Conheça Bobi, o cachorro mais velho do mundo
Conhecer histórias como a do cachorro mais velho do mundo é algo bastante inspirador, pois revela que esses animais são capazes de ter uma vida longa ao serem tratados com muito cuidado. Nos últimos anos, esse título já mudou várias vezes de dono, provando que está sendo cada vez mais comum um dog viver tanto.
Dessa forma, para te explicar melhor sobre o detentor do título de cachorro mais velho do mundo atualmente, a nossa equipe do Planeta dos Animais produziu este artigo com diversas informações sobre esse doguinho. Portanto, leia o artigo a seguir para saber mais a respeito desse pet!
Cachorro mais velho do mundo: Guinness Book diz que é Bobi
Desde o dia 9 de janeiro de 2023, o cãozinho português Bobi é o cachorro mais velho do planeta para o Guinness Book (O Livro dos Recordes). Ele é um Rafeiro do Alentejo — também conhecido como Mastim português ou Mastim do Alentejo — que, como o seu nome sugere, é uma raça que se originou na região alentejana portuguesa. No passado, o Rafeiro foi criado com o objetivo de proteger os rebanhos criados no centro-sul de Portugal.
A idade do cachorro mais velho do mundo é algo surpreendente
Nascido em 11 de maio de 1992, o cachorro Bobi tem mais de 30 anos. Inclusive, para um cachorro da raça Rafeiro do Alentejo, essa é uma condição extremamente rara. Isso porque os cães de grande porte têm uma expectativa de vida baixa por conta do seu metabolismo acelerado.
Qual é o cachorro mais velho do mundo de todos os tempos?
O título alcançado por Bobi é tão extraordinário que ele também passou a ser considerado o cachorro mais antigo do mundo de todos os tempos. Antes dele, um cão da raça Pastor Australiano, chamado Bluey, era o mais antigo. Esse pet viveu entre 1910 e 1939, falecendo aos 29 anos e 5 meses. Nesse sentido, isso significa que Bobi conseguiu quebrar um recorde que durava por mais de 84 anos.
Como Bobi consegue viver por tanto tempo?
O dono de Bobi, Leonel Costa, que reside na região de Conqueiros, situada no distrito português de Leiria, acredita que o segredo para a tal longevidade do animalzinho se dá por conta do ambiente rural em que ele vive. Trata-se de um local muito calmo e tranquilo, em que o animal tem total liberdade para explorar diferentes lugares.
O cachorro Bobi ingere apenas alimentos orgânicos
Para Leonel, a alimentação do seu cachorro também é um provável fator determinante para que ele viva por tanto tempo, visto que ele se alimenta somente com comidas orgânicas e naturais, sem qualquer contato com ração para cachorro. Por fim, apesar de não podermos afirmar que Bobi vive por tanto tempo por essa razão, é essencial manter os cuidados com os animais de estimação para garantir que eles tenham uma vida de qualidade.
O dono de Bobi diz que ele o leva ao médico veterinário regularmente
Ter o costume de levar o cãozinho ao veterinário é fundamental para a saúde deles, mesmo que estejam aparentando estar saudáveis. Tendo isso em vista, o dono de Bobi também diz que leva o animal regularmente à clínica veterinária para evitar imprevistos. Em 2018, o cão mais velho do mundo atualmente, passou por alguns problemas respiratórios. O tutor ainda informa que o problema foi resolvido com ajuda do veterinário e que hoje em dia ele é bem saudável e adora brincar.
Como o Guinness Book confirmou que Bobi é o cachorro mais velho do mundo?
Tendo o objetivo de acabar quaisquer incertezas, a idade de Bobi foi confirmada por meio do serviço veterinário de Leiria e também através do registro do cão no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) — um banco de informações criado pelo governo de Portugal. Assim, como esse registro é obrigatório, a organização do Guinness Book conseguiu ter a garantia de que essa é a idade verdadeira do bichinho.
Antes de Bobi, quais eram os cães mais velhos do mundo?
Nos últimos anos, outros cãezinhos ocuparam a posição atual de Bobi. Antes, o cachorro Chihuahua misturado chamado Spike, de 23 anos, era o cachorro mais velho do mundo. Antes de Spike, esse título pertencia a cadela Pebbles, que era uma Fox Terrier Toy, contendo 22 anos. Por último, anterior a essa pequena fêmea, o cão com mais idade do planeta era Toby Keith, um Chihuahua puro com 21 anos.
Como calcular a idade do cachorro em anos humanos?
Muitos tutores se questionam sobre como calcular a idade do cachorro ou fazem esse cálculo incorretamente, ao seguirem a teoria infundada de somar 7 anos para cada ano de vida do pet. Na realidade, apenas o primeiro ano de vida deles já são equivalentes a 15 anos humanos. Entretanto, não há como fazer uma conta exata, a expectativa de vida está relacionada, principalmente, ao porte, já que os cães maiores demoram para amadurecerem e ficam idosos muito mais rápido.
E aí, gostou de conhecer a incrível história do cachorro mais velho do mundo? Então, não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares para que eles também possam conhecer o fantástico Bobi. Além disso, se você tem interesse por certos assuntos relacionados aos animais de estimação, confira outras matérias produzidas pela nossa equipe do Planeta dos Animais:
- Como cuidar de cachorro: 6 sinais que há algo de errado com a saúde do pet
- O que não deve ser feito ao passear com o cachorro?
- Vacina para cachorro filhote: quais são?
Agradecemos pela sua leitura e até a próxima oportunidade!