Como cortar unha de cachorro em 5 passos?

Como cortar unha de cachorro em 5 passos?

Muitos tutores ficam perguntando a si mesmos sobre como cortar unha de cachorro? Sabemos que nem sempre isso sai conforme o esperado.

A falta de experiência faz com que o cachorro se sinta desconfortável e o dono leve algumas mordidas desagradáveis. Mas, como resolver isso?

Nada que uma pitada de carinho, paciência e algumas dicas possam resolver o impasse e criar um final feliz para essa história. Por isso, criamos este texto que vai lhe ensinar 5 passos de como cortar unha de cachorro em casa corretamente. Venha com a gente!

Por que cortar unha de cachorro?

Como cortar unha de cachorro. Imagem: Freepik
Pet friendly foto criado por bublikhaus – br.freepik.com

Antes de entender como cortar unhas de cachorro, é necessário entender o porquê de cortá-las periodicamente. Um dos motivos para que você deve fazer isso é a mobilidade do seu cão.

Afinal, unhas muito grandes fazem com que o seu cachorro perca o contato das almofadinhas das patas com o chão.

Isso pode levar o seu cachorro a ter quedas bruscas enquanto caminha, além de perda de equilíbrio e desvios posturais importantes.

Além disso, não cortar as unhas do seu cachorro pode levá-lo a machucar alguém ingenuamente durante uma brincadeira ou até mesmo furar algum tecido do sofá ou riscar algum móvel da sua casa.

Quando cortar unha de cachorro?

Para saber o melhor momento do corte de unha de cachorro é preciso que ouça atentamente os passos do seu cachorro. Caso seja perceptível facilmente o atrito das unhas com o chão durante uma curta caminhada, provavelmente está no momento certo de cortar as unhas do seu pet.

Além disso, cachorros que vivem sob um chão mais áspero ou abrasivo, provavelmente, possuem suas unhas mais desgastadas pelo atrito constante com esse tipo de solo.

Nesse caso, avalie se as unhas precisam ser lixadas, pois mesmo com os desgastes, elas podem ficar quebradiças e ainda arranhar muito! Entretanto, para cães que andam sob uma superfície mais lisa, o tratamento é distinto.

Como as unhas não se desgastam tanto neste piso, o mais recomendado pelos especialistas é que se corte a unha do cachorro a cada 15 dias. O suficiente para deixar as unhas confortáveis para o seu animal de estimação correr e brincar à vontade.

Com quantos meses pode cortar unha de cachorro?

Não há um consenso entre os especialistas sobre quando se pode cortar unha de cachorro filhote, mas a estimativa que alguns dão é que se deve iniciar o processo a partir dos dois meses de idade.

Isso será importante, pois quanto mais cedo o seu cão se acostumar, menos sofrimento ele e você terão durante o processo do corte, facilitando o hábito durante a fase adulta.

5 passos de como cortar unha de cachorro em casa

Bom, como você já entendeu quando e por que deve fazer a manutenção das unhas, veja o nosso passo-a-passo de como cortar unha de cachorro em casa.

Escolha um local iluminado

Escolha um local iluminado para cortar as unhas do cachorro

Antes de pegar o seu cachorro para cortar as unhas, escolha um local bastante iluminado.

É importante que avalie as condições de luminosidade para fazer o corte. Até porque, sem luz, você não enxergará nada direito, podendo ainda machucar o seu cachorro no processo.

Prefira um cortador de unha de cachorro específico

Aprenda como cortar unha de cachorro com cortadores certos. Imagem do artigo: 5 dicas para cortar unha do cachorro, do site Dra.Mei.
Aprenda como cortar unha de cachorro com cortadores certos. Imagem do artigo: 5 dicas para cortar unha do cachorro, do site Dra.Mei.

Evite cortar unhas de cachorro com tesouras ou alicates comuns. Prefira cortadores que sejam desenvolvidos para atender à anatomia das unhas do seu cão, a qual é bastante diferente da nossa.

Usar uma tesoura comum para cortar unhas de cachorro pode ser prejudicial por não respeitar a anatomia das unhas do seu pet, causando alguns machucados e muito desconforto no animal.

Prepare o seu cão

Prepare o seu cachorro para cortar as unhas. Imagem: Pexels

Esta é uma dica importante de como cortar unha de cachorro. Afinal, se o seu cachorro não se sentir seguro, de nada adianta ter um cortador específico ou ter um local bastante iluminado.

Portanto, para deixar o seu cão mais tranquilo, em primeiro lugar, você já deve deixar pronto o lugar onde você irá realizar o corte. Uma vez escolhido, deixe perto de você o cortador de unhas, uma lixa e um algodão caso ele se machuque.

Após isso, é hora de imobilizar o cachorro para cortar unha. Coloque-o sobre o seu colo, de preferência envolto numa toalha para que ele não se machuque com os restos da unha durante o corte.

Você pode aproveitar esse momento para tranquilizá-lo, tocar nas patinhas dele antes do corte é uma boa solução para ele se acalmar. Faça-o se sentir bem.

Corte de maneira inclinada as unhas

Veja como cortar unha de cachorro. Imagem: Reprodução/Internet, retirada do site Clube Para Cachorros, do texto: Como cortar as unhas do cachorro?
Veja como cortar unha de cachorro. Imagem: Reprodução/Internet, retirada do site Clube Para Cachorros, do texto: Como cortar as unhas do cachorro?

O seu cão está relaxado? Já é hora de cortar as unhas. Deixe já posicionado na sua mão mais forte o cortador de unha e com ele, faça um ângulo de 45º entre a ponta da unha e a lâmina.

Você deve cortar dessa maneira para evitar que a lâmina atinja o “sabugo”, região rosada da unha onde há muitos vasos sanguíneos, que se for cortada, causará muitas dores no seu cão.

Por isso, sempre corte a ponta das unhas, nunca exagere no corte e caso seja muito difícil no primeiro dia, vá aos poucos. O importante é fazer com que seu cão se acostume com o processo e não sofra com ele.

Acabou? Hora da recompensa!

Sempre faça muito carinho para o seu cachorro logo após cortar as suas unhas. Isso é importantíssimo para o seu cão entender que o momento do corte das unhas não é uma tortura, mas sim algo que possa propiciar a ele um momento de diversão e alegria.

No final das contas, todos queremos ver nossos pets felizes. Portanto, não deixe de oferecer petiscos ou rações para recompensá-lo.

Essas são as nossas dicas sobre como cortar unhas de cachorro. Espero que tenha aprendido com elas, mas é importante salientar que elas não substituem uma orientação profissional em caso de dificuldades.

Você pode ver o nosso texto sobre adestramento, o que pode ajudar muito a disciplinar e acalmar o seu amigo nesse momento. Não se esqueça de compartilhar este texto nas suas redes sociais! Nos vemos na próxima!

Facebook