Como deixar o cão mais inteligente? Saiba mais
Sabia que existem vários fatores que ajudam a determinar um cão mais inteligente do que outro? É claro que cada animal tem suas próprias qualidades e espertezas, e isso não dá para comparar. No entanto, também é possível treinar os dogs para estimular e aumentar ainda mais a sua capacidade cognitiva.
As sessões de adestramento são um grande exemplo disso. Além do mais, existem vários truques que também contribuem para deixar o cachorro mais inteligente, como passeios e estímulos físicos e mentais. Logo, deseja saber sobre o assunto e aprender como educar cães com um alto nível de inteligência? Leia o artigo abaixo!
Cão mais inteligente: o que define a inteligência da espécie?
Todo cachorro é inteligente de alguma forma. A inteligência canina é medida por vários fatores, e foi isso o que o neuropsicólogo norte-americano Stanley Coren se empenhou em descobrir. O estudioso e escritor do livro “A Inteligência dos Cães” conseguiu, por meio de um método de pesquisa, elaborar um ranking de inteligência canina com as principais raças.
Mas o que define um cachorro inteligente? Segundo Coren, existem pelo menos três categorias que devem ser avaliadas: a inteligência adaptativa, a inteligência instintiva e a inteligência operacional. Assim, cada uma delas se manifesta de uma forma diferente no comportamento dos cães, como veremos adiante.
Inteligência instintiva
Esse atributo é medido pelos instintos do animal. Por exemplo, se um cachorro trabalhava originalmente como um cão de guarda, ele provavelmente vai manter alguns resquícios dessa função até hoje. Esses instintos que permanecem no comportamento do animal é o que ajuda a compreender o nível de inteligência dele.
Inteligência adaptativa
Esse é um tipo de inteligência que serve para entender o quão adaptável o animal é às diferentes circunstâncias. Alguns cães têm certa dificuldade em aceitar mudanças na rotina, enquanto outros têm maior facilidade. Quanto mais adaptável o animal se mostra, maior é a inteligência adaptativa dele. Isso vale tanto para uma mudança de casa quanto para a chegada de novos membros na família, por exemplo.
Inteligência operacional
Por fim, a inteligência operacional dos cães é aquela que avalia o nível de treinabilidade de um cachorro. Ou seja, se o animal consegue aprender com rapidez e agilidade os comandos que são passados durante o adestramento. Quanto menos repetições forem necessárias para o cachorro aprender, mais inteligente ele é!
Qual é o cachorro mais inteligente do mundo?
O cão mais inteligente do mundo é o Border Collie. Além de aprender facilmente todos os comandos, essa é uma raça que também reúne uma forte inteligência instintiva e adaptativa. O Border Collie é um cachorro dócil e inteligente que se dá bem com todo mundo, é muito esperto e gosta de ser desafiado. Ele também é obediente, carinhoso e, mesmo sendo um cão, consegue se comunicar perfeitamente com os humanos.
Conheça outras raças de cães inteligentes
Além do Border Collie, existem vários outros cães com um nível de inteligência notável. De acordo com o ranking estabelecido por Stanley Coren, as 10 raças de cachorro mais inteligentes que existem seguem a ordem: Border Collie, Poodle, Pastor Alemão, Golden Retriever, Doberman, Pastor-de-shetland, Labrador, Papillon, Rottweiler e Boiadeiro Australiano.
Como deixar o cachorro mais inteligente? Veja algumas dicas!
Para se tornar um cão mais inteligente, o animal deve ser estimulado no dia a dia. Os passeios são uma boa forma de fazer isso, já que ajudam na socialização e aguçam os sentidos dos pets, principalmente o olfato e a audição. Além disso, o adestramento — como ensinar o cachorro a dar pata e sentar — também são ótimas táticas para aumentar a cognição dos dogs.
Brinquedos interativos também deixam o cachorro mais esperto
Outra possibilidade interessante para deixar um cachorro inteligente é investir em brinquedos interativos. A bolinha recheada com ração, além de entreter o pet por longas horas, também serve para estimular as habilidades cognitivas. Afinal, o cão precisa “pensar” para descobrir meios de como “liberar” os grãos de ração do brinquedo e ser recompensado.
Além das bolinhas recheadas, também há outras opções. O quebra-cabeça para cachorro, túnel interativo, comedouro lento, garrafa pet com petiscos dentro e outros brinquedos que vêm com um dispositivo para esconder os alimentos são excelentes para deixar o cachorro mais esperto.
Cão mais inteligente: não compare seu pet com os outros
É claro que é ótimo ter um cachorro inteligente, mas os tutores também precisam entender que às vezes o animal tem maior dificuldade de aprendizado, não se adaptando tão bem às mudanças e com instintos pouco aflorados. Portanto, isso não deve ser um problema para a família.
Na verdade, comparações com outros cachorros mais inteligentes acabam sendo prejudiciais. Nesse sentido, o ideal é você apreciar os momentos de diversão ao lado do seu amigo e continuar estimulando-o para que ele se torne um cão mais inteligente, capaz de aprender vários truques e de fácil relacionamento com outras pessoas.
Gostou do conteúdo? Agora que você sabe como deixar o seu cão mais inteligente, compartilhe essa matéria entre o máximo de pessoas do seu ciclo de amigos! Também não perca a oportunidade de conferir outros assuntos sobre o nossos amigos de quatro patas mencionados pela nossa equipe do Planeta dos Animais:
- O que não deve ser feito ao passear com o cachorro?
- Tire as suas dúvidas sobre o banho em cachorro
- Ciclo de vida do cachorro: saiba mais sobre
Ficamos por aqui. Até a próxima oportunidade!