Ciclo de vida do cachorro: saiba mais sobre

Ciclo de vida do cachorro: saiba mais sobre

21 de novembro de 2022 0

Entender o ciclo da vida do cachorro é muito importante, já que esses animais crescem e amadurecem em um ritmo bem diferente dos seres humanos. Ainda assim, cabe destacar que para determinadas raças de cães alguns ciclos podem ser mais curtos ou mais longos.

Nesse sentido, mesmo com diversas opiniões divergentes de especialistas sobre esse assunto, a nossa equipe resolveu separar alguns pontos necessários para que fique claro cada ciclo de vida de um cachorro. Portanto, vem com a gente, e confira o conteúdo a seguir!

Fases da vida de um cachorro: do que se trata?

Os animais de estimação, tal como os seres humanos, passam por diferentes fases durante a vida. Logo, é preciso entender que há certos momentos em que eles demandam mais atenção. Diante disso, urge compreender cada parte deste ciclo de vida do cachorro.

O começo do ciclo de vida do cachorro: a fase neonatal

cães recém-nascidos
Durante esta fase os cãezinhos ficam de olhos fechados. Foto: Bigstock

Logo após o nascimento, o cãozinho se encontra na fase neonatal. Desse modo, trata-se de uma das fases mais importantes para a vida de um cachorro. Nela, o animal é bem dependente da mãe, já que um recém-nascido não enxerga e não escuta direito por conta do processo de desenvolvimento do seu sistema nervoso central. 

Ainda cabe destacar que esse início de ciclo de vida do cachorro costuma ocorrer, aproximadamente, durante as primeiras 2 semanas de vida do pet. Todavia, não se esqueça de vacinar o cãozinho, já que a partir do 45º dia de vida o pet já pode ser imunizado.

A mais breve entre todas: a fase de transição

Durante esse rápido estágio do ciclo de vida do cachorro, o animal passa a ter uma condição sensorial mais ampla. Logo, é nele que o cãozinho começa a mudar radicalmente o seu comportamento, procurando ser mais ativo e brincalhão com os seus irmãozinhos companheiros de ninhada. Costuma durar uma semana, entre a segunda e a terceira semana de vida do cão.

Em todo o ciclo de vida de um cachorro, a fase filhote é uma das mais importantes 

filhotes de poodle
A fase filhote é considerada a mais importante de todas. Foto: Bigstock

Não há como negar a importância desta etapa entre todas as fases do cachorro. Afinal, é nela que o animal começa a desenvolver mais a fundo o seu comportamento, acompanhado de uma necessidade de socialização muito mais ampla. Nesse sentido, estimule a relação do pet com o seus irmãozinhos, e, claro, com as pessoas com que ele irá conviver daqui pra frente.

Em relação ao tempo, essa fase dura um pouco mais do que as anteriores — 9 semanas —, sendo, aproximadamente, entre a 3ª e a 12ª semana de vida do cãozinho. O ideal, é que essa relação com humanos aconteça nesse período de vida do cão. Dessa maneira é possível impedir qualquer problema no comportamento e na vida social do cachorro.

Fase adolescente: o tempo dessa fase varia de acordo com o porte e a raça

É neste período em que o cãozinho passa a ter um maior interesse em novidades, procurando explorar muito bem os lugares em que ainda não passou antes. Logo, é muito importante a manutenção, principalmente a partir desta fase, de uma rotina focada nos passeios com o cachorro.

Na questão do tempo, essa fase inicia a partir da 12ª semana de vida do cãozinho. Entretanto, o final da mesma dependerá de quando o pet atingirá a sua maturidade sexual. Assim, isso é diferente para cada porte e raça, já que para as raças de cachorro pequeno a adolescência canina costuma durar até o 7º mês de vida do animal, e, para um cão de tamanho grande ou gigante, ela pode chegar a durar até o 18º mês de vida do seu amiguinho, aproximadamente.

A fase adulta é o auge da forma física do ciclo da vida de um cachorro

cachorro pastor alemão adulto
É durante esta fase que os cães ficam no auge da sua forma física. Foto: Bigstock

É durante a etapa da fase adulta em que o cachorro atinge a sua forma ideal, ou seja, trata-se do auge das características físicas do animalzinho. Logo, é importante cuidar bem da pelagem e do aspecto do animal escovando de acordo com a necessidade da raça adotada.

Contudo, um cãozinho passa a ser considerado adulto ao finalmente atingir a sua maturidade sexual e, como mencionado anteriormente, isso se distingue entre as raças existentes. O curioso é que durante a fase adulta os papéis se invertem, pois sua duração é mais curta em cachorros grandes, e mais longa em cães pequenos.

A fase idosa requer alguns cuidados breves

cachorro golden retriever idoso recebendo carinho
Os cães idosos demandam certos cuidados. Foto: Bigstock

Tal como algumas fases do cachorro filhote, a época idosa demanda uma série de cuidados mais intensivos por parte do dono do pet. Tendo isso em vista, um cão mais velho precisa ter um pouco de descanso, com passeios curtos, e também uma alimentação com rações próprias para cães idosos. Trata-se de fazer com que o animal não fique tão acomodado e tenha mais energia para gastar.

Por fim, como infelizmente estamos falando do final do ciclo da vida de um cachorro, é comum que o animalzinho esteja suscetível a apresentar doenças. Logo, trata-se de uma fase que costuma ter início, em média, a partir do 7º ano de vida do pet, sendo que a expectativa de vida de cães pequenos é mais longa do que a de cachorros grandes.

O ciclo de vida do cachorro é um assunto que pode gerar curiosidade para muitas pessoas. Nesse caso, compartilhe para que outros também tenham a oportunidade de saber sobre essas diferentes fases. Também deixe de conferir outras matérias daqui do site com outros assuntos envolvendo os animais de estimação:

A gente fica por aqui. Agradecemos pela sua leitura, e até a próxima!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.