Entenda tudo a respeito da doença do carrapato em cachorro

Entenda tudo a respeito da doença do carrapato em cachorro

24 de outubro de 2022 0

A doença do carrapato em cachorro é um problema que requer muita atenção e cuidado por parte dos tutores. Afinal, é uma condição muito comum em épocas de temperaturas mais elevadas e geralmente surge no animal após passeios por ambientes abertos, como em parques e jardins.  

Nesse sentido, a prevenção deste quadro é muito importante, já que essa doença do carrapato em cães pode desencadear diversos problemas graves no animal. Tendo isso em vista, vem com a gente e saiba tudo a respeito desta enfermidade. Confira!

O que é a doença do carrapato em cachorro? 

Causada por hemoparasitas, a picada do carrapato libera esses parasitas na corrente sanguínea do animal, originando a doença do carrapato em cães. Cabe ainda destacar, que trata-se de um problema que pode ser grave, caso não seja tratado devidamente. Todavia, estamos falando de uma condição que manifesta-se de duas formas, sendo elas:

Erliquiose

A erliquiose é uma doença provocada pela bactéria Ehrlichia, sendo transmitida pelo carrapato da família ixodidae, o Rhipicephalus sanguineus — popularmente conhecido pelo nome de carrapato vermelho do cão —, que tem os dogs como hospedeiros prediletos.

Portanto, quando o cãozinho é picado por esse carrapato, o parasita começa a se alimentar do seu sangue e, com isso, os hemoparasitas entram na corrente sanguínea do animal. Assim, esses microrganismos que se estabelecem dentro do organismos do pet, passam a destruir os seus glóbulos brancos e plaquetas, resultando em alterações no sistema imunológico. Essa ação promove sintomas de anemia, além do surgimento de outras complicações mais graves.

Babesiose

Já no caso da babesiose, ela é causada por um protozoário que invade o interior dos glóbulos vermelhos acabando por destruí-los. Portanto, como as hemácias (ou glóbulos vermelhos) são responsáveis pela circulação de oxigênio no sangue, os cães afetados por esta doença costumam apresentar quadros de anemia.

Como prevenir a doença do carrapato em cachorros? 

Infelizmente não há vacina para a prevenção deste problema. Os veterinários recomendam que você utilize produtos que atuam na remoção de pulgas e carrapatos no cão, além de manter atenção por onde o animal brinca e verificar sempre as áreas onde costumam existir esses parasitas — em tapetes, pilhas de roupa suja, resíduos do quintal etc. Além disso, uma boa forma de prevenção do problema é o uso da coleira antipulgas e carrapatos no seu pet.

Dicas para evitar a doença do carrapato

carrapato no pelo do cachorro
É muito importante sempre dar uma olhada nos pelos do seu cachorrinho. Foto: Bigstock

A partir do momento em que você adota um cachorrinho é preciso ter atenção quanto ao surgimento de doenças. Todavia, como se trata de um problema causado por um agente transmissor, algumas dicas podem ser eficazes para fazer com que o seu cão não seja afetado pelo parasita.

  1. Deixe sempre o ambiente em que ele vive limpo
  1. Após passeios na rua, olhe bem os pelos do seu cãozinho
  1. Caso tenha um quintal, nunca deixe a grama muito grande
  1. Avalie as condições do local da viagem quando for levar o seu pet
  1. Após a indicação do veterinário, use sabonetes e xampus carrapaticidas  

Entenda mais sobre as diferentes fases da doença

A doença do carrapato pode evoluir para quadros mais graves dependendo da raça do cãozinho, sua idade, alimentação, tal como da própria multiplicação da doença no organismo do animal. Assim, cabe destacar que estamos falando de uma condição provocada por um carrapato contaminado e que afeta o sistema imunológico do pet a partir de três fases, que são:

Fase aguda

Depois do período de incubação — tempo entre a exposição do animal ao agente patogênico —, que pode durar entre 8 a 20 dias, o parasita Erlichia passa a atacar o organismo do cão. Assim, essa ação começa a afetar os linfonodos, pulmões, rins, fígado e o baço do pet, resultando numa possível inflamação e infecção dos mesmos.

Fase subclínica

Sendo capaz de persistir por até 5 anos, o animal pode entrar na fase subclínica num período entre 6 a 9 semanas após a contaminação. Nela, o parasita provoca anemia e a diminuição de glóbulos brancos e de plaquetas — estruturas do sangue relacionadas à reparação de vasos sanguíneos e cicatrização de ferimentos. Para identificação deste quadro, os veterinários geralmente pedem um exame de hemograma completo. 

Fase crônica

Durante a fase crônica, a doença do carrapato atua semelhante à uma enfermidade autoimune —  que é o mau funcionamento do sistema imune, levando o próprio organismo a agredir os seus tecidos. Logo, é comum que nesta fase o animalzinho apresente sintomas mais graves, como a perda peso e pequenas hemorragias.

Doença do carrapato em cachorro: sintomas

Os sintomas da doença do carrapato em cachorro começam a surgir entre 1 a 3 semanas após o contágio. No caso de você identificar esses quadros, trate de procurar um médico veterinário de confiança para a realização de todos os exames capazes de oferecer um diagnóstico correto. Isto posto, os sintomas podem ser: 

  • Febre
  • Convulsões
  • Perda de peso
  • Apatia frequente
  • Dificuldade ao caminhar
  • Sangramento (pelo nariz ou ao fazer as necessidades)
  • Surgimento de manchas avermelhadas pequenas no corpo

Como tratar doença do carrapato em cachorro?

Por conta de muitos donos se preocuparem a respeito deste problema, é preciso esclarecer de uma vez por todas que a doença do carrapato em cachorro tem cura. Após a realização de testes para a identificação do quadro, o veterinário geralmente recomenda remédios antiparasitários e antibióticos para remover os parasitas do corpo do animal. Infelizmente, caso a enfermidade esteja numa fase mais grave pode ser preciso fazer uma transfusão de sangue, com o pet internado.

Gostou do conteúdo sobre a doença do carrapato em cães? Esperamos ter conseguido acabar com grande parte das suas dúvidas sobre o assunto. Portanto, compartilhe para que mais donos de cachorros saibam o que fazer para evitar este problema. Também recomendamos que você leia alguns conteúdos daqui do site a respeito dos cuidados que todo dono precisa ter como seu animal de estimação:

A gente fica por aqui. Até a próxima!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.