocupante. Logo, um cachorro com muita coceira não é normal. Com isso, cabe ao dono prestar atenção sobre a aparição de alguns sintomas que podem indicar alguma doença:
- Vermelhidão na pele;
- Perda de pelos na área em que coça;
- Pele muito seca;
- Pele bastante oleosa;
- Falha na pelagem.
O seu pet está se coçando muito? Cachorro com muita coceira: o que fazer?
O primeiro passo é observar bem o seu animalzinho. Afinal, caso ele esteja coçando a mesma região por diversos dias seguidos, acaba gerando uma certa preocupação. Cabe dizer que não há como confirmar o problema dessa maneira. Todavia, a coceira pode indicar que o seu cachorro tenha os seguintes problemas:
- Pulgas;
- Carrapatos;
- Alergia ambiental;
- Alergia alimentar;
- Infecções na pele;
- Estresse.
Como evitar o problema?
Para evitar a contaminação do seu pet por agentes externos, como parasitas, pulgas e carrapatos, o ideal é manter todas as vacinas para cachorro em dia, tal como promover passeios por lugares já conhecidos e que sejam limpos. Logo, preste sempre atenção sobre o local em que você está levando o seu dog.
Como é feito o tratamento para a coceira intensa no cão?
Após o diagnóstico ser confirmado por um médico veterinário que seja da sua confiança, trate de realizar o tratamento do problema do seu cachorro com coceira conforme as orientações dadas pelo profissional. Assim sendo, há as seguintes formas de tratar a prurido no pet:
- Shampoos;
- Antialérgicos;
- Esteróides medicamentosos.
1) Shampoos
Os shampoos anti-coceiras para cachorros podem ser de ajuda para aliviar os sintomas. Sendo recomendado para diminuir incômodo momentaneamente, mas não para tratá-lo de vez. O mais indicado é combinar o shampoo com alguma outra forma de tratar a prurido em cães.
2) Antialérgicos (ou anti-histamínicos)
Em seres humanos, os antialérgicos são fundamentais para tratar a coceira provocada por algum agente externo. Com os cachorros, a idéia é a mesma, mesmo não sendo tão eficaz para os animais, os medicamentos anti-histamínicos podem atuar para diminuir o problema. É bom destacar que não se pode oferecer qualquer tipo de medicamento ao seu pet sem prescrição médica.
No entanto, cabe deixar claro que a melhor forma para evitar a alergia provocada por ambientes, como também a alimentar, é zelar pela limpeza da área em que seu cão fica pela casa, além de evitar oferecer alimentos de baixa qualidade. Lembre-se, não se pode fazer qualquer alteração na rotina de alimentação do seu dog sem a consulta de um médico veterinário.
3) Esteróides medicamentosos
Tal como os antialérgicos, os esteróides medicamentosos podem ser prescritos por um médico veterinário para tratar a coceira provocada por alguma alergia. Em contrapartida, eles apresentam maiores chances de efeitos colaterais, sendo usados em último caso.
Cachorro com muita coceira no ouvido: entenda melhor sobre o que fazer
Muitos tutores se questionam sobre o que pode ser quando o cachorro coça muito a orelha. Diante de tal situação como seu animalzinho é necessário prestar atenção em alguns pontos importantes. Afinal, a prurido em tal região pode estar relacionada com os seguintes problemas:
- Pulgas;
- Carrapatos;
- Fungos;
- Otite Canina.
Cabe destacar que é essencial secar bem as orelhas do seu cãozinho após os banhos. Caso você tenha um Bulldog Francês, Bulldog Inglês ou Pug, lembre-se de que as “dobrinhas” na pele destes dogs exige que você limpe bem a região, como também requer deixar o local bem seco. Dê preferência para toalhas que sejam compostas de 100% algodão.
Está com um cachorro com muita coceira no corpo? Não espere muito tempo para tomar uma atitude!
Um cachorro com muita coceira nas costas ou no corpo é sinal de que há algo errado com a saúde do bichinho. Sendo assim, não perca muito tempo e leve-o o quanto antes para uma clínica veterinária. Lá, será oferecido a melhor forma de tratamento, além do diagnóstico do real problema que acomete o seu pet.
Tenha o costume de fazer um check-up veterinário no seu cachorro
Observar um cachorro coçando muito uma região é preocupante, mas, antes de qualquer coisa, é preciso que as idas em clínicas veterinárias sejam constantes para evitar esse ou quaisquer outros problemas. Portanto, sabia que o mais recomendado é que você leve o dog dentro de uma período de seis a 12 meses, para fazer um check-up veterinário.
E aí, conseguimos te explicar bem sobre o que fazer sobre um cachorro com muita coceira? Sendo assim, caso a nossa matéria tenha te ajudado, não deixe de compartilhar a mesma entre seus amigos. Assim, o nosso trabalho, que é feito com muito carinho, é divulgado e também podemos auxiliar outros tutores que apresentam os mesmos questionamentos. Por último, não deixe de ler as outras matérias daqui do Planeta dos Animais em que são apresentadas as mais diversas abordagens relacionadas aos animais de estimação.