Cachorro com muita queda de pelo: o que fazer?

Cachorro com muita queda de pelo: o que fazer?

19 de setembro de 2023 0

Cachorro com muita queda de pelo? Nesse sentido, sabemos como podemos ajudar o seu amado cãozinho. Afinal, não importa se o seu pet contém pelos longos, médios ou curtos, ele vai acabar deixando um pouco da sua pelagem pela casa, sendo algo totalmente normal.

No entanto, um cachorro soltando muito pelo, acaba sendo preocupante para todo e qualquer tutor. Nesse sentido, leia o conteúdo produzido pela nossa equipe do Planeta dos Animais para saber o que fazer com os pelos de cachorro caindo além do habitual. Logo, acompanhe a leitura do artigo abaixo!

É normal o meu cachorro com muita queda de pelo?

Muitos donos que acabaram de adotar um cachorro recentemente apresentam esse tipo de dúvida. De fato, os nossos cãezinhos realmente deixam pelos pela casa. Isso porque, são animais bem peludos, e o seu ciclo folicular consiste em três etapas: crescimento, repouso e queda.

Nas últimas semanas está caindo pelo do cachorro fora do habitual?

Nas últimas semanas, está caindo pelo do cachorro além do que é costume? Calma, não há motivos para pânico. Mas, caso você tenha pesquisado e encontrado este artigo, saiba que é um tutor muito responsável em preocupar-se com o seu bichinho de estimação!

Todavia, a resposta para o seu cachorro estar tendo essa queda de pelo exagerada, em comparação com outros meses, se dá por dois motivos: há épocas do ano em que a pelagem dos cães se renovam, como também há fases da vida deles em que é esperada tal renovação dos pelos. Trata-se de algo dentro do esperado. 

Mas o que realmente explica o meu cachorro com muita queda de pelo?

Como mencionado anteriormente, não há motivos para tanta preocupação. A queda da pelagem do seu bichinho é algo totalmente normal. O que explica o seu cachorro com perda de pelo fora do habitual é um processo natural da espécie, que troca os seus pelos no verão para se prepararem melhor para o período de frio do inverno.

Também há outras razões para a queda de pelo em cães

Vale destacar que, além do período de temperaturas mais elevadas, há outros motivos que levam à queda de pelos do seu animalzinho. Logo, de acordo com alguns médicos veterinários, algumas situações que podem provocar uma queda mais brusca da pelagem são:

Existem raças de cachorro que soltam mais pelos do que outras?

Esta dúvida é algo que muitas pessoas, antes de finalmente adotar um pet, acabam se perguntando. No entanto, a resposta é simples: sim, há raças que acabam soltando mais pelos do que as outras. Mas existe uma explicação para isso, afinal, o ciclo da troca de pelos dos cachorros de pelagem curta é muito mais rápido.

Nesse sentido, vale afirmar, ao contrário do que o senso comum acredita, que os cãezinhos de pelagem curta são os que mais soltam pelos pela casa, principalmente no caso dos cachorros vira-latas ou SRD (Sem Raça Definida). Sendo assim, caso você seja dono de um dog de pelo curto, é bom fazer a escovação da pelagem diariamente.

Quais são as raças que mais e menos apresentam queda de pelos?

Primeiramente, é preciso destacar que todos os cachorros apresentam queda da sua pelagem. Em contrapartida, como vimos anteriormente, os cães de pelo curto são os que mais deixam sua pelagem pela casa, em comparação com os dogs de pelagem longa.

Sendo assim, acaba sendo possível mencionar que as raças de cachorro como: Beagle, Chihuahua, Pug, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, entre outros cães de pelagem curta, são bons exemplos de pets que, certamente, deixarão mais pelos pela sua residência.

Por outro lado, alguns cachorros de raças como Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Schnauzer, tal como outros de pelagem um pouco mais longa, são os que menos deixam sua pelagem pela casa. Ainda assim, cabe destacar que tais pets também precisam que os seus fios sejam escovados regularmente, mas com uma frequência menor.

Afinal, quando um cachorro com queda de pelo torna-se preocupante?

Bom, como podemos observar, a queda de pelos é algo habitual na rotina do cão. Entretanto, caso seja uma queda de pelo localizada, deixando buracos na pelagem do seu cachorrinho, acaba sendo algo que demanda mais atenção da parte do dono. Logo, caso também acompanhe machucados na pele do pet, além de descamação da mesma, leve o seu doguinho correndo ao médico veterinário. Nesse sentido, preste atenção em sintomas como:

  • Queda de pelos localizada;
  • Coceira;
  • Machucados na pele do cão;
  • Descamação da derme.

Queda de pelos ao redor dos olhos do cão: o que causa isso?

Uma outra circunstância que pode fazer trazer certa preocupação aos donos de pets é a queda de pelos ao redor dos olhos do cão. Cabe destacar que isso pode estar relacionado com o seu dog acabar insistindo em coçar a região, o que pode causar até mesmo lesões no local. Dessa forma, uma avaliação junto ao veterinário é mais do que recomendada.

Atenção: há diferenças entre a queda de pelos fisiológica e patológica

Após a prestação de tais informações, vale ainda mencionar que a queda de pelos não é causada apenas por uma questão fisiológica nos cães. Afinal, há doenças que também podem ser responsáveis por resultar na queda da pelagem do seu amado animalzinho. Dito isso, veja algumas patologias que estão associadas à perda de pelos:

  • Dermatite atópica canina;
  • Alergia aos alimentos;
  • Distúrbios hormonais;
  • Estresse excessivo;
  • Má alimentação;
  • Carrapatos;
  • Fungos;
  • Pulgas.

Como identificar se a queda dos pelos é provocada por alguma doença?

É preciso ter muito cuidado com a saúde do seu cachorro. Queda de pelo localizada e fora do comum, acompanhada de problemas da pele é somente um dos problemas. Afinal, a recomendação indicada por todos os profissionais especializados em saúde animal é que você leve o seu dog dentro de um período de seis meses a um ano, para fazer um check-up veterinário. Dessa forma, é possível evitar o mais diversos tipos de problemas no seu pet.

Entenda sobre o tratamento da perda de pelos causadas em cães

Para iniciar quaisquer tipos de tratamentos, é preciso ter o diagnóstico do problema por um médico veterinário. No entanto, vamos seguir com algumas dicas que podem auxiliar o seu pet em problemas relacionados à queda da pelagem do mesmo. Todavia, lembre-se sempre de levar o seu bichinho à clínica veterinária.

A melhor forma de tratar irá depender do que está provocando o problema no seu cãozinho. Sendo assim, o tratamento recomendado pode ser mudanças na rotina de alimentação do dog, uso de shampoos próprios para evitar a queda de pelagem, tal como medicamentos.

Como prevenir problemas de pelagem e na saúde do cão?

O ideal para prevenir esse e quaisquer outros problemas no seu amado animal de estimação é oferecer uma vida de qualidade ao pet. Logo, sobre isso, há algumas dicas fundamentais para evitar que o seu cachorro possa vir a apresentar uma série de doenças:

  1. Faça a escovação da pelagem do seu pet com regularidade;
  2. Sempre ofereça rações e alimentos de qualidade;
  3. Leve-o sempre ao médico veterinário para evitar parasitas
  4. Banho e tosa precisam ser feitos com cuidado, invista em lugares confiáveis;
  5. Promova passeios diários e em lugares limpos;
  6. Invista no enriquecimento ambiental para cães;

E aí, entendeu melhor sobre o que fazer a respeito do seu cachorro com muita queda de pelo? Diante disso, caso o nosso artigo tenha sido útil para você, não deixe de compartilhá-lo entre seus amigos e familiares. Desta forma, é possível divulgar o nosso trabalho e também ajudar outros tutores que apresentam a mesma dúvida! Por fim, confira nossas outras matérias do Planeta dos Animais, com diversas abordagens sobre os animais de estimação:

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.