Descubra 10 curiosidades do Pastor Alemão

Descubra 10 curiosidades do Pastor Alemão

23 de novembro de 2022 0

Entender sobre algumas curiosidades do Pastor Alemão é muito importante, tendo em vista o sucesso que a raça faz tanto no Brasil, como também em todo o mundo. São cachorros protetores, amigáveis e muito inteligentes devido a facilidade da raça em obedecer os comandos dos seus donos.

Todavia, não é apenas a boa obediência canina do Pastor Alemão que o coloca como um dos dogs mais famosos, visto que o seu porte físico bem definido e robusto, além da sua bela pelagem, também são fundamentais para influenciar na hora da adoção. Sem mais delongas, confira 10 curiosidades sobre o cãozinho, a seguir!

1) As obras do cachorro  Rin Tin TIn ajudaram no sucesso da raça

As várias obras, como filmes e séries, sobre As Aventuras de Rin Tin Tin, exibidas no decorrer do século XX, foram muito importantes para popularizar a raça de cachorro Pastor Alemão em diversos países, inclusive no Brasil. Diante disso, muitas pessoas que ficaram encantadas com o cãozinho Rin Tin TIn fizeram com que, até hoje, esse pet seja um dos mais famosos de todo o planeta.

2) O Pastor Alemão é um cachorro fiel e muito apegado ao seu dono

Não é à toa que o cachorro Pastor Alemão é um dos mais adotados. Afinal, esse cãozinho apresenta um comportamento ideal para muitas pessoas, pois é bastante obediente, brincalhão e carinhoso. Logo, trata-se de um pet tão apegado ao seu tutor que às vezes acaba o seguindo pela casa.

3) Os primeiros cães guias da história eram da raça Pastor Alemão

Durante a Primeira Guerra Mundial, quatro cãezinhos da raça Pastor Alemão foram treinados para cuidar de veteranos de guerra com deficiência visual. A partir disso, os cachorros desta e outras raças começaram a ser utilizados como cães guia para auxiliar pessoas cegas até os dias atuais.  

4) É um cachorro que costuma comer bastante

O Pastor Alemão é um dos cães que mais se alimentam naturalmente. Nesse caso, para quem convive com esta raça em casa, é fundamental ter um controle maior em relação a quantidade de rações e petiscos dadas. Até porque esse animal costuma ter uma predisposição para desenvolver quadros de obesidade canina.

5) Outros pets e crianças se dão muito bem com o Pastor Alemão

Bastante ativo e brincalhão, o cãozinho Pastor Alemão mantém uma relação muito agradável com as crianças. Ele também se relaciona bem com outros cães e animais de outras espécies. Entretanto, não costuma ser muito cordial com estranhos, justamente por ser um animal protetor.

6) O Pastor Alemão capa preta é uma variação da raça 

Uma interessante variação desse cãozinho é o Pastor Alemão capa preta, que também é conhecido como Pastor Alemão sable. Nesse pet, você pode observar uma cor bem mais escura em suas costas, como também, uma mancha nesse mesmo tom localizado nas orelhas e na área do focinho do dog. Logo, isso faz com que o animal realmente pareça estar usando uma capa escurecida, dando origem ao nome.

7) É um dos cães mais inteligentes do mundo

De acordo com a obra “A Inteligência dos Cães”, publicada pelo neuropsicológico Stanley Coren, o Pastor Alemão ocupa o terceiro lugar entre as 133 raças de cachorro mais inteligentes avaliadas na obra, ficando atrás apenas do Poodle e o Border Collie. Trata-se de mais uma razão para o animalzinho fazer tanto sucesso, tendo em vista uma característica tão importante e marcante como essa.

8) O Pastor Alemão é usado como cão policial em vários países

Em diferentes países, cachorros da raça Pastor Alemão são criados e adestrados para auxiliar as forças responsáveis pela segurança pública local. Conhecidos como cães policiais — ou também pela sigla K9 —, esses animais são utilizados para farejar ou patrulhar durante as operações, destacando a obediência e o trabalho dos dogs desta raça.

9) Há variedades no tamanho da pelagem dos cães dessa raça

Exibindo uma camada dupla em sua pelagem, é possível encontrar tanto um Pastor Alemão de pelo curto quanto um Pastor Alemão de pelo longo. Trata-se de dois cachorros da mesma raça, mas com essa diferença no tamanho dos fios em relação 

a pelagem do animalzinho.

10) Como o nome indica, a raça surgiu durante o século XIX, na Alemanha

Com uma evidente origem alemã, a criação do Pastor Alemão ocorreu em meados do século XIX. Isso ocorreu por conta de um oficial da cavalaria que acabou decidindo focar na criação de uma raça de cachorro que fosse o melhor cão pastoreiro para proteger as fazendas locais.

Gostou de saber sobre essas diversas curiosidades do Pastor Alemão? Nesse sentido, compartilhe esse artigo entre os seus amigos e familiares para que mais pessoas saibam dessas questões que envolvem essa raça tão popular. Por último, não se esqueça de conferir outros conteúdos daqui do site sobre diferentes assuntos a respeito dos animais de estimação:

Agradecemos a sua leitura. A gente fica por aqui, e até a próxima oportunidade!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.