Confira 10 curiosidades do cachorro Pinscher
Considerada uma raça bastante peculiar, preparamos para você algumas curiosidades do cachorro Pinscher. Visto que esse cãozinho, mesmo sendo pequeno, é muito destemido e repleto de energia, o que o coloca entre os animais bem protetores.
Logo, isso revela que o Pinscher não é um cão estressado, mas na verdade um animal repleto de singularidades e um dos mais adotados por tutores brasileiros. Nesse sentido, vem com a gente e leia a respeito dessas breves curiosidades sobre a raça. Confira!
1) O cachorro Pinscher não é um Doberman pequeno
Há uma crença popular de que o cachorro Doberman e o Pinscher pertencem à mesma raça, mas com diferenças de tamanho. Entretanto, isso não é verdade. Já que, na realidade, alguns relatos indicam a possibilidade de um cão Pinscher ter sido usado no cruzamento que originou o Doberman, logo, são animais de raças diferentes.
2) Trata-se de um animal com diferentes tamanhos
Com diferentes tipos de Pinscher apresentando uma boa variedade de classificações em relação ao tamanho do pet, podemos encontrar o Pinscher 0, Pinscher 1, Pinscher 2 ou Pinscher miniatura (também conhecido como Pinscher 3). No entanto, essas variações da raça não são consideradas oficialmente pela Federação Cinológica Internacional (FCI).
3) O Pinscher é um dos menores cães de guarda do mundo
Por ser um animalzinho bastante agitado, o Pinscher não pensa duas vezes antes de latir para uma situação considerada suspeita. Logo, estamos falando de uma raça de cachorro pequeno que fará de tudo para ser o melhor cão de guarda para a sua família humana.
4) Cortar a orelha do Pinscher é crime
Infelizmente uma pequena parte de pessoas de todo o mundo ainda praticam o ato cruel de cortar as orelhas do seu Pinscher, atitude essa que é feita somente por conta de uma questão estética. Aqui no Brasil, tal como em outros países, essa atividade é proibida, sendo este um passo fundamental para diminuir os casos. Agora que você sabe disso, nunca corte as orelhas do seu animalzinho!
5) Mesmo com a tremedeira, os Pinschers podem ser carinhosos
Com adestramento e socialização realizadas de maneira adequada no cachorro Pinscher, é possível que o animalzinho não seja tão agitado e mantenha uma boa relação com seus donos. Em contrapartida, a maior dificuldade para esta raça de cachorro é manter uma boa relação com estranhos, justamente por ser um cão de guarda, ainda assim, um bom trabalho comportamental pode ajudar nessa questão.
6) A origem do Pinscher é alemã
O Pinscher é um animalzinho que contém uma origem um pouco incerta, pois há dúvidas sobre como a raça surgiu. Entretanto, diversas fontes indicam que se trata de um animal criado a partir de um cruzamento que envolveu o cachorro Dachshund. Nesse sentido, em 1836, na Alemanha, foi feito o primeiro registro oficial da raça.
7) O latido de Pinscher é considerado alto
Mesmo que não seja uma regra, grande parte dos cães da raça Pinscher costumam latir muito, como também apresentam um tipo de latido alto capaz de incomodar vizinhos próximos. Tendo isso em vista, esse é um dos motivos desse animalzinho ser considerado um excelente cão “de alerta”.
8) O Pinscher albino apresenta a cor mais rara da raça
O padrão de cores da raça Pinscher são vermelho (fulvo), marrom (avermelhado e escuro), castanho e preto. Todavia, em casos bastante raros, é possível encontrar um Pinscher branco, sendo esta uma condição genética causada pelo albinismo do animal, logo, trata-se de um Pinscher albino.
9) A expectativa de vida do Pinscher é alta
Em relação aos cálculos da idade do cachorro é possível entender que um cão pequeno vive mais do que um pet de grande porte, e um bom exemplo disso é o cachorro Pinscher. Expectativa de vida desse cãozinho costuma ser de 12 anos, no mínimo, e 16 anos, no máximo.
10) É uma raça de cachorro muito curiosa
Além de ser bastante agitado e alegre, o cachorro Pinscher adora conhecer novas coisas. Nesse caso, é importante levar o cãozinho para passear, além de que é preciso tomar cuidado com frestas e aberturas pela casa. Afinal, como ele é pequeno, existe a chance de ficar preso em algum buraco, podendo machucá-lo por conta disso.
Gostou do conteúdo? Agora que você sabe algumas curiosidades do cachorro Pinscher, que tal adotar um cão desta raça para ser o novo membro da família? Também compartilhe entre parentes e amigos para que mais pessoas conheçam melhor esse animalzinho! Por fim, leia outras matérias daqui do site produzidas pela nossa equipe do Planeta dos Animais:
- Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo?
- Otite canina: entenda o que é, os sintomas e como tratar
- Nomes para Pinscher: uma lista com mais de 250 ideias
Agradecemos a sua leitura, a gente fica por aqui. Até a próxima oportunidade!