Cachorro com muito sono é normal?
Percebeu o seu querido cachorro com muito sono? Claro, sabemos que um cochilo aqui e ali é a especialidade deles. Todavia, o seu amado cão anda dormindo tanto a ponto de você ficar com a pulga atrás da orelha, sem ter certeza se esse comportamento é normal.
Portanto, diante de tal situação, não há motivos para se desesperar. Afinal, nós da equipe do Planeta dos Animais vamos te explicar de maneira bem completa se um cachorro com muito sono é normal. Logo, não deixe de conferir o nosso conteúdo até o fim!
Cachorro dormindo muito: o que pode ser?
Muitos se perguntam sobre o que ocorre com um cachorro com muito sono, o que pode ser e quais as causas. Sendo assim, na verdade, caso o seu doguinho durma muito, há situações que podem acabar influenciando. Afinal, esta condição pode ter relação com o metabolismo do animal, como também com a sua a raça, idade e necessidades físicas.
- Idade;
- Raça;
- Metabolismo;
- Necessidades físicas.
É normal o cachorro dormir muito?
Acaba sendo comum ver tutores preocupados sobre a quantidade de horas dormidas pelo seu amado cãozinho. Dito isso, numa situação como essa, não há motivo para tanto desespero. Isso porque os cachorros dormem mais do que os seres humanos.
Por quantas horas os cachorros costumam dormir?
Ao contrário do que se acredita, os cães não dormem a mesma quantidade de horas que os humanos. No fim das contas, tratando-se de uma espécie com necessidades totalmente diferentes, os cachorros costumam dormir, em média, algo em torno de 12 a 14 horas por dia.
Os filhotes dormem mais do que a média estipulada para um cachorro
Bom, assim como os bebês humanos dormem mais do que um adulto comum, o mesmo acontece com as espécies caninas. Nesse sentido, um cãozinho filhote acaba sentindo muito sono, o que o faz dormir por volta de 16 horas por dia. Isso é necessário para que o animalzinho seja capaz de desenvolver-se adequadamente na infância.
A raça é o que mais pode influenciar no sono do seu cãozinho
Um dono que possui dois cachorros acaba ficando preocupado, já que um pet dorme mais do que o outro. Além de que os seus momentos de descanso acabam sendo um pouco diferentes. A resposta para isso é simples: a raça é o que mais pode influenciar em relação à diferença entre o repouso dos animais.
Diante de tal informação, vale ressaltar que há algumas raças de cachorros que acabam gastando mais energia e, portanto, acabam dormindo um pouco além do que é considerado “comum”. Logo, se o seu pet for de uma dessas raças, não há razões para tanta preocupação:
Os cachorros de porte grande dormem um pouco mais
Como vimos, há raças de cães que acabam dormindo mais do que as outras. Todavia, o porte também é um fator que influencia para um cachorro que dorme muito. Afinal, um pet que seja de porte grande ou gigante acaba gastando mais energia e, por esse motivo, acaba dormindo mais do que os outros. Entretanto, há exceções como o Beagle e os cães do tipo “Bull”.
Seu cachorro se mexe durante o sono?
Além da preocupação sobre o cachorro dorme muito, os donos também se questionam se a movimentação durante o sono é algo normal. No entanto, isso se chama espasmos e é algo absolutamente normal. Inclusive, isso indica que o pet está tendo um sono intenso e de qualidade. Ah, cabe ainda destacar que os olhinhos do seu pet também podem acabar se mexendo um pouco, o que também é algo normal de ocorrer.
Caminhadas melhoram a qualidade de vida do seu cachorro; e também a noite de sono do animal
Ao adotar um animal como os cachorros, é essencial que o dono entenda que, uma vez ao dia, haverá a necessidade de levar o pet para passear. Como eles são seres repletos de energia, precisam gastá-la de alguma forma, sendo muito mais estimulante para eles que ocorra em locais novos e com um maior contato com a natureza. Trata-se de uma espécie curiosa e novos ambientes funcionam muito bem pra eles.
E aí, a partir de tais explicações agora você sabe se um cachorro com muito sono é normal? Nesse sentido, caso o nosso artigo tenha sido útil para você, lembre-se de compartilhá-lo entre os seus colegas mais próximos, como também entre os seus familiares. Dessa maneira, o nosso trabalho, que é feito com muito amor pelos animais, é divulgado e você ajuda outros tutores que podem vir a apresentar a mesma dúvida. Por último, não deixe de ler outros assuntos relacionados ao mundo dos pets em outras matérias produzidas pela nossa equipe do Planeta dos Animais: