Como cortar unha de cachorro


cão não quer cortar unha

      Todos sabemos que cortar a unha de um cachorro é parte de uma rotina de higiene e cuidados que temos com nosso pet.  O problema é que sem um conhecimento adequado podemos machuca-los durante o procedimento. Se ao cortar a unha do cachorro de forma incorreta, o mesmo pode ter um grande sangramento e sentir muita dor.

       Portanto, para que você possa entender sobre como cortar a unha de seu pet, será necessário entender também de a estrutura anatômica. Para lhe ajudar nós preparamos tudo detalhadamente cada item, acompanhe abaixo:

ensinando como cortar a unha de cachorro

A unha do cachorro e sua estrutura anatômica:

        As unhas dos cães são queratinizadas, compactadas, achatadas, e crescem a partir da epiderme. No interior da unha encontraremos uma parte carnuda e vascularizada chamada de “sabugo” que durante o corte é extremamente necessário ter atenção para não corta-lo e retirar somente a parte em excesso. Caso essa área seja atingida poderá ocorrer sangramento e dor no cachorro.

        As unhas caninas também possuem crescimento contínuo e curvo, por esse motivo devemos saber cortar de forma correta para que quando cresça novamente a mesma não entre dentro da pele, isso causaria muito sofrimento ao cão.

       A cor da unha do cachorro também influência na forma de corte. As unhas possuem um tamanho proporcional ao porte do cachorro, podendo assim ter cor clara ou preta. Se o seu pet tiver unhas claras ficará muito mais fácil de conseguir cortar, e também lhe trás a possibilidade de identificar a parte vascularizada e achar o excesso. Já em unhas pretas essa identificação não é possível de ser feita e isso dificulta o processo.

cachorro não quer cortar a unha

Por que cortar a unha do cachorro é importante:

      Os gatos tem a habilidade de retração das unhas, já os cães não possuem isso. Por esse motivo os cachorros conseguem promover um desgaste natural ao caminhar. Caso esse desgaste não ocorra as unhas continuam a crescer e começam a dificultar a locomoção e também começariam a quebrar, provocar lesões e entrar na pele do animal.

       A unha grande também pode causar deformidade na postura e fazer com que o cachorro tenha perda de equilíbrio.

       Cortar a unha do pet não indicado somente para cães que passeiam pelas ruas, na realidade até mesmos os cães que vivem dentro de casa precisam cuidar desse detalhe. Os cachorros que vivem em casas acabam não realizando o processo do desgaste natural por viverem em locais de piso liso.

cachorro de unha cortada

Condições que aumentam a necessidade de cortar as unhas do pet:

        Existem alguns casos que trazem mais necessidades para o cachorro ter suas unhas cortadas, veja alguma delas:

  • Piso: os cães que vivem dentro de casa com pisos lisos ou carpetes, tender a ter unhas mais longas por não passar pelo processo do desgaste natural;
  • Atividade física: cachorros que ficam durante muito tempo em colo ou em sofá, acabam não praticando nenhuma atividade física e nem realizando o desgaste natural das unhas;
  • A alimentação: a alimentação que você oferece para seu pet acaba influenciando de forma drástica na vida do cachorro, um alimento errado pode comprometer a pele, as unhas, entre outros;
  • Saúde: existem algumas patologias que influenciam de forma negativa na aparência e qualidade das unhas do cachorro.

Unhas quebradiças:

       As unhas quebradiças do cachorro podem indicar um problema na saúde dele. Alguns acham que as unhas do cachorro encontradas no quintal pode ser de algum momento que ele tentou cavar algo, porém isso pode ser ou não o verdadeiro problema. Caso veja esse problema e os sinais, é importante que você peça ajuda para um veterinário e análise o ocorrido. Veja abaixo alguns sinais de doenças que você pode identificar:

  1. O cachorro passa a lamber a região excessivamente
  2. O cachorro começa a ter dificuldade de locomoção;
  3. Dores no local;
  4. Alteração na cor do tecido em volta da unha;
  5. Unha com deformidade;
  6. Cor anormal nas unhas.

      Mas o que pode causar essas doenças nos cães?

  1. Infecção bacteriana ou fúngica;
  2. Casos de tumores;
  3. Doenças que são autoimunes;
  4. Doenças congênitas.
cachorro feliz com a unha cortada

Crescimento anormal da unha:

       Caso você consiga observar e note que as unhas do seu pet está crescendo  de forma anormal, e as mesmas aparentem fragilidade comece a dar mais atenção. Esse pode ser o sinal de uma doença perigosa chamada Leishmaniose que é  transmitida pela picada de mosquito causando problemas dermatológico, anorexia, e o crescimento anormal das unhas. Caso não seja tratado, o animal poderá vir a falência.

Como cortar a unha do cachorro:

     Agora que já sabemos de todos os itens importantes, veremos como cortar corretamente a unha do seu cachorro. Primeiro você precisa ter os materiais necessários para os procedimentos:

  1. Cortador afiado e do tamanho adequado para a unha do pet;
  2. Lixa de unha;
  3. Kit de primeiro socorros.

     Procure sempre cortar a unha do seu cachorro em  ângulo de 45 graus em relação a pata e acompanhe o formato da unha. Procure descobrir também como cuidar do quinto dedo, este não toca o chão e portanto, não sofre desgaste natural.

       Faça tudo lembrando da ordem certa e não esqueça de tomar cuidado com a parte do sabugo e os vasos sanguíneos. Caso aconteça um sangramento você poderá aplicar o pó hemostático ou até mesmo amido de milho para parar o sangramento.

      Todo cuidado ainda é pouco em relação a unha dos cachorros. O procedimento e cuidado na hora de realizar o corte não é apenas uma questão estética, mas sim uma oportunidade que o dono ou petshop tem de examinar como esta a saúde do animal. Os sinais de doenças podem ser encontrados ali, portanto fique de olho e caso note algo de errado você deverá ir até um veterinário que lhe guiará para um tratamento adequado.

       Em casos de algumas patologias, o diagnóstico logo no início é algo que ajudará muito a tratar o problema  e aumentar a qualidade de vida do pet. Procure sempre olhar as unhas, cuidar da higiene do cachorro e sua casa.


Gostou? Compartilhe!

1
1 point
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format