Caixa de areia para gatos: qual usar?

Caixa de areia para gatos: qual usar?

4 de julho de 2022 0

Quando um novo gatinho começa a fazer parte da sua família, a caixa de areia é, sem dúvida, um dos primeiros itens que o tutor deve adquirir. Não basta apenas pensar na melhor ração para gatos. Também é importante levar em consideração que esses animais precisam de um lugar próprio para fazer suas necessidades.

Como é um produto que os felinos precisam no seu dia a dia, nós do Planeta dos Animais separamos nesta matéria alguns dos diferentes tipos de caixa de areia para gatos. Vem com a gente e descubra qual delas pode ser capaz de agradar o seu tão amado bichano! 

Por que a caixa de areia para gatos é tão importante?

Ao contrário dos cachorros que fazem suas necessidades em qualquer lugar (e que precisam de um treinamento específico para evitar sujeiras pela casa), os gatos são bem mais rigorosos na escolha do seu “banheirinho”. Sem uma caixa de areia para gatos no ambiente, o seu gatinho pode ficar bem estressado, o que pode resultar em problemas intestinais e urinários. 

Conheça todos os tipos de areia para gatos

Gato pisando em grãos de areia com suas patas
Há uma grande variedade de tipos de areia para gatos. Foto: Bigstock

Granulado de argila

Como é um tipo de areia para gato produzida com grãos finos de argila bentonita, essa é uma alternativa básica e barata para cuidar do seu animalzinho. Entretanto, não é uma opção sustentável e também não é capaz de inibir o cheiro desagradável, exigindo a troca constante da areia.

Granulados de areia

Para você que não pode gastar muito, esses granulados de areia também são uma opção básica e eficaz para recolher o xixi e cocô dos bichinhos. Porém, esse tipo de areia para gato geralmente forma lama ao entrar em contato com os dejetos do animal, fazendo com que suje o resto da casa. 

Areia sílica

Mesmo com um custo mais elevado, a areia sílica para gatos é capaz de oferecer diversos benefícios para os gatinhos e principalmente para os donos de pet. Com uma alta durabilidade, esse tipo de areia para gato funciona como uma esponja: por exemplo, os cristais de sílica são formados por um gel capaz de absorver por completo a urina do gato. Isso diminui os odores da caixa e faz com que esse tipo de areia possa durar por mais de uma semana sem precisar realizar a troca.

Granulado de madeira

Para você que se preocupa em não prejudicar o meio ambiente na hora do descarte, esse tipo de areia para gatos é uma opção biodegradável. Ela é feita com grãos de pinus, contendo uma alta capacidade de absorção e impedindo também que a caixa de areia do gatinho fique com um odor desagradável. Ao entrar em contato com a urina do bichano esses grãos formam um pó, o que facilita a limpeza da caixa.

Conheça os diferentes tipos de caixa de areia para gatos

Agora que falamos sobre os diferentes tipos de areia, está na hora de entender um pouco mais sobre as caixas de areia para gatos. Tem vários modelos disponíveis e é fundamental que o item corresponda bem ao tamanho do animal para oferecer maior conforto e comodidade ao pet. Outro fator que você deve levar em consideração é os hábitos do seu amigo.

Caixa de areia para gatos aberta

Um gatinho dentro de uma caixa de areia para gatos aberta.
A caixa de areia aberta é muito utilizada. Foto: Bigstock

Este é o tipo de caixa de areia para gatos mais comum. Ela, inclusive, é a mais recomendada para gatinhos filhotes, pois facilita o acesso deles. Sem maiores detalhes, esse tipo de caixa é bem simples: mantém as laterais com uma altura mais baixa. No entanto, ao utilizá-la com os gatos adultos, a areia pode cair para fora da caixa.

Caixa de areia para gatos aberta com as laterais mais altas

Gato dentro de uma caixa de areia aberta com as laterais mais altas
Diminua a sujeira usando a caixa com as laterais abertas. Foto: Bigstock

Essa opção é a melhor para quando o seu gatinho chegar na fase adulta. Com as laterais mais altas, isso facilita para que o felino enterre o seus dejetos sem sujar o redor da caixa. Na hora de comprar, é bom ter atenção quanto ao tamanho do seu pet, o que pode variar de acordo com o peso e a raça do gato. 

Caixa de areia fechada para gato

Gatinho dentro de caixa de areia fechada
A caixa fechada é legal para não expor o banheirinho do pet. Foto: Bigstock

Alguns gatos são mais tímidos na hora de fazer suas necessidades, pensando nisso, a caixa de gato fechada pode ajudar tanto os felinos quanto os donos, pois o xixi e coco não ficam expostos ao ambiente. É um item todo fechado, o que pode ser um problema na hora de limpar, mas em contrapartida, não requer que você tenha que recolher os dejetos mais de uma vez ao dia. 

Caixa de areia para gatos com peneira

Está na busca por mais praticidade na hora de limpar a caixa de areia do gato? Esse é o produto mais indicado para você! Como essa caixa contém uma peneira, na hora de fazer a limpeza, é só desencaixar para que os grãos de areia mais finos caiam e possam ser reutilizados. A praticidade é tanta que só de pensar no tempo economizado, vale o investimento.

Gostou da matéria? Esperamos que acabe com boa parte das suas dúvidas sobre as caixas de areia para gatos. Ah, e não se esqueça de compartilhar com os outros donos de gatos que você conhece! Aproveite também para dar uma olhada em outras publicações do Planeta dos Animais para mais matérias sobre o universo pet:

Ficamos por aqui. Até a próxima!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!