Veja 10 curiosidades do Golden Retriever
O Golden Retriever é um animalzinho de bela pelagem e com um comportamento dócil, o que atrai diversas famílias ao redor do mundo. Diante disso, trata-se de um animalzinho que faz tanto sucesso, que é considerado o cão ideal para muitas pessoas.
Também considerado umas das raças de cachorro mais inteligentes, o Golden adora brincadeiras o tempo todo, sendo bastante agitado em grande parte dos momentos em família. Logo, vem com a gente, e leia algumas curiosidades a respeito deste animal tão belo e carinhoso!
1) O cachorro Golden Retriever não late muito
A raça de cachorro Golden Retriever não tem o costume de latir muito. Tendo isso em vista, é preciso destacar que em algum momento o cão desta raça pode acabar latindo, já que isso tem também relação com a criação e necessidade do pet. Ainda assim, apesar do tamanho, muitas pessoas acabam adotando um Golden Retriever em apartamento, justamente porque grande parte desses cães latem pouco.
2) A raça Golden Retriever solta muito pelo
Apresentando uma pelagem dupla, com um subpelo macio, e uma pelagem externa de fios mais longos, o cachorro Golden Retriever solta bastante pelo. Inclusive, é durante os períodos da primavera e do outono em que esta queda acaba se acentuando por conta da troca da pelagem do animal. Desse modo, a recomendação é que os pelos do Golden sejam escovados a cada dois dias.
3) O cãozinho Golden adora brincar na água

Considerado um dos cães nadadores, o Golden Retriever adora se divertir em ambientes aquáticos. Isso posto, não deixe de aproveitar uma piscina com o pet dessa raça. O interessante é que há diversos relatos de pessoas que foram salvas de situações de afogamento por esse cãozinho.
4) É um animalzinho bastante utilizado como cão-guia
Ocupando o quarto lugar das raças de cachorro mais inteligentes — de acordo com o livro de Stanley Coren, “A Inteligência dos Cães” —, o Golden Retriever é facilmente adestrado. Assim, ao combinar o comportamento dócil deste cão com a sua inteligência, ele acabou se tornando o animal perfeito para servir de cão-guia.
5) Bem agitado, o Golden gosta de grande parte dos brinquedos para cachorro
Apesar da dúvida de muitos donos sobre os brinquedos para Golden Retriever, o cão desta raça se dá muito bem com a maioria deles. Logo, trate de adquirir pelúcias, bolinhas, cordas, entre outros produtos, para divertir o seu cãozinho e estimular uma boa rotina de exercícios.
6) O Golden Retriever se dá muito bem com as crianças
O desejo de muitos pais é ter um cãozinho que seja capaz de manter uma boa relação com os seus filhos. Nesse caso, o Golden cumpre muito bem esse papel, já que ele se dá muito bem com crianças, até mesmo com as mais pequenas. Entretanto, como estamos falando de uma raça de cachorro grande, é bom supervisionar as brincadeiras entre os dois.
7) O cão Golden é considerado um ótimo cão de terapia
A conexão entre cães e humanos é muito forte, portanto, não é difícil de imaginar um animalzinho como este servindo de apoio emocional para uma determinada pessoa. Assim, por conta de suas marcantes características, Golden Retriever é tido como um ótimo cão de terapia. Diversos hospitais utilizam cachorros desta raça para visitar pessoas que necessitam de mais tranquilidade para enfrentar momentos difíceis.
8) Existem diferentes tipos de Golden Retriever
Com a intensa popularidade desta raça é normal que surjam diferentes tipos de cães Golden. Por isso, podemos destacar essas três variações deste cachorro, que são: o Golden Retriever Britânico, de focinho largo e curto; o Golden Retriever Americano, alto e com o corpo mais magro; e, por fim, o Golden Retriever Canadense, que é fisicamente semelhante ao americano, mas com uma pelagem escurecida.
9) Apegado aos seus donos, o cachorro Golden odeia ficar sozinho
Justamente por ser um cãozinho com características comportamentais que se destacam pela sua amigabilidade, os Golden Retrievers odeiam ficar sozinho por um longo período de tempo. Logo, a orientação é que você evite situações como essa, pois o cachorro desta raça acaba desenvolvendo o problema da ansiedade por separação.
10) Trata-se de um cachorro de origem escocesa
No século XIX, a partir do cruzamento entre os cachorros Tweed Water Spaniel e Wavy-Coated Retriever, o cachorro Golden Retriever teve a sua origem na Escócia, na região do River Tweed — quarto maior rio do país. Todavia, o padrão da raça só foi reconhecido oficialmente pelo American Kennel Club (AKC), em 1932.
Curtiu este conteúdo? Agora que você conhece essas diferentes curiosidades sobre o Golden Retriever, compartilhe entre amigos e parentes para que todos conheçam mais a fundo esta raça de cachorro tão popular. Por último, leia outras matérias daqui do nosso site que abordam vários assuntos envolvendo os incríveis animais de estimação:
- Passear com cachorro: saiba como realizar esta prática
- Tapete higiênico para cachorro: saiba mais a respeito
- Saiba como calcular idade do cachorro corretamente
A gente fica por aqui. Agradecemos a sua leitura, e até a próxima oportunidade!