Comandos para cachorro: como e quais ensinar ao seu pet

Comandos para cachorro: como e quais ensinar ao seu pet

25 de fevereiro de 2021 0

Quando você tem um novo cachorro na sua casa, a primeira coisa que vem na sua cabeça é ensinar alguns comandos. Hoje, o Planeta dos animais vai te dar algumas dicas de como ensinar comandos para cachorro. 

O adestramento de um cão vai muito além do que ensinar truques e comandos, o treinamento serve para aproximar o pet do tutor. Além de melhorar a comunicação entre ambos. 

Por mais que muitas pessoas acham que para o adestramento acontecer, você deve contratar um profissional, é possível realizá-lo em sua casa. 

Contudo, caso o animal possua alguma dificuldade para aprender, um profissional deve ser consultado, para identificar se o cão está com algum problema que esteja o impedindo. 

Por que adestrar o cachorro? 

O adestramento serve para educar o animal. (Imagem: PxHere)

Existem pessoas que acreditam que o adestramento vai, de alguma forma, alterar a personalidade do pet. Contudo, isso não é verdade. 

O treinamento vai fazer com que o animal se torne mais obediente e responda aos seus comandos, ele continuará sendo alegre e divertindo sua família. 

O adestramento apresenta diversas vantagens, o seu bichinho ficará mais tranquilo durante o passeio, saberá se comportar enquanto estiver sozinho em casa. Será mais fácil fazer com que ele socialize com outros pets e estranhos, diminuirá o estresse do animal e ele entenderá o que você espera dele. 

Essas são algumas das vantagens que as sessões de treinamento vão oferecer para você, seu cachorro e sua família. 

O que é reforço positivo? 

O reforço positivo serve para deixar o treinamento mais tranquilo. (Imagem: PxHere)

O reforço positivo é uma técnica para recompensar o seu animal sempre que ele tem alguma atitude correta. Isso serve para que o cão aprenda com maior facilidade e que o adestramento seja mais prazeroso. 

Esse método tem como objetivo fazer com que as situações sejam mais agradáveis para o animal, trocando um petisco, por exemplo, por um bom comportamento. 

De acordo com especialistas, essa é a melhor forma para se ensinar um animal. Não apresse o bichinho, não brigue ou machuque o seu pet, assim ele não irá aprender e ficará estressado e ansioso. 

Como ensinar comandos para cachorro? 

Ensinar um cão é fácil, contudo, é necessário ter paciência. (Imagem: PxHere)

Antes de começar a ensinar comandos para cachorro, é essencial entender que cada animal possui um tempo de aprendizado. Portanto, tenha calma, assim você não pressionará o animal por manter altas expectativas. 

O adestramento é um momento que vocês vão trocar conexões e, em razão disso, precisa ser um momento sem punições. Ou seja, use o reforço positivo para ensinar o pet, recompense o animal sempre que ele tiver um comportamento desejado. Essa recompensa pode ocorrer com petiscos ou até mesmo carinho. 

Antes de começar um treinamento, é importante pegar petiscos e deixá-los em pedaços pequenos, evitando que o cachorro mastigue muito. 

Outro ponto que se deve ter atenção é o tempo das sessões de treinamento. De acordo com especialistas, 15 minutos são suficientes para não estressar o cão. 

Como ensinar o cachorro a sentar ou deitar? 

O reforço positivo ajuda ensinar seu cão a sentar. (Imagem: PxHere)

É importante, antes de começar, já separar os petiscos que você vai utilizar como reforço positivo. 

Com o petisco na mão, deixe que o seu pet cheire, pode até dar um pedaço do petisco ao animal, assim ele começa o treinamento já animado e interessado. 

A fim de chamar a atenção, mantenha um pedaço da guloseima a mostra na sua mão, depois coloque o petisco na frente de seu focinho. Levante a mão suavemente e leve a mão da cabeça até a parte traseira do animal. Com esse movimento, é esperado que ele sente automaticamente, e assim que isso acontecer, faça elogios e deixe que ele coma o que está na sua mão. 

Depois desses passos concluídos, você deve realizar repetições, respeitando o tempo limite de 15 minutos. A repetição é a chave principal para o adestramento. 

Agora para ensinar comandos para cachorro deitar, o processo é bastante parecido. A única diferença, é que você não vai levar a sua mão com petisco para a parte traseira do animal e sim apontá-la para o chão, fazendo com que o cão deite. 

Veja como ensinar comandos para cachorro dar a pata 

Você pode ensinar o seu cachorro a dar a pata. (Imagem: PxHere)

Primeiramente, para ensinar comandos para cachorro dar a pata, você também deve ter um petisco na sua mão e feche-a.  

Faça o comando para o seu cachorro sentar, com ele sentado coloque sua mão na frente do focinho. Com isso, o animal tende a usar a pata para tentar abrir a sua mão, e quando ele fizer isso, ofereça o reforço positivo. 

Assim como os comandos acima, é importante realizar as repetições até que o seu cachorro aprenda, sempre respeitando os 15 minutos. 

Enfim, agora você já sabe ensinar comandos para cachorro. Conte para gente qual o seu pet aprendeu mais fácil.

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.