Como saber se o gato é macho ou fêmea? Veja algumas dicas
Procurando como saber se o gato é macho ou fêmea? Trata-se de uma importante questão que vai muito além de apenas curiosidade, afinal os cuidados com felinos de sexos diferentes são um pouco diferentes. O bom é que não tem mistério, sendo bem fácil de identificar, com dicas, se é uma gatinha ou um gatinho.
Dessa maneira, a nossa equipe do Planeta dos Animais separou diferentes métodos para que você entenda como descobrir se o gato é fêmea ou macho e elimine quaisquer dúvidas que possam surgir em relação ao sexo do seu bichinho. Portanto, venha conosco e acompanhe a leitura do artigo a seguir!
Como saber se o gato é fêmea?
Tendo em vista que os gatos fêmeas e machos apresentam diferentes distâncias entre o órgão genital e o anus, essa é uma das dicas que você pode utilizar para saber o sexo do seu bichinho. Nesse sentido, na fêmea, a genitália fica próxima do orifício anal, sendo essa uma distância de quase 1 centímetro.
Além disso, um outro método de como ver se o gato é fêmea é avaliando o formato dos órgãos, com a abertura anal localizada pouco abaixo da cauda e a vulva se assemelhando com um traço na vertical. Assim, é comum a associação com a letra i ou com o ponto e vírgula (;), o que facilita bastante a vida do dono para saber como identificar gato fêmea.
Como saber se o gato é macho?
Da mesma forma que acontece com as gatinhas fêmeas, para descobrir como saber se o gatinho é macho, primeiramente, é necessário ter atenção em relação a presença do saco escrotal. No caso de gatos filhotes, pode ser um pouco mais difícil de perceber, mas, ao apalpar a região, já dá para identificar os testículos do pet.
Agora, quando se trata dos felinos castrados, pode ser um pouco mais complicado para saber como diferenciar gato macho de fêmea, visto que a castração remove a bolsa escrotal do bichano. Portanto, para descobrir o sexo do seu peludo castrado, o ideal é usar o método das fêmeas, medindo a distâncias entre as genitais e o canal anal do animal. No caso dos machos, a distância entre esses dois órgãos é maior, sendo algo em torno de 3 centímetros.
Como saber se o gato é macho ou fêmea? Note a diferença de comportamento
Além das maneiras já abordadas, há outras que podem ajudar em como saber se o gato é macho ou fêmea, ainda mais durante a fase filhote do pet que é uma tarefa bem desafiadora de ser identificada. Tendo isso em mente, uma das principais diferenças entre os felinos machos e fêmeas é a personalidade, sendo o macho muito mais aventureiro e hesitante, em relação a pessoas e animais desconhecidos.
Agora, no caso das gatinhas fêmeas, elas são muito mais carinhosas e, devido ao instinto materno, não costumam gostar das alterações de ambiente. Nesse contexto, os gatos do sexo masculino são independentes e curiosos, aceitando melhor mudanças em sua rotina, coisa que as fêmeas não suportam. Essa situação, inclusive, vai muito além de como saber se um gato é fêmea ou macho, mostrando que o sexo do pet precisa estar de acordo com o estilo de vida do tutor.
Gato fêmea: como saber o sexo de acordo com a cor da pelagem?
É bastante comum escutar que gato de três cores é sempre fêmea, porém será mesmo que isso é verdade? Bom, se formos nos basear em alguns estudos, é possível dizer que se trata de uma afirmação verdadeira. Isso porque o macho apresenta os genes XY e as fêmeas os genes XX.
Assim, considerando a premissa de que o bichano tricolor geralmente apresenta um gene X relacionado tanto a cor laranja quanto a cor branca, é possível dizer que, na maioria dos casos, o gato tricolor é sempre fêmea. Afinal, somente as fêmeas podem ter os genes XX, enquanto os machos contém os genes XY. Contudo, ainda podem existir felinos de três cores machos, visto que existem casos raros de anomalia genetica em que gatos do sexo masculino nascem com os genes XXY.
Por uma questão de saúde, é importante castrar a sua gatinha fêmea
Saber qual é o sexo do seu bichinho não é importante apenas para que você adotar um animal que esteja de acordo com o seu estilo de vida, como foi mencionado anteriormente. Também é preciso saber de forma precisa se o seu gato é macho ou fêmea por conta da castração. Afinal, as fêmeas não castradas são suscetíveis a doenças como o câncer de útero, mama e ovário.
Após entender melhor sobre como saber se o gato é macho ou fêmea, caso você tenha achado essa informação útil, pedimos que nos ajude compartilhando este artigo entre seus amigos e familiares para que eles também possam descobrir como identificar o sexo do pet. Além disso, o Planeta dos Animais possui diversos outros artigos a respeito dos cuidados com os animais de estimação que você pode conferir:
- Insuficiência renal em gatos: o que é, como evitar e quais os sintomas?
- Otite em gatos: o que é, quais os sintomas e como tratar?
- O que fazer para o gato não arranhar o sofá?
Agradecemos pela sua leitura até o final. A gente fica por aqui, e até breve!