Cachorro latindo muito? Veja o que fazer!


0
cachorro-latindo-muito
Cachorro latindo muito? Veja o que fazer! (Imagem: PxHere)

Ter um pet em casa é muito bom, pois você ganha um novo amigo e companheiro. Mas um cachorro latindo muito pode ser um problema, principalmente se você mora em apartamento. Confira algumas dicas aqui no Planeta dos Animais para reverter essa situação. 

O latido dos cães pode significar muitas coisas, por exemplo, ele pode querer chamar a sua atenção, mostrar que tá bravo ou alegre. Ou seja, ele está se comunicando com você, querendo expressar algo. 

Por que os cachorros latem? 

Os cães latem para expressar seus sentimentos. (Imagem: PxHere)

Existem algumas raças que latem mais que outras, porém, todas as raças podem latir bastante quando querem se comunicar. É normal os cães latirem quando seu tutor chega em casa depois de algumas horas fora, já que é um momento feliz para eles. 

Contudo, nem sempre o latido quer dizer que estão felizes, pois quando eles ficam sozinhos por muito tempo, tendem a latir para mostrar que estão tristes e com saudade. Se o cachorro ficar sozinho por muito tempo, é normal ouvi-lo latir, uivar e até mesmo chorar esperando que o tutor volte logo. 

Os cães também costumam latir quando alguém bate na porta ou toca a campainha, a fim de indicar que tem alguém na porta. Além de ser uma forma de alertar para um possível perigo. 

Outras situações que você pode ouvir o latido do cachorro é quando eles querem te chamar para brincar, estão irritados, com medo, surpresos e diversas outras coisas. 

Enquanto nós, humanos, falamos, eles expressam suas emoções com os seus latidos, que podem ter diversos significados diferentes. 

Como identificar o tipo de latido do cachorro? 

É necessário se atentar aos sinais para entender seu pet. (Imagem: PxHere)

Compreender o latido de seu pet é o primeiro passo para melhorar o relacionamento de vocês. Assim, você conseguirá ter atitudes mais assertivas com um cachorro latindo muito. 

Para entender melhor o que seu cão está querendo dizer, se atente ao contexto, o que está acontecendo e quando ele começou a latir. Preste atenção, também, nas expressões do animal, como seu rosto, seus movimentos e seu corpo. Por fim, você também deve verificar a quantidade de latidos, a duração e a força. 

Com essas dicas, você vai conseguir entender o motivo do cachorro latindo muito. Se eles estão felizes, bravos, irritados e etc. 

Como acalmar um cachorro latindo muito? 

O adestramento irá ajudar bastante nesse situação. (Imagem: PxHere)

Primeiramente, é importante ter em mente que o cão vai latir, pois faz parte de sua natureza, assim como nós falamos. Mas, um cachorro latindo muito pode incomodar você, seus vizinhos e até mesmo gerar alguma multa em seu condomínio. 

Para que o seu cachorro entenda que latir muito não é bom e que não te agrada, é importante realizar treinamentos com o animal. Você pode ensinar um comando para ele parar de latir, para que você repita esse comando sempre que necessário. 

O adestramento fará toda a diferença nessas situações. Se você encontrar seu cachorro latindo muito, faça o comando de silêncio, espere ele se acalmar e depois de um tempo dê sua recompensa.  

A chave de um bom treinamento é a repetição e paciência, então faça esse procedimento várias vezes até que o bichinho aprenda. 

Depois de um tempo, ele irá entender e obedecer ao comando rapidamente, mas não abandone o reforço positivo depois disso. Continue oferecendo carinhos e elogios quando eles acatarem à ordem. 

Cachorro latindo muito: como evitar? 

O exercício físico pode evitar o excesso de latido. (Imagem: PxHere)

Como já foi informado anteriormente, o adestramento é a chave para que seu cachorro seja mais obediente e tranquilo. Portanto, seja firme nos comandos ensinados.

Além do treinamento, você deve verificar se está dando atenção suficiente ao animal. Pois eles tendem a latir quando estão se sentindo solitários e querem pedir carinho. 

Outra forma de evitar um cachorro latindo muito, é a prática de exercícios físicos regulares. Um motivo que pode causar o latido em excesso é o tédio, ou seja, leve seu pet para passear e reserve um tempo para brincar com ele. 

Para que ele não lata muito enquanto a família está fora de casa, você pode deixá-lo entretido. Por exemplo, deixe brinquedos disponíveis, assim ele terá algo para se distrair no período em que estão sozinhos. Existem brinquedos interativos, que um petisco é colocado nele e o animal precisa conseguir encontrar uma maneira de comê-lo. 

Caso você perceba que o motivo para seu cão latir muito é o barulho que vem fora de casa, deixe sua televisão ou rádio ligados, evitando que ele ouça os demais barulhos. Outra dica importante, é manter as cortinas fechadas, assim ele não irá ver o que tem fora e, provavelmente, vai latir menos. 

O que é o reforço positivo? 

Como verificamos aqui, um cachorro latindo muito pode ser adestrado para mudar esse hábito. De acordo com diversos profissionais, o reforço positivo é a melhor forma de ensinar um animal, mas o que será que isso significa? 

O reforço positivo, consiste em recompensar o animal que apresenta o comportamento desejado. Por exemplo, quando você pede para que ele deite, e ele obedece, é o momento do reforço positivo, que pode ser um petisco ou até mesmo um carinho. 

Essa técnica é muito utilizada pra o adestramento de cachorros ao redor do mundo, e muitos profissionais dizem que é a melhor forma de ensinar. 

O reforço positivo pode contribuir muito para o treinamento de um cachorro latindo muito, para que ele aprenda que esse ato é indesejado por você. 

Enfim, agora que você já sabe o que fazer com um cachorro latindo muito, conte pra gente se as dicas funcionaram para seu pet. 

Loading...

Gostou? Compartilhe!

0

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format