Castração de cachorro fêmea: saiba mais sobre

Castração de cachorro fêmea: saiba mais sobre

14 de abril de 2023 0

Por meio da castração de cachorro fêmea é possível ter diversos benefícios para a saúde da sua cachorrinha. Dessa forma, você impede que aconteça um certo descontrole na  reprodução, como também é capaz de evitar doenças como o câncer de mama e a piometra canina.

Portanto, pensando em esclarecer as mais diversas dúvidas, a nossa equipe do Planeta dos Animais produziu este conteúdo para ajudar e fazer com que os donos de cães do sexo feminino entendam melhor sobre a necessidade de promover a castração de cadelas. Nesse sentido, acompanhe o artigo abaixo!

Do que se trata a castração em cadelas?

A castração de cachorra é um ato cirúrgico simples para deixar a sua fêmea incapacitada de gerar novos filhotes. A partir da realização desta cirurgia, é possível ter um melhor controle do nascimento dos cães e, assim, evitar que muitos sejam abandonados. Além disso, a castração também é eficaz para impedir o surgimento de doenças graves e de comportamentos indevidos.

Castração canina: quando fazer?

A verdade é que diversos médicos veterinários recomendam que se faça a cirurgia de castração de cadela nem muito cedo, nem tarde demais. Isso porque, caso seja feita antes do período indicado, pode afetar o desenvolvimento do animal, e, se for feita muito depois, não será possível evitar algumas doenças. Portanto, a orientação é que a execução desse procedimento ocorra após a maturidade hormonal, entre os 6 a 9 meses de idade. 

Como é a castração de cadela?

Não há muito mistério em relação a cirurgia de castração de cadela. Afinal, trata-se de uma intervenção cirúrgica feita a partir de uma anestesia geral — podendo ser injetada ou inalada — com o objetivo de promover a esterilização do seu bichinho de estimação. No caso das cadelas, são removidos os ovários e o útero através de um pequeno corte feito na região do abdômen da cachorrinha.

Castração de cachorro fêmea: o que deve ser feito antes da cirurgia?

Para que enfim seja feita a castração de cachorro fêmea são necessários alguns pré-requisitos. A cachorrinha precisa ter mais de 6 meses de idade e estar com todas as vacinas para cachorro filhote em dia. Inclusive, vale destacar também que próximo da data da cirurgia, o pet precisa estar em jejum de 12 horas. O ideal é buscar informações com o médico veterinário ou no centro de saúde animal da sua cidade.

Castração de fêmea: quanto tempo dura?

A cirurgia da castração de cadela é feita por meio do processo de ovariosalpingohisterectomia, que consiste na retirada do útero e ovários da fêmea. Trata-se de um procedimento simples e sem muita demora, visto que dura em torno de 30 minutos.

E a castração de cachorro macho, como ela é feita e quanto tempo leva?

Em relação a castração em cachorros do sexo masculino, é realizado o processo de orquiectomia, que nada mais é do que a remoção dos testiculos do animalzinho. Apesar de não desenvolverem doenças como a piometra e o câncer de útero, os cães machos podem vir a sofrer distúrbios testiculares, como a neoplasia testicular canina. Logo, é importante que eles também sejam castrados. Por fim, sobre o tempo da cirurgia nos dogs masculinos, ela é bem  rápida: leva apenas 10 minutos.

O cuidado pós-operatório é muito importante

Mesmo que seja uma cirurgia simples, são necessários cuidados pós-operatórios. Assim, impeça que a sua cadela pratique atividades mais intensas e que ela faça qualquer tipo de esforço físico, já que isso pode romper os pontos. Portanto, evite passeios e fique com a sua amiguinha em casa até cicatrizar os cortes da cirurgia. Como cada pet possui um processo de cicatrização diferenciando, não é possível estipular o tempo exato, mas 10 dias é o tempo médio para a remoção dos pontos.

Castração cachorro fêmea: onde fazer gratuitamente?

Pensando em diminuir os índices de abandono e doenças caninas, as prefeituras de algumas cidades brasileiras promovem a realização da castração de cachorro fêmea gratuitamente. Nesse sentido, após o aval de um médico veterinário que seja da sua confiança, compareça nas unidades de saúde veterinária da sua cidade para saber melhor a respeito. Geralmente são pedidos exames de hemograma e risco cirúrgico para que o procedimento cirúrgico seja feito de forma segura.   

Agora que você sabe melhor sobre como é a castração de cachorro fêmea,  ajude-nos compartilhando este conteúdo entre seus amigos e familiares para que eles também melhorem a compreensão a respeito desse assunto. Por fim, não deixe de ler outros conteúdos produzidos pela nossa equipe do Planeta dos Animais, que abordam diversas pautas relacionadas aos animais de estimação:

Agradecemos pela sua leitura até o fim. Ficamos por aqui, e até a próxima!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.