Comidas ceia de natal: o que cachorro pode e não pode comer?
O cachorro pode e não pode comer determinados alimentos que são típicos do nosso dia a dia. Quando chegam as datas comemorativas, como Natal e Ano Novo, é comum que os tutores pensem que não faz mal agraciar o animal com umas comidinhas diferenciadas, mas não é bem assim que funciona.
As comidas de ceia de Natal nem sempre fazem bem para os cães. Muito pelo contrário, existem alguns componentes bem tóxicos em algumas delas. Por esse motivo, saber o que cachorro pode e não pode comer é fundamental para evitar qualquer risco de intoxicação no seu animalzinho. Confira tudo sobre isso a seguir!
Por que é importante saber o que cachorro pode e não pode comer?
O organismo dos cães é bem diferente do nosso. Alguns alimentos que para nós é benéfico e não faz mal, pode ser um verdadeiro veneno para os dogs. Isso significa que, antes de inserir qualquer comida diferente na dieta do animal, os tutores precisam pesquisar muito bem se o cachorro pode e não pode comer aquilo. Afinal, ninguém quer ver o próprio bichinho passando mal por um erro que poderia ser facilmente evitado, certo?
Nos cães, a intoxicação é um problema bastante sério. Logo, dependendo do alimento e da quantidade que foi ingerida, o animal pode sofrer uma série de sintomas como: vômitos, diarreia, dor abdominal, tremores e convulsões. Alguns alimentos, inclusive, podem até mesmo ser fatais para os pets. Por isso, sempre tenha muita atenção, tanto no Natal quanto em qualquer época do ano.
Ceia de Natal com cachorro: quais comidas são liberadas?
Apesar de existirem várias comidas que cachorro não pode comer nas festas de fim de ano, também existem alguns alimentos permitidos e que não farão mal algum ao pet. Nesse sentido, os legumes da ceia liberados para o seu amigo são: brócolis, cenoura, abobrinha, beterraba, batata, batata doce e abóbora. Tudo deve estar previamente cozido para não prejudicar o animal.
Bacalhau congelado ou fresco é liberado, mas o bacalhau seco está proibido por causa da quantidade de sal que tem. Tender e peru em pequenas quantidades e sem estar temperado também podem ser oferecidos, assim como a carne branca do chester e do peru, mas atenção: não ofereça pedaços que estejam com gordura ou osso! Para completar a ceia de Natal para cachorro, um pouquinho de arroz sem tempero e outros ingredientes também é válido.
Na ceia de Natal, cachorro não pode comer passas e chocolate
Alguns dos maiores inimigos dos cães nas ceias de Natal e Ano Novo são as uvas passas e o chocolate. Assim, para quem se pergunta as frutas que cachorro pode e não pode comer, algumas são proibidas, como: uva, uva passa, abacate, carambola, abacaxi, laranja e figo. No entanto, as uvas e uvas passas são as mais prejudiciais e devem ficar bem longe do seu pet.
O chocolate é igualmente nocivo para os dogs. O alimento contém uma substância extremamente tóxica para cães, que é a teobromina. Ao ingerir qualquer quantidade de chocolate, o animal pode sofrer com o aumento da pressão arterial, ter taquicardias, vômitos e convulsões. É recomendado buscar a ajuda de um médico veterinário de confiança nestes casos.
Outros alimentos que devem ser evitados na ceia de Natal para cachorro
Além dos dois que foram mencionados acima, que são os mais perigosos, o seu cãozinho também deve ficar afastado de vários outros pratos para ceia de Natal. Panetone, chocotone, rabanada são doces comuns nesta época e fazem um mal danado para os cachorros, devendo ser evitados. Além disso, comidas com macadâmia ou temperadas com cebola e alho também devem ser evitadas.
Dos pratos salgados, salpicão, farofa, pão e qualquer tipo de osso não devem ser oferecidos ao seu animal de estimação. Algumas pessoas podem pensar que dar osso para cachorro não faz mal, mas a verdade é que ao roer um osso que foi cozido, há chances de ele quebrar, o cachorro engolir e sofrer engasgos ou uma obstrução intestinal. Por isso, evite tudo isso!
Cachorro pode e não pode comer muitos alimentos do nosso dia a dia
Ter um cuidado com cachorro na ceia de Natal é importantíssimo, mas todo o resto do ano também demanda atenção. Às vezes por um descuido oferecemos algum alimento que o cachorro não pode comer, e só descobrimos isso a caminho do veterinário. Por isso, o tutor sempre deve estar atento às restrições alimentares do seu pet. Veja algumas comidas que cachorro não pode comer:
- Açúcar e doces;
- Espiga de milho;
- Carne crua;
- Frituras;
- Gorduras;
- Feijão;
- Tomate.
Por outro lado, você também deve estar curioso para saber quais são os alimentos liberados para os caninos, não é mesmo? Felizmente, também existem algumas guloseimas do nosso dia a dia que não vão trazer riscos à saúde dos dogs se ingeridas em poucas quantidades, como:
- Banana;
- Goiaba;
- Melancia;
- Caju;
- Manga;
- Pera;
- Morango;
- Ovo;
- Chuchu;
- Couve-flor;
- Vagem;
- Agrião;
- Alface;
- Espinafre;
- Quiabo.
E aí, gostou do nosso artigo? Agora que você sabe o que cachorro pode e não pode comer de comidas, ceia de natal da sua família ficará mais tranquila! Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas saibam a respeito desse assunto. Também não deixe de ler outras matérias feitas pela nossa equipe do Planeta dos Animais, onde abordamos diferentes assuntos sobre o fantástico universo dos pets:
- Ração para cachorro: entenda como é e do que elas são feitas
- O que não deve ser feito ao passear com o cachorro?
- Vacina para cachorro filhote: quais são?
Agradecemos a sua leitura, a gente fica por aqui. Até a próxima!