Diabetes em cachorro é real? Saiba mais sobre a doença

Diabetes em cachorro é real? Saiba mais sobre a doença

27 de setembro de 2022 0

Conforme alguns estudos, o surgimento da diabetes em cachorro está relacionado, principalmente, pelo animal ser mais suscetível geneticamente ao problema. Todavia, com essa tendência somada à má alimentação rica em gorduras e à baixa imunidade do animal, o pâncreas acaba diminuindo a sua produção de insulina, que é essencial para o funcionamento correto do organismo.

Engana-se quem acredita que são apenas os cachorros mais velhos que podem ficar diabéticos, visto que o problema pode ter início já na fase adulta. A identificação precoce desta doença é fundamental para diminuir os casos mais graves, por isso, te explicamos tudo sobre a diabetes canina!

O que é a diabetes em cachorro?

Praticamente idêntica à doença que também afeta os seres humanos, a diabetes canina é identificada quando o corpo do animal diminui a produção de insulina e passa a não atender a demanda requisitada pelo organismo. Logo, devido à essa pouca quantidade de insulina, a produção de glicose é diminuída e o cão acaba recebendo um aumento excessivo de açúcar no sangue. Por isso, essa condição é tão preocupante que pode resultar em diversos problemas graves.

Sintomas de diabetes em cachorro: como saber se o pet tem? 

Para cuidar de um animal, primeiramente é preciso ter noção de que é necessário manter um certo zelo com o pet desde o momento que ele é adotado e chega ao seu lar. Assim, para que você entenda se está tudo de acordo com a saúde do seu bicho, fique atento quanto à aparição de alguns sintomas da diabetes em cachorro:

  • Cachorro bebendo mais água do que o normal
  • Feridas demorando para sarar 
  • Cansaço frequente e fora do comum, após passear ou brincar
  • Emagrecimento, mesmo comendo a dose diária

Cabe destacar a importância de levar qualquer animal ao médico veterinário. Assim, o profissional pode observar e avaliar com competência qualquer quadro de doença mais grave. Até porque, a diabetes canina é um problema que, se for cuidado com antecedência, pode aumentar a expectativa de vida do seu cãozinho. Porém, caso não seja tratado, o seu pet pode apresentar os seguintes problemas mais graves:

  • Doenças do coração
  • Doenças renais
  • Cegueira    

Quais são os tipos de diabetes canina?

A diabetes tipo 1 é caracterizada por seus acometidos serem extremamente dependentes da aplicação de insulina. Afinal, como ocorre em cães que apresentam uma perda considerável de secreção deste hormônio, os bichos que sofrem com o tipo 1 são extremamente dependentes destas doses. 

Semelhante a diabetes tipo 2 em humanos, os cães que sofrem com este tipo não são dependentes da aplicação de insulina. Isso se dá, pois resistência das células do organismo do dog à própria insulina, com o pâncreas produzindo este hormônio em menor quantidade e fazendo com que exista mais glicose no sangue do pet. Inclusive, este tipo de diabetes está muito relacionada com a obesidade canina.  

A diabetes tipo 3 está relacionada com hormônios produzidos durante a gravidez de uma cachorra. Mesmo sendo um tipo de diabetes em cães bem mais rara, ainda assim, há a chance dela ocorrer e pode chegar a ser mortal para a fêmea e para os  filhotes que ainda estão na barriga da mãe. 

Como prevenir a diabetes em cachorro?

Em primeiro lugar, a principal maneira para prevenir qualquer doença é manter o costume de levar o seu pet com certa frequência ao médico veterinário. Lembrando que há uma orientação dada por estes profissionais para realizar a castração do animal se for uma cadela.  

Todavia, no que se diz respeito à prevenção da diabetes em cães, a melhor forma de impedir que o cachorro sofra no futuro é fazer com que ele seja ativo, praticando exercícios e passeios diários. Ter uma boa alimentação equilibrada também é um fator determinante, logo, não exagere na quantidade de ração deixada no comedouro.

De que maneira é feito o tratamento para diabetes canina?

Quando o cachorro tem diabetes do tipo 1, o tratamento é realizado com doses diárias de insulina. Para os que têm o tipo 2, apenas o consumo de medicamentos todos os dias  é o suficiente para colocar em prática o tratamento da doença. Agora, independentemente do tipo, um cachorro diabético precisa adotar novas atividades durante o seu dia a dia.

Passa a ser necessário aderir a uma dieta que consiste em uma alimentação baseada em rações próprias para cachorros com diabetes. Por fim, os exercícios, que também funcionam como forma de prevenção, são indispensáveis para diminuir a taxa de glicose no sangue.

Ração para cachorro com diabetes: qual dar?  

A diabetes é uma condição que está muito relacionada à alimentação e, portanto, urge a necessidade de avaliar bem a ração para cachorro que está sendo dada para o seu pet. Como há uma variedade muito grande de rações disponíveis, alguns donos acabam ficando um pouco confusos e não sabem o que realmente dar na hora da compra. 

Mantenha um cuidado na alimentação do seu pet, pois não é bom para ele ingerir calorias em excesso. Tenha atenção quanto a composição da ração, observando na embalagem se o produto apresenta um baixo teor de gorduras e uma maior quantidade de fibras. Normalmente, no próprio item existe a informação que é um alimento destinado aos cães diabéticos.

Procure ajuda de um médico veterinário

Por último, lembre-se de consultar um nutricionista veterinário para uma orientação profissional de como alimentar o seu pet. Todo tutor precisa entender a importância de dedicar uma rotina de cuidados ao seu animal de estimação, e não apenas para tratar doenças, mas para também fazer com que o pet tenha uma vida melhor e mais duradoura.

Trate de compartilhar este conteúdo para que mais donos saibam como evitar, da melhor forma, que o seu amiguinho acabe sofrendo com um problema tão preocupante como a diabetes em cachorro. Também não se esqueça de conferir outras matérias daqui do site que podem te ajudar a mantém diversos cuidados com o seu animal de estimação:

A gente para por aqui. Até a próxima oportunidade!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.