Cortar unha de gato? Quando e como fazer

Cortar unha de gato? Quando e como fazer

Você sabe como cortar unha de gato? Com certeza você já viu ou ouviu alguém que tem gato dizer que eles não param de arranhar o sofá da casa ou colchões, e isso acaba destruindo muitas coisas e deixando os donos malucos de raiva. Mas o que muitos não entendem é o motivo para eles fazerem isso, e a resposta é bem simples! Os gatos fazem isso pois suas unhas estão grandes demais e eles precisam desgastar elas. Isso é muito comum em gatos que vivem dentro de casa, pois não precisam escalar nada e nem se defender de nenhum predador.

                Portanto, se você está sofrendo com seu gato arranhando a casa inteira você conhecerá agora o motivo e como conseguir resolver, acompanhe as dicas que separamos para você abaixo:

gato deitado com unha cortada

Quando cortar a unha do gato?

Os gatos não gostam muito de humanos tocando neles para olhar alguma coisa, portanto para conseguir prosseguir nessa descoberta você precisara de delicadeza e respeito. Para conseguir descobrir se precisa cortar a unha unhas do seu gato, você precisa apertar suavemente as almofadinhas das patas dele, mas com todo cuidado possível!

                As unhas dos gatos são meio rosadas em sua base até a metade esbranquiçada na ponta, essa parte branca é a única parte que poderá ser cortada. Essa parte rosada é conhecida como “sabugo” e por ela passam os vasos sanguíneos, você não poderá cortar essa parte pois ira sangrar de forma descomunal e causara muita dor no seu pet.

É importante também que você não corte a parte branca de forma tão próxima da parte rosada, isso não é preciso e você poderia errar.

gato de unha cortada pensativo

Os tipos de cortadores de unha de gato:

Em hipótese alguma você pode cortar as unhas de um gato usando um cortador de unhas, alicate ou tesoura usadas para unhas de seres humanos. Esses itens não foram criados para serem usados em unhas de gatos ou de qualquer outro pet, usa-los poderá provocar ferimentos graves e não seria nada eficaz.

Para que você consiga cortar as unhas do seu gato com cuidado e de forma profissional, você primeiro ira precisar de um cortador especifico, e ele pode ser um alicate tradicional ou uma tesourinha para pets. Para descobrir qual o melhor para seu gato você precisara fazer testes com alguns cortadores, e assim conseguira encontrar o ideal para o seu pet.

Realizar um treinamento antes de cortar unha de gato:

A melhor forma de você conseguir sempre cortar as unhas do seu gato é  ir fazendo isso desde a faze filhote dele, caso contrario você terá muitos problemas no futuro para fazer com que ele aceite o corte. Jamais use a força para conseguir cortar as unhas do seu pet pois isso o traumatizaria e seria sempre um problema na hora de cortar as unhas, caso você mesmo não consiga fazer procure um petshop.

As unhas dos gatos podem ser cortar a partir dos 2 meses de vida e depois disso você poderá fazer semanalmente ou a cada duas semanas, isso ajudara na adaptação. Após cortar você pode oferecer para ele uma recompensa com alguma coisa que ele goste muito como brincadeiras ou alguns petiscos.

Dicas para conseguir cortar as unhas do seu gato:

Muito bem agora você já sabe as partes que você pode cortar e qual devera evitar, também já sabe sobre o material que você poderá usar para ajudar. Agora nos separamos 7 dicas importantes e uteis para você conseguir cortar as unhas dos eu gato:

gato de unha cortada olhando

Controle o gato de forma calma e cuidadosa:

É importante que você consiga manter o gato no seu colo com calma e sem usar força para fazer isso, lembre-se que o uso da agressão pode traumatiza-lo! Para ajudar a mantê-lo em seu colo e imóvel, você pode envolve-lo em uma toalha para que na hora do corte não ocorra um acidente.

Cuidado com a base:

Como dissemos lá em cima, a unha do gato tem sua base rosada pois lá se encontra os vasos sanguíneos e a única parte que você pode cortar é a parte branquinha. Porem você também precisa tomar cuidado para não cortar a parte branca demais e chegar muito próximo da base.

Defina os dias para cortar as unhas dele:

Caso seu gato ainda seja filhote você poderá começar a cortar as unhas dele a partir dos 2 meses de idade, após isso você poderá começar a cortar semanalmente ou a cada duas semanas. Após essa faze você poderá cortar em espaços curtos de tempo ou somente quando ver que elas estão grandes.

O cortador de unha:

Para conseguir cortar as unhas do seu pet você não poderá usar cortadores de unhas que humanos usam, procure cortadores específicos para pets. Procure por um cortador que seja possível coloca-lo em 45 graus na extremidade da unha.

Distraia seu gato:

gatinho com unha cortada

A hora de cortar as unhas é um momento muito chato para seu gato pois ele precisara ficar parado esperando, e convenhamos que os gatos são muito brincalhões. Para conseguir distrair seu pet você pode pedir para alguém brincar com ele ou ficar dando petiscos ate que você consiga terminar de cortar. Isso evitara que ele tente fugir ou fique tentando escapar de você.

Momentos tranquilos:

Tem dias que os gatos não estão querendo muita brincadeira, eles se afastam e ficam distantes e bravos. Procure cortar as unhas deles em dias que você perceba que estão tranquilos, caso contrario você poderá deixa-lo ainda mais bravo.

Recompensa:

Procure oferecer um pequeno agrado como recompensa, um carinho durante um tempo, uma brincadeira, ou ate mesmo um petisco que ele goste. Isso ajudara com que seu gato passe a deixar você cortar as unhas dele pois o mesmo terá interesse no premio que vem depois.

Muito bem agora que chegamos ao fim, você já descobriu bastante informações interessantes e poderá começar a por em pratica quando achar ideal. Tome sempre muito cuidado ate conseguir pegar a pratica e costume, caso contrario deixe por conta do petshop.

Facebook

Deixe um comentário