É verdade que cachorro não pode comer uva?

É verdade que cachorro não pode comer uva?

12 de janeiro de 2023 0

Sempre é mencionado que cachorro não pode comer uva, mas será que isso é mesmo verdade ou apenas um mito? Uma alimentação consciente é muito importante para  a saúde do animalzinho e saber exatamente o que pode ser dado para ele comer, é fundamental.

Pensando nesse tema, a nossa equipe do Planeta dos Animais preparou um conteúdo completo sobre o que pode acontecer com o animal ao ingerir esse alimento, quais frutas podem ser tóxicas, além de acabar com todas as suas dúvidas se os cães podem comer uva ou não. Confira! 

Há algum tipo de uva que o cachorro pode comer?

Numa pesquisa rápida na internet, é possível encontrar perguntas, como: “cachorro pode comer uva roxa?”, “cachorro pode comer uva verde?”, “pode dar uva passa para cachorro?”, “cachorro pode comer uva sem semente?”, “cachorro pode comer uva passa?”, entre outras dúvidas. 

A resposta para isso é apenas uma: não existe nenhum tipo de uva para cães, até porque, na realidade, a uva é tóxico para cachorro. Logo, não existe consumo seguro da fruta, seja a versão in natura ou desidratada — conhecida como uva passa. Não pode dar uva para cachorro pelo simples fato de que esse é um alimento que irá prejudicar o seu animal de estimação de várias formas.

Por que cachorro não pode comer uva?

Procurando entender por que não pode dar uva para cachorro? A verdade é que se o cachorro comer uva, ele poderá sofrer uma intoxicação alimentar. Portanto,  caso ela coma, até mesmo um pequeno pedaço dessa fruta, há grandes chances dele ter problemas graves. Assim, o cachorro não pode comer uva pois existem substâncias tóxicas presentes no alimento e que promovem várias reações nocivas no organismo do pet, sendo que não se sabe ao certo quais substâncias são essas.

Uma dica para quem pensa que pode dar uva verde para cachorro ou até pensa que cachorro pode comer passas é deixar estes alimentos o mais distante possível do pet, até porque, eles são curiosos por natureza e podem tentar abocanhar um pedaço da fruta quando você não estiver por perto.

Meu cachorro comeu uva: o que fazer?

Você sabe o que acontece se o cachorro comer uva? É basicamente como se o animal tivesse sido envenenado, por isso, o mais importante é buscar a ajuda de um especialista em saúde animal. Mesmo sabendo que a uva faz mal para cachorro, pode ocorrer dele comer a fruta acidentalmente se estiver ao seu alcance.

Desse modo, se você percebeu ou suspeita que houve a ingestão do alimento, é bom ter muita atenção. Mesmo quando o animal não apresenta sintomas específicos, é importante realizar uma consulta veterinária por precaução. Lá, o profissional de confiança indicará o melhor a se fazer, que poderá variar desde indução de vômito até uma lavagem gástrica. Inclusive, dependendo do caso, a fluidoterapia também pode entrar como tratamento de suporte.

Intoxicação por uva em cães: sintomas podem ser graves

Cachorro comeu uva e agora? A intoxicação pode ocorrer de diversas maneiras, como através de vômitos e diarreias, mas também pode causar fraqueza, quadros de desidratação e fortes dores abdominais. Além disso, é necessário ficar atento também com alterações urinárias e se há aumento de sede no animal. 

Embora não se saiba ao certo por que uva faz mal para cachorro e quais substâncias causam esses efeitos nocivos, o consumo de uva pode levar a um quadro de insuficiência renal em cães. Basicamente, os rins do animal deixam de funcionar como deveriam e ele precisará de suporte até o final da vida.

Mas afinal, quais frutas o cachorro não pode comer?

Apesar da restrição com a uva, cachorro pode comer outras frutas que não fazem mal para o organismo, como banana, maçã, melancia, manga, pera, caju e kiwi. No entanto, é necessário ter em mente, assim como algumas pessoas podem pensar que cachorros podem comer uva, existem outros frutos que são tão prejudiciais para o organismo canino quanto as uvas.

Nesse sentido, alguns exemplos de alimentos que fazem mal para cachorro são: abacate, carambola, açaí e frutas cítricas no geral (como laranja, maracujá, limão e abacaxi). Também existem frutas que não são exatamente maléficas para estes animais, mas precisam de atenção ao serem oferecidas aos cachorros, como o caqui, que contém muito açúcar e pode ser um problema para pacientes diabéticos.

E aí, ficou claro que o cachorro não pode comer uva? Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas saibam a respeito desse assunto tão importante para os cães. Por fim, não deixe de ler outras matérias daqui do nosso site em que abordamos diversos temas envolvendo os animais de estimação:

A gente fica por aqui. Até a próxima!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.