Cachorro São Bernardo: origem, dicas de cuidados, temperamento e muito mais!

Cachorro São Bernardo: origem, dicas de cuidados, temperamento e muito mais!

26 de junho de 2022 0

O cachorro São Bernardo é uma das raças mais  famosas e caricatas do Brasil e do mundo, sendo bem tranquila e astuta por natureza. Ele, com seu charme e aparência, facilmente faz qualquer um se apaixonar.

À primeira vista seu tamanho gigante e jeito marrento podem assustar um pouco, mas por trás disso existe um cachorro amoroso, sensível e extremamente companheiro. Seu coração é tão grande quanto o seu porte!

Ele ficou ainda mais famoso após ser representado nas telonas no filme Beethoven, O Magnífico (1992). Desde então muitas pessoas buscam saber mais sobre esta raça. 

De modo a sanar quaisquer dúvidas a respeito do tema, nossa equipe reuniu neste guia completo as principais informações sobre a raça.

Com a leitura, você encontrará os seguintes tópicos:

  • História de origem do cachorro São Bernardo;
  • Características físicas do São Bernardo;
  • Temperamento do cachorro São Bernardo;
  • Cuidados básicos;
  • Saúde
  • Quanto custa um filhote de São Bernardo?
  • Dicas extras para cuidar do seu amigão!

Boa leitura!

História de origem do cachorro São Bernardo

O cachorro São Bernardo é um dos cães mais antigos do mundo. De acordo com registros de pesquisadores, ele surgiu por volta do ano 1695, na Suíça. Na época, ele era conhecido por Cão Barry. 

No país, monges locais costumavam montar abrigos para nômades que viajavam para Roma durante o século XI, e foi nestes Alpes que os primeiros São Bernardos começaram a ser criados.

Dos grandes nomes já estiveram relacionados a esta raça, Napoleão Bonaparte é o mais famoso. Durante muitos anos o imperador utilizou o São Bernardo para ajudar no resgate de pessoas que se perdiam nas florestas locais.

Devido às suas características físicas e emocionais, pesquisadores acreditam que o São Bernardo seja o resultado da mistura entre os cães nativos dos Alpes e os cães Mastins trazidos por exércitos romanos.

Outra função bastante importante do cachorro São Bernardo era auxiliar no resgate de pessoas que sofriam com as fortes nevadas do local. Graças à sua pelagem, o animal pouco sentia as consequências do frio.

Características físicas do cachorro São Bernardo

cachorro São Bernardo

Como dissemos, o São Bernardo é um cachorro de grande porte, por isso, à primeira vista sua aparência pode assustar um pouco. 

Seus músculos costumam ser definidos e bem espalhados ao longo de todo corpo do animal, fazendo com que ele simbolize uma figura imponente e bruta.

Uma característica bem marcante dos cachorros São Bernardo costuma ser sua expressão, que é comumente interpretada como brava. Mas não é bem assim, apesar dos olhos caídos e serrados, o cão é bem tranquilo e afetuoso.

A média de altura dos cachorros desta raça é de 70 centímetros, e o peso costuma ficar por volta de 63 quilos. 

Quanto aos detalhes físicos, vale ressaltarmos o focinho largo que, com os olhos marcantes e orelhas caídas, fazem o São Bernardo se diferenciar na multidão.

No geral, podemos encontrar a pelagem do São Bernardo nas versões curta e longa. Mas, isso pouco faz diferença no porte do animal, visto que é mais uma questão de genética mesmo.

Cores do São Bernardo

Em quais cores podemos encontrar o São Bernardo? 

Bom, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia, o branco é a cor padrão do animal. No entanto, é possível encontrar o animal com manchas vermelho-claras ao longo do corpo, acompanhadas por um manto mais denso por volta do dorso e flancos.

Um fato interessante é que todos os cachorros desta raça precisam ter marcas brancas em seu peito, ponta da cauda, patas e focinho, além de uma listra na cabeça e o pescoço manchado.

Temperamento do São Bernardo

O emocional do São Bernardo costuma ser bastante tranquilo, paciente e do bem. Ele é um daqueles cachorros que amam estar próximos ao seu dono, e fazem questão de demonstrar todo o seu amor por meio de carinhos e latidos.

Um ponto importante é que a forma com que o animal é adestrado quando filhote impacta muito em como ele se portará quando adulto. Assim, sempre procure ajuda profissional para ter um São Bernardo obediente e tranquilo quando adulto.

Eles são bem agitados, costumam pular bastante, principalmente em pessoas. Muitas vezes eles podem esquecer como são gigantes, então, apesar do abraço ser fofo por conta da pelagem, tome cuidado para não cair e sofrer algum acidente.

Uma dica é, durante o adestramento do filhote, ensiná-lo a não repetir esse comportamento com qualquer pessoa. É preciso ter um pouco de paciência com essa raça, visto que parecem crianças gigantes que precisam ouvir o mesmo comando mais de uma vez.

Não confunda sua energia com desobediência. O São Bernardo é um cachorro bondoso e extremamente protetor, o que faz dele um excelente companheiro tanto com crianças, quanto com adultos. A paciência desta raça também é outro ponto de destaque.

Por essas características, o São Bernardo é muito utilizado em casas de repouso para idosos. Ele é daquelas raças que se dão bem com literalmente todo mundo! Então, acabam não sendo muito eficazes em tarefas de guarda (eles adoram receber visitas).

A respeito do latido do cão, costuma ocorrer bem raramente. 

No geral, eles só latem quando querem sinalizar algo a seus donos, como possível ameaça, desconforto, medo ou quando necessitam de atenção e ajuda. 

Também podem latir quando entediados, mas nada que um carinho na barriga não resolva com sucesso!

Apesar de serem bem calmos durante o dia a dia, precisamos falar sobre a propensão desta raça a destruir coisas. Por ter tanta energia, muitas vezes o São Bernardo não vê onde colocar todo esse estresse, descontando em qualquer coisa que vê pela frente.

O lado bom é que o adestramento correto pode reverter tranquilamente essa situação. Como dissemos, eles costumam ser bem calmos, então o tutor pode utilizar disso para facilitar o treinamento.

Por natureza o São Bernardo é um cão bem obediente, e costuma fazer de tudo para agradar os seus donos. Ou seja, não será uma luta convencer o cachorro de que determinado comportamento o deixa infeliz.

Resumindo, a personalidade do São Bernardo costuma ser bem serena, mas um pouco agitada. Eles precisam de espaço para gastarem energia, uma vez que estamos falando de um cão gigante.

Muito dócil, leal e proativo, ele vai fazer de tudo para proteger e agradar a sua família!

Cuidados básicos com a raça São Bernardo

cachorro São Bernardo

Como todas as raças de cachorro, o São Bernardo também necessita de alguns cuidados especiais. Você já sabe como eles são amáveis e energéticos, o que demanda um amplo espaço para eles gastarem essa energia. 

Por causa disso, as patas desses animais possuem uma aderência fenomenal e eles costumam deixar rastros de sujeiras bem visíveis por onde quer que passam.

Eles também são extremamente babões, o que pode dar um pouco de dor de cabeça ao dono. 

É importante você sempre andar com uma toalha úmida para ajudar o cão a se limpar quando necessário. 

Caso contrário, o acúmulo de baba pode ocasionar fedor a pelagem do animal.

O recomendável é que o tutor dê banho em seu São Bernardo com regularidade. No entanto, é essencial utilizar os produtos corretos na hora da limpeza. 

O São Bernardo possui um revestimento oleoso natural que também serve como proteção, sendo assim, opte por produtos neutros e próprios para esta raça.

A pelagem desses animais é um dos seus principais chamativos. Os pelos do São Bernardo precisam ser escovados diariamente, de modo a manter a boa aparência e eliminar potenciais sujeiras grudadas no corpo do animal.

Ele também é muito propenso a desenvolver nós ao longo do pelo, nesse caso, a atenção deve ser redobrada. Uma dica é utilizar pentes de metal para facilitar o processo!

Tenha atenção, também, aos olhos do animal. Eles costumam expelir secreções que, quando não cuidadas, causam irritação ao organismo canino. Procure sempre manter essa região limpa. 

Saúde

Os cachorros São Bernardo normalmente não possuem problemas de saúde mais graves. No entanto, isso não quer dizer que ele não possa desenvolver alguns transtornos.

A pelagem do animal é um dos principais fatores que impactam em sua saúde. Por ser um pelo espesso e longo, no calor eles podem suar mais que o normal, ficando mais propensos a se sujar e obter vermes.

Estômago (GDV)

A síndrome da dilatação volvo gástrica (em inglês, GDV), é uma doença comum em cães de grande porte. Essa condição provoca uma espécie de torção no estômago, e pode ser bastante grave se o tutor não procurar ajuda imediata.

Displasia do Cotovelo 

Outra doença que os cachorros desta raça estão propensos a desenvolverem é a Displasia do Cotovelo, responsável por gerar uma má formação na cartilagem dos animais. Esse problema também pode atingir diretamente a articulação do São Bernardo, causando dores  e dificuldade de mobilidade.

Nível de exercícios do São Bernardo

O cão São Bernardo é um gigante, ou seja, demanda espaço para gastar energia. No geral, a classificação do nível de exercício desta raça é dada como moderada. 

Para eles, uma caminhada longa, uma corrida curta ou até mesmo 30 minutos de brincadeiras podem ser suficientes para a alegria do animal.

Um cuidado que todo tutor deve ter, diz respeito à alimentação. Eles possuem tendência à obesidade, por isso é recomendável o dono ter uma rotina de atividades físicas com o seu animal, de modo a manter o peso dele.

Lembre-se que eles adoram brincar, então podem ficar entediados facilmente. Se você não quer ver nada destruído pela casa, não se esqueça de estimular o seu cachorro!

Quanto custa um filhote de São Bernardo?

Um filhote de São Bernardo pode custar entre  R$ 1.000 e R$ 7 mil reais. São diversos os fatores que impactam no valor final do cachorro.

Para ter a certeza de estar fazendo uma adoção responsável, é fundamental escolher um abrigo comprometido com o bem estar dos animais. 

Infelizmente, muitos cãezinhos são vítimas de maus tratos em criadouros que prezam apenas pelo nascimento de novos filhotes, sem se preocupar com a saúde da fêmea.

Adotar ou comprar um filhote de São Bernardo de uma casa de abrigo confiável pode ser um pouco mais caro, mas apenas assim você tem segurança da procedência do animal.

Em caso de dúvidas, tente visitar o local de adoção algumas vezes ao longo do mês, antes de adquirir o animal.

Dicas extras para cuidar do seu São Bernardo!

Tente sempre priorizar a escolha de rações com fórmula especial repletas de ingredientes para garantir o bem estar do animal. Às vezes, escolher a opção um pouco mais cara sai em conta e faz extrema diferença no crescimento do filhote.

Uma ração de qualidade impacta diretamente na saúde do animal, além de dar mais energia ao cão. 

Lembre-se de sempre prezar pela saúde e bem estar do seu amigão. Para isso, as visitas regulares ao veterinário são indispensáveis, apenas assim o tutor consegue prevenir ou tratar problemas de saúde do seu pet.

O cachorro São Bernardo é altamente adaptável, mas isso não quer dizer que seu filhote se sinta imediatamente seguro em um lar novo. Trabalhe a confiança do cão em pequenos passos, assim sua ligação com ele será mais forte e duradoura.

Para facilitar ainda mais o adestramento do cão, nossa equipe recomenda adestrá-lo ainda enquanto filhote. Nas primeiras tentativas pode ser um pouco difícil, mas nada que um pulso firme e paciência não resolvam. 

E aí, o que achou do cachorro São Bernardo?

Chegamos ao final do artigo e tenho certeza que você se apaixonou pelo São Bernardo! Esse cachorro gigante chama atenção de qualquer um que passa, seja pelo seu porte ou temperamento.

Como todo animal, o São Bernardo necessita de alguns cuidados que exigem atenção do seu dono. Dessa forma, se for adotar, lembre-se de levar o seu pet ao veterinário com frequência e de preparar sua casa para recebê-lo.

Gostou do artigo? Não se esqueça de compartilhar conosco suas impressões, e o que mais chamou sua atenção nessa raça tão apaixonante que é o São Bernardo. 

Confira também outros posts sobre algumas das raças mais famosas:

Até a próxima!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!