Como os gatos se comunicam?
Entender como os gatos se comunicam é muito importante para que um tutor identifique alguns dos principais sinais de insatisfação do seu bichano. Apesar de muitos acreditarem que o miado é a única forma de demonstrarem algo, a linguagem corporal felina, combinada com sinais, são outras maneiras de estabelecer contato.
Desse jeito, ao entender melhor sobre o assunto, é possível cuidar melhor do bichano e mudar a estratégia para agradá-lo. Pensando nisso, a nossa equipe do Planeta dos Animais dedicou-se em produzir este artigo para explicar melhor como entender a linguagem dos gatos. Confira!
Sempre dê atenção para o seu animalzinho, mesmo ele sendo um gato
Apesar de muitas pessoas acreditarem que os gatos são animais de estimação extremamente independentes, esses bichinhos também precisam de companhia e cuidados. Em algum momento do dia, os felinos vão querer receber carinho e atenção de você, e isso é muito importante para cultivar uma ligação de confiança com essas pequenas criaturas.
Preste muita atenção no comportamento do seu gato
Prestar atenção não apenas na vocalização, mas também na linguagem corporal dos gatos é uma estratégia fundamental para entender o que o seu animalzinho está pedindo. Saber o que o seu pet quer dizer, melhora a convivência, a confiança e faz com que a relação seja elevada para uma nova etapa, fortalecendo ainda mais o vínculo de amizade entre os dois.
Mas afinal, como os gatos se comunicam com o seu dono?
A história da comunicação entre os seres humanos demonstra que, inicialmente, os nossos antepassados utilizavam três principais maneiras de fazer o outro compreender o que estava sendo dito: através de sons, sinais e gestos. No caso dos gatos, isso não é muito diferente. Afinal, eles também se comunicam com seus donos utilizando métodos semelhantes, veja:
1) Os gatos se comunicam pela linguagem corporal
A linguagem corporal dos gatos é a maneira mais importante para um bichano se comunicar com o seu dono. Enfim, é dessa forma que ele consegue transmitir melhor como está se sentindo. Com isso, é fundamental que um dono de gato observe e identifique o que o seu felino está indicando.
O que significa quando o gato se esfrega em alguém?
Esse comportamento é muito bem-vindo, já que significa que o gatinho está entendendo que é confortável estar próximo dessa pessoa. Todavia, é importante você observar se há ração no comedouro do pet, já que isso também pode significar que ele está com fome. Nesse sentido, é bom não confundir as coisas, sendo importante não incentivar uma alimentação do gato fora de controle, já que isso pode fazer com que o bichano tenha problemas como diabetes e obesidade.
Gato se lambendo: o que isso quer dizer?
Essa também é uma linguagem felina muito positiva, pois quer dizer que o bichinho está apto para receber ou iniciar brincadeiras com quem ele gosta. Inclusive, essa atitude é comum de acontecer após alguma experiência conflitante para o felino, mas não deixa de significar que ele está calmo e receptivo.
Entender a posição da cauda do gato é necessário
Uma das principais ações da linguagem dos gatos é a cauda, onde encontra-se 10% da estrutura óssea do animal, além de ser também uma peça fundamental que atua no equilíbrio e agilidade dos felinos. Logo, quando a cauda está bem rígida, isso indica que o animal está se sentindo ameaçado e, quando ela está para baixo, é sinal de que o peludo está calmo e sereno.
2) Certos sinais também são uma forma de comunicação felina
Trata-se de uma forma de comunicação semelhante à corporal, já que também é silenciosa. Entretanto, esse método requer muito mais atenção da parte do tutor, pois algumas características podem acabar passando despercebidas. Logo, cabe ao dono prestar bem atenção em alguns desses sinais para entender melhor sobre a linguagem dos felinos.
É preciso prestar atenção no bigode do seu gato
Alguns desses sinais são demonstrados por meio do bigode do gatinho, informando muito sobre o seu humor. Nesse sentido, quando o pet está interessado e bastante curioso sobre algo, os fios dos seus bigodes erguem-se para frente para deixá-lo cada vez mais perto da área a ser explorada.
A língua para fora é um sinal de tranquilidade e relaxamento
Tal como os cães, os gatos, quando estão com muito calor, acabam provocando o resfriamento do corpo por meio das membranas mucosas localizadas em sua língua. Logo, é por esse motivo que quando esse pet está com a língua para fora significa que ele está buscando ficar mais relaxado.
A posição da orelha dos gatos pode promover diferentes interpretações
Em relação às orelhas dos gatinhos, é interessante perceber que para cada diferente posição das mesmas há um significativo diferente. Portanto, quando elas estão posicionadas para frente, quer dizer que o bichando está num estado de alerta; quando estão abaixadas, é um sinal de que o gato está com medo; e ao estarem viradas totalmente para trás, significa que o gatinho está irritado.
3) A vocalização é uma forma dos gatos expressarem algo
Muitos já sabem da capacidade dos gatos expressarem diversos sons, sendo o miado o mais famoso. Ainda assim, eles também podem emitir outros ruídos, como os rosnados, uivos, cochichos e chiados. Vale destacar que a vocalização contém significados bem amplos, sendo necessário que o tutor avalie o ambiente para uma melhor interpretação.
Gato miando: o que pode significar?
Para entender esse que é um dos comportamentos mais famosos envolvendo os felinos é preciso entender as condições oferecidas pelo ambiente. Até porque, quando o gato está miando, quer dizer que ele está necessitando algo e a melhor maneira de chamar atenção do seu dono é através desse barulho. Logo, o bichando pode estar pedindo carinho, comida ou até mesmo exigindo que a sua água seja trocada.
O que um gato ronronando que dizer?
O significado desse ruído contínuo é uma dúvida que afeta diversos donos de gatos ao redor do mundo. Desse modo, a verdade é que o ato de ronronar é tido como algo bom, significado que o animalzinho está alegre, ainda mais quando faz esse ruído ao receber carinho. Em contrapartida, alguns comportamentalistas explicam que esse barulho também pode significar alguma insatisfação, mas que, na maioria dos casos, quer dizer que o pet está feliz.
Como os gatos se comunicam com outros gatos?
A maneira como os gatos se comunicam entre seus companheiros de espécie é um pouco parecida com a feita conosco. A diferença principal se dá em relação ao foco da relação entre eles ser muito mais pelo olfato do que pela vocalização. A prova disso, inclusive, é que uma gata quando está no cio emite diferentes odores para atrair os machos.
E aí, gostou de saber como os gatos se comunicam? Caso esse conteúdo tenha te agradado, não deixe de compartilhar o mesmo entre seus amigos e familiares mais próximos para mantê-los informados sobre o assunto. Também não deixe de conferir outros conteúdos produzidos pela nossa equipe do Planeta dos Animais, onde abordamos os mais diversos assuntos que podem ser interessantes para você a respeito do fantástico universo animal:
- Catnip faz mal? Saiba mais sobre a erva dos gatos
- Saiba como escovar os dentes do gato
- Gato pode comer alho?
Agradecemos pela sua leitura até o final. A gente fica por aqui, e até a próxima!