Cachorro Komondor: tudo sobre esse cão de pelagem exótica

Cachorro Komondor: tudo sobre esse cão de pelagem exótica

11 de fevereiro de 2023 0

O cachorro Komondor é um animal de grande porte que chama muita atenção por onde passa. Afinal, sua aparência é bastante peculiar, visto que a sua pelagem é considerada exótica. O que muitos não sabem é que os cães dessa raça costumam ser muito protetores e independentes.

Dessa forma, a nossa equipe do Planeta dos Animais resolveu produzir esse artigo  para descrever todas as características sobre esse animalzinho, já que muitas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Portanto, vem com a gente e confira o conteúdo a respeito da raça Komondor!

Qual a origem da raça de cachorro Komondor?

Foi na Hungria onde se teve o primeiro relato de origem do Komondor. Cachorro esse que protegia os rebanhos locais contra os mais variados tipos de predadores. Assim, foi durante o início do século XX que esse cãozinho passou a surgir em diferentes partes do planeta, tendo o seu primeiro padrão definido pela AKC (American Kennel Club), em 1930.

Komondor tamanho e peso: características físicas do pet

A primeira vista é fácil de identificar um cão como o Komondor por conta do seu porte gigante. O corpo desse cachorro é forte, amplo e musculoso, formando quase uma espécie de retângulo quando visto de perfil. Sua cabeça é ampla e coberta com seus pelos densos, assim como também contém quatro membros bem firmes.

Como é a pelagem do Komondor?

O corpo inteiro do Komondor é repleto de pelos longos. Além de que sua pelagem é composta por duas camadas: a primeira com fios mais grossos e rústicos, e a segunda com pelos mais finos. Portanto, trata-se de um tipo de pelo macio e diferenciado que chama muita atenção.

Komondor cores: quais são?

Apesar de muitas pessoas acreditarem que exista um Komodor preto, de acordo com a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), a única cor permitida para essa raça é o marfim, com a coloração podendo ser mais próxima do banco ou acinzentada.

Komondor personalidade: veja as características comportamentais do pet

Apesar de grande, o Komondor é um animal extremamente afetuoso e gentil. Trata-se de um cãozinho calmo e tranquilo, mas que, em casos de perigo, fará de tudo para proteger os seus amados tutores. Em contrapartida, esse pet é bem independente e pode acabar não gostando de pessoas estranhas de início 

O cachorro Komondor late muito?

A raça Komondor late moderadamente, sendo assim, o cãozinho terá momentos em que acabará latindo para alertar o seu dono ou comunicar algo. Todavia, o que pode acabar sendo um incômodo para os vizinhos é o fato do latido do Komondor ser bem alto. Logo, é preciso colocar essa questão em pauta na hora de adotar um cachorro dessa raça.

Como o Komondor se relaciona com crianças?

A raça de cachorro Komondor é reconhecida por proteger bem as crianças, sendo que são muito bem cuidadas por esse cãozinho. Com isso, o Komondor não medirá esforços para oferecer todo carinho possível para os seus donos, independentemente da faixa etária.

O Komondor é um cão que consegue ficar muito tempo sozinho em casa?

Considerado um exímio cão de guarda, o Komondor não pode ficar sem companhia por um longo período de tempo. Assim, caso você não tenha tempo para dedicar à ele, talvez não seja uma boa ideia adotar um pet por agora. A falta de atenção ao seu animal de estimação pode fazer com que ele desenvolva problemas como a ansiedade de separação.

Saúde do cachorro Komondor

Em relação a sua saúde, o cachorro Komondor não costuma apresentar muitos problemas, até porque é um animalzinho forte e de grande porte. Entretanto, a displasia coxofemoral canina é uma das condições que acabam surgindo em cachorros maiores, logo, pode acabar sendo um problema para Komondor.

Dicas de cuidado com o Komondor

Sabendo que o cão Komondor apresenta uma pelagem bem diferenciada, alguns cuidados em relação a isso precisam ser tomados. Assim, é preciso escovar os pelos do pet frequentemente para remover impurezas e também os fios mortos, além de aparar o tamanho dos fios de vez em quando. Nesse sentido, encontrar um Komondor tosado é sinal de que ele está sendo bem cuidado.

Como cuidar de um Komondor filhote?

Tendo em vista que os cães maiores levam mais tempo para atingir a maturidade, o Komondor filhote precisa de uma alimentação adequada durante os seus primeiros anos de vida para ter um desenvolvimento adequado. Dê para ele uma ração para cachorro de qualidade e que seja de acordo com a faixa etária do pet. Ainda assim, é muito importante levá-lo para tomar vacinas para cachorro filhote e estimular os passeios desde cedo.  

Quanto custa um cachorro Komondor?

Agora você sabe tanto sobre esse pet, não há como resistir para não adotar um  cachorro Komondor. Preço desse pet varia entre R$ 2.000 e R$ 4.000, podendo sofrer alterações de acordo com o histórico genético do animal. Ainda assim, é bom lembrar de procurar ONGs e abrigos de bairro que oferecem serviços de adoção animal antes de procurar pelo preço. Komondor é uma raça considerada rara e pode ser um pouco difícil de encontrá-la.

Gostou de saber mais sobre o cachorro Komondor? Nesse sentido, compartilhe entre amigos e familiares para que eles também saibam mais sobre esse peludo tão exótico. Também não deixe de conferir outros conteúdos produzidos pela nossa equipe do Planeta dos Animais muito interessantes:

Agradecemos a sua leitura até o fim. A gente fica por aqui. Até a próxima!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.