Cachorro obeso: saiba como tratar esse problema
Apesar de certos donos não darem atenção para a gravidade de se ter um cachorro obeso, é importante tratar esse tipo do problema o mais rápido possível. Essa situação pode até mesmo resultar na diminuição da energia alegre que grande parte dos cãezinhos carregam.
Nesse sentido, já dá para perceber que não há nada de bonitinho em um animalzinho nesse estado, até porque a obesidade pode desencadear em diversas doenças graves. Sabendo disso, leia a matéria que a nossa equipe produziu a respeito deste assunto. Confira!
Cachorro obeso: o que fazer?
O recomendado é que o seu animalzinho esteja no peso ideal, não estando acima ou abaixo do peso. Alguns tutores para resolver esse tipo de problema acabam dando menos ração para o cachorro, no entanto, isso por si só não resolve o problema. O ideal é que você procure um veterinário para que ele faça as orientações devidas avaliando o caso do seu dog.
Ração cachorro obeso: qual delas comprar?
Como mencionado anteriormente, diminuir a ração de cachorro não ajuda a diminuir o peso dele, o que isso pode fazer é deixar o animalzinho mais estressado e fazê-lo acabar comendo mais rápido do que de costume. O que o dono deverá fazer nesses casos é dar uma ração para cachorro obeso ou alguma ração light, mas isso quem irá decidir será o médico veterinário.
Invista em brinquedos que possam espalhar as rações pelo ambiente
Alguns brinquedos para cachorro são de muita ajuda para estimular um cachorro obeso a ser mais ativo. Para esse caso em específico, existe um tipo de brinquedo interativo que espalha as rações pelo ambiente. Assim, o animalzinho irá se alimentar seguindo os rastros de alimento, sempre andando e caminhando.
É interessante calcular o peso ou o volume da ração
Essa parte não é o dono que define. Inicialmente, é necessário seguir as instruções dadas pelo veterinário do seu pet ou proceder conforme o rótulo da embalagem da ração. O tutor pode pesar a ração até chegar ao recomendado ou utilizar um copo medidor. Pode ser das duas formas, o importante mesmo é ter a quantidade orientada.
Praticar exercícios constantemente é fundamental
Os cachorros são bichinhos naturalmente ativos, que adoram socializar com humanos e outros animais. Nesse sentido, é preciso que o dono de cão tenha uma atenção voltada para essa situação, afinal, se o cãozinho está acostumado a ficar sozinho ou não tem estado muito animado pode ser um sinal de que ele precisa de mais companhia.
Passear com cachorro é uma tarefa que pode ajudar, assim como, investir em um segundo pet para ser o companheiro fixo do seu amiguinho. Mas isso, claro, também dependerá da raça do seu dog e da idade em que ele está. Visto que, animais idosos normalmente já apresentam uma tendência à obesidade devido a sua diminuição de exercícios.
No entanto, cachorros obesos que estejam na vida adulta precisam se exercitar o quanto antes. Caso não seja um de uma raça braquicefálica — anomalia que afeta o crânio do pet, deixando-o suscetível a problemas respiratórios —, atividades como: corrida, natação ou até mesmo o Agility para cachorro, são algumas opções para estimular o dog. Que tal você e seu cão se exercitarem juntos durante o dia?
Quais os problemas que cachorros obesos podem ter?
O acompanhamento veterinário é um hábito que todo dono de pet precisa ter a cada 6 meses. Dessa maneira, é possível prevenir doenças mais graves e fazer com que o animalzinho esteja sempre conforme o seu peso ideal. Entretanto, caso seja um cachorro obeso e sem avaliação médica por muito tempo, o seu amiguinho pode acabar apresentando algumas doenças graves caso nada seja feito.
Artrite canina
Um cãozinho acima do peso pode apresentar doenças como artrite, visto que, ele acaba tendo que ter um esforço maior e acaba forçando as articulações do seu corpo. Essa doença traz muita dor para o animal e pode ser percebida quando o pet está mancando.
Displasia coxofemoral canina
A displasia coxofemoral canina, apesar de aparecer mais em determinadas raças ou em alguns casos ser um problema genético, é um problema que afeta a musculatura, os tendões e a articulação da região do quadril do animal e faz com que a parte responsável pela união com a bacia e o fêmur não seja desenvolvida corretamente.
Alteração respiratória
Quando o cãozinho está obeso ele pode ficar suscetível a ter problemas respiratórios, principalmente quando a temperatura está mais elevada. Um problema evidente são as alterações respiratórias, que podem deixar o pet com falta de ar e com uma respiração encurtada. Inclusive, nas raças braquicefálicas esse problema pode ser ainda mais intenso.
Diabetes canina
A diabetes é uma doença que não é grave apenas para os humanos, mas também para os pets. O desenvolvimento de diabetes canina, sendo uma sem cura e que pode deixar o cãozinho cego, faz com que o animal sinta mais sede e também tenha um aumento considerável no seu apetite.
Hipertensão em cães
A hipertensão é um problema de aumento da pressão sanguínea e que pode levar o seu doguinho a ter problemas cardíacos mais graves, como infarto. Alguns indícios de que o animal possa estar com esse problema são desmaios e tontura, fazendo-os andar em círculos.
Gostou do conteúdo? Compartilhe entre outros donos de pets para que eles disponham de uma atenção redobrada em relação ao peso do seu cãozinho. Também não deixe de conferir outras matérias daqui do site que falam sobre os cuidados que todo tutor de cachorro precisa ter:
- Coleira para cachorro: qual é a mais adequada para o seu pet?
- Tapete higiênico para cachorro: saiba mais a respeito
- Como cortar unha de cachorro?
Ficamos por aqui. Até a próxima!