Existe diabetes em gatos? Entenda mais a respeito

Existe diabetes em gatos? Entenda mais a respeito

6 de outubro de 2022 0

Como não se trata de um problema exclusivo dos humanos, a diabetes em gatos está cada vez mais presente nos bichanos nos últimos anos. Essa condição, infelizmente, acaba sendo muito comum de surgir em um gato obeso ou que já tenha uma idade um pouco avançada.

Dessa forma, sabendo que não é uma situação tão fácil de ser identificada pelos tutores, produzimos este conteúdo para auxiliar no cuidado de uma doença tão grave e que tem crescido muito nos animais de estimação. Portanto, vem com a gente, e confira tudo a respeito da diabetes felina!

Primeiramente, o que é a diabetes em gatos? 

Para quem já conhece a doença de mesmo nome que afeta os humanos, não há diferença. Isso é, pois a diabetes felina também é identificada a partir do momento que o organismo, de quem sofre com ela, passa a diminuir a produção de insulina, sem cumprir com o que o corpo realmente pede. Nesse sentido, a baixa produção da tão mencionada insulina resulta na diminuição da glicose e o gatinho acaba sofrendo com uma elevação exponencial da quantidade de açúcar no sangue.

Quais os sintomas de diabetes em gatos?

Independentemente da situação, a primeira coisa que um dono precisa ter em mente, ao adotar um gato ou outro animal de estimação, é zelar pela saúde do pet. 

Sabendo disso, é preciso ter maior atenção em relação o surgimento de alguns dos principais sintomas da diabetes em gatos, são eles: 

  • Perda de peso, mesmo mantendo uma boa alimentação
  • Olhos opacos
  • Machucados demorando para curar
  • Cansaço extremo após praticar exercícios comuns

Diabetes felina diagnóstico: como é realizado?

Levar o seu pet frequentemente ao médico veterinário é muito importante para ter um diagnóstico precoce em relação a qualquer problema de saúde. No caso do diagnóstico da diabetes em gatos, ele é feito através de exames de urina e também com a análise da glicemia — quantidade de açúcar (glicose) no sangue. Portanto, leve sempre o seu bichano ao médico pelo menos durante um intervalo de a cada 6 meses.

Quais doenças graves um gato com diabetes pode apresentar?

Não há mistério. Para tratar de qualquer doença é ideal que seja feito um diagnóstico precoce, principalmente no caso de um gato diabético. Caso o problema não seja tratado, é possível que o seu animalzinho apresente algumas condições e doenças consideradas graves.

Cegueira

Certamente, a cegueira é uma das piores condições relacionadas à diabetes. Ela ocorre a partir do momento que os vasos sanguíneos na região de retina são danificados pela elevação da quantidade de açúcar no organismo do pet. Dessa forma, são criadas novas camadas imperfeitas no local que levam à deslocação da própria retina e geram a perda de visão. 

Cardiopatias

As cardiopatias estão amplamente relacionadas com a diabetes, afinal este problema apresenta uma maior incidência para o surgimento de doenças cardiovasculares. Isso ocorre, pois o aumento da glicemia faz com que as células do organismo do gato apresentem uma certa reação, favorecendo o surgimento de placas de gordura nas artérias do animal. Logo, esta ocorrência favorece que o pet tenha problemas cardíacos graves, resultando no infarto.

Insuficiência renal

A diabetes apresenta uma relação muito forte com o sistema urinário e, portanto, não é difícil de imaginar que isso resulte em maiores danos aos rins. O que acontece é que a elevada quantidade de açúcar faz com que os rins filtrem mais sangue do que eles realmente aguentam, sobrecarregando-os. Assim, esses órgãos tão importantes perdem a sua função de filtragem e deixam de funcionar.

A prevenção é o único tratamento natural para diabetes em gatos

Já abordamos sobre a necessidade de cuidar bem do seu bichano, logo, a melhor maneira de evitar que o seu animal de estimação sofra no futuro é fazendo com que ele tenha uma vida mais ativa com a ajuda dos brinquedos para gatos. Também é recomendado que o pet mantenha uma alimentação de qualidade, evitando o consumo de rações com taxas elevadas de açúcar.   

Mas afinal, como tratar um quadro já diagnosticado de diabetes felina?

O tratamento da diabetes felina vai depender muito do tipo da doença apresentada pelo animal, pois cada um desses 3 tipos contém um procedimento diferente a ser realizado. Antes, lembre-se de levar o seu pet para fazer uma consulta com um médico veterinário para uma avaliação profissional do problema. Nesse sentido, cabe explicar os diferentes quadros da diabetes em gatos:

  • Diabetes tipo 1: Como trata-se de um tipo mais grave da doença, são necessárias doses frequentes de insulina. Além de uma alimentação focada no consumo de ração para gatos diabéticos e na prática de exercícios diários
  • Diabetes tipo 2: Para os gatinhos que sofrem com esse tipo, o veterinário indicará o consumo de remédios e produtos para o auxiliar no tratamento. Também não deixa de exigir que o pet se alimente com ração para gato diabético e mantenha uma vida mais ativa.
  • Diabetes tipo 3: Um pouco mais rara, esse tipo de diabetes é causada na fêmea pelos hormônios produzidos durante a gestação. Por isso, é indicada a castração da gatinha a fim de evitar esse e outros problemas.

Ração gatos diabéticos: qual dar?

Uma boa alimentação do gato é um ponto fundamental para que ele viva bem e tenha um aumento da sua expectativa de vida. Para o animal com este problema o ideal é que você aposte em rações específicas para o tratamento deste problema, já que elas são especificamente produzidas para auxiliar no controle da glicemia no animal. Você também pode controlar o horário das refeições do pet, fazendo com que ele se alimente entre 3 a 6 horas após a dose de insulina.

Gostou do conteúdo? A diabetes felina é um problema complicado para os bichanos e é muito importante tratá-la devidamente. Portanto, não se esqueça de compartilhar entre amigos e família para que mais pessoas entendam sobre a gravidade desta doença. Recomendamos também a leitura de algumas dessas matérias do site produzidas pela nossa equipe:

A gente fica por aqui. Até o próximo conteúdo!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.