Doberman: descubra tudo sobre esse pet forte e protetor

Doberman: descubra tudo sobre esse pet forte e protetor

16 de setembro de 2022 0

Apesar de ter uma cara de poucos amigos, o cachorro Doberman pode ser um ótimo companheiro, gentil e amoroso. Considerado um cão leal, obediente e com instinto protetor para cuidar da família, ele costuma manter uma boa relação com seus donos, justamente por conta da sua elevada inteligência.

Mesmo sendo um pet bem divertido, esse animal sempre acaba criando uma série de dúvidas para o público. Dessa forma, neste conteúdo feito pela equipe do Planeta dos Animais, nos aprofundamos um pouco mais a respeito do Doberman para que você saiba tudo sobre a raça. Confira! 

Qual a origem do Doberman?

A origem do Doberman se deu na parte final do século XIX, na Alemanha. Ao contrário de muitas raças que carregam o nome do local em que foram criadas, esse cãozinho carrega o nome do seu criador, Friedrich Louis Dobermann. Acredita-se que foi a partir do cruzamento entre duas raças de cachorro que são antepassadas do Rottweiler e do Pastor Alemão que fez com que surgisse o Doberman como conhecemos hoje.

Doberman tamanho e peso: as características físicas do pet

Considerado um cachorro de médio a grande porte forte e musculoso, os Dobermans geralmente apresentam um tamanho que varia entre 68 a 72 centímetros para os machos e 63 a 68 centímetros para as fêmeas da raça. Por fim, em relação ao peso, o do Doberman fêmea fica em torno de 32 a 35 quilos e do macho entre 40 a 45 quilos. Cabe ainda mencionar sobre os tipos de Doberman: 

  • Doberman europeu: apresenta um corpo mais forte e pesado, além que o seu focinho é mais definido. 
  • Doberman americano: o focinho é mais fino e contém um porte físico magro e elegante.

Infelizmente, essa raça de cachorro sofre com algumas questões que podem atrapalhar a saúde do Doberman. Orelha cortada destes animais é algo meramente estético, sem qualquer relação com a necessidade do cão. Ainda por cima, trata-se de uma prática proibida pela lei em diversos países, incluindo o Brasil.  

Como é a pelagem do Doberman?

Os pelos do Doberman são curtinhos, duros e bem grossos. A pelagem também é lisa e bem distribuída pelo corpo inteiro do animal. Inclusive, os fios podem chegar a ser brilhantes quando escovados. O interessante é que o Doberman costuma perder seus pelos moderadamente, tornando um pouco mais fácil de cuidar da pelagem dele.

Quais são as cores do Doberman?

Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), a raça Doberman não contém uma grande variedade de cores. Alguns donos até costumam procurar mais a respeito do Doberman branco, porém essa cor não é considerada um padrão da raça. Dessa forma, o Doberman expõe apenas dois tipos de tons:

  • Doberman preto
  • Doberman marrom (podendo conter manchas avermelhadas)

Doberman personalidade: veja as características comportamentais do pet

Apesar de muitas pessoas terem dúvidas se Doberman é perigoso, isso está mais atrelado a sua aparência. Afinal, é um cachorro carinhoso e bastante inteligente. Espere por um cão que está sempre disposto a ajudar sua família com diversos momentos de diversão. Todavia, é necessário que haja um bom trabalho para estimular esse comportamento quando o pet ainda é um Doberman filhote. Assim, é possível evitar qualquer possibilidade do cachorro se tornar agressivo. 

O Doberman late muito?

Não, o Doberman é um cachorro que late moderadamente. Essa é uma raça que irá latir apenas para avisar ou comunicar algo ao seu tutor. Porém, mesmo assim, é dever de todo dono ensinar o seu pet desde filhote a ter um bom comportamento para que o animal passe a latir menos quando adulto. 

Como o Doberman se relaciona com crianças?

Sim, são cães que conseguem manter uma boa relação com as crianças. No entanto, animais de porte físico mais robusto precisam de mais atenção ao brincar com os pequenos, como no Doberman. Cachorros desta raça são bem robustos e a supervisão das brincadeiras é necessária para evitar acidentes envolvendo o excesso de força do pet. Contudo, não se engane o Doberman é um cãozinho que fará de tudo para proteger a sua família!    

Os Dobermans são cachorros afetuosos e protetores com a sua família e isso inclui os pequenos. No entanto, o porte físico da raça pede cuidado redobrado, por isso, sempre supervisione a interação do seu Doberman com crianças, certificando-se que ele não machuque alguém sem querer.

O Doberman consegue ficar muito tempo sozinho em casa?

Apesar de muitos donos correlacionarem um cachorro protetor com um cão de guarda, não é bem assim que funciona. O Doberman apresenta um instinto de proteção dos seus próximos, mas não gosta de ficar muito tempo sozinho como cão de guarda. 

Ele precisa que seu tutor esteja presente e não o deixe sozinho por um longo período de tempo. Logo, a falta do seu dono pode gerar uma série de problemas ao animal. No caso desta raça em específico, que não é tão sociável com desconhecidos e outros animais, ter um segundo dog pode não ser o ideal para suprir a ausência do tutor. Todavia, estimule a socialização desde filhote para que o seu Doberman tenha uma boa relação com estranhos e outros bichos de estimação. 

Saúde do cachorro Doberman

Mesmo que o Doberman seja um cachorro que não tenha uma maior tendência a sofrer com problemas de saúde, nenhum pet está livre de acabar vindo a ter alguma doença. Cardiopatias caninas, problemas ortopédicos e a Doença de Von Willebrand são algumas das enfermidades que podem surgir durante a vida do pet. Portanto, não deixe de levá-lo, sempre que possível, ao veterinário!

Dicas de cuidado com o Doberman

Como o cachorro da raça Doberman é bastante ativo e vigoroso, para que ele gaste toda essa energia é necessário passear frequentemente com o animal. Uma outra dica é em relação aos hábitos de higiene com o pet. Afinal, mesmo que seja uma raça considerada limpa, os banhos e a escovação dos pelos são necessários, ao menos uma vez por semana.

Quanto custa um Doberman?

Ao saber tudo sobre a raça fica difícil não pensar em adotar um filhote de Doberman. Preço do pet fica em torno de R$ 1.500 a R$ 5.500, sendo que sempre é recomendado que você faça a doação em lugares conhecidos. É bom também você evitar lugares que colocam Dobermans com orelhas cortadas para adoção, já que esta é uma prática proibida.  

Curiosidades sobre a raça Doberman

  1. É a quinta raça mais inteligente, segundo o livro “A Inteligência dos Cães”
  2. Kurt, um cão desta raça exerceu importante papel na Segunda Guerra Mundial
  3. São animais que se destacam nos esportes caninos
  4. A raça de cachorro Doberman já foi protagonista de diversos filmes 
  5. Os Doberman são utilizados para auxiliar em buscas policiais em alguns países 

Compartilhe para que mais pessoas entendam tudo sobre esse cachorro tão especial que é o Doberman. Dessa maneira, você faz com que muita gente se mantenha informada sobre algumas peculiaridades da raça e que pode ajudar alguém antes de adoção. Não deixe também de conferir outras matérias daqui do site sobre os animais de estimação:     

A gente fica por aqui. Até a próxima!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.