Gato e árvore de Natal: como protegê-la dos felinos?

Gato e árvore de Natal: como protegê-la dos felinos?

21 de dezembro de 2022 0

Não é exatamente fácil ter um gato e árvore de Natal no mesmo ambiente. Os felinos, antes da domesticação, eram habituados a escalar árvores e viver no alto para se protegerem de predadores. Hoje em dia, apesar de domesticados, alguns instintos foram preservados, e um deles justamente é essa sede pelas alturas.

Além disso, no Natal, gatos se sentem estimulados pelos enfeites natalinos, que acabam aflorando o lado caçador destes animais e fazem com que eles interajam bastante com a árvore. Dessa forma, os tutores devem ficar atentos para evitar acidentes. Veja, a seguir, dicas de como montar uma decoração à prova de gatos!

Entenda a curiosa relação entre gatos e árvores de Natal

O comportamento dos gatos é marcado por muitas curiosidades, mas nem sempre os tutores se dão ao trabalho de tentar entender isso. Então se você não sabe por que gatos e árvores de Natal às vezes são um problema, a gente te explica: os felinos são fascinados pelos pinheiros. Até porque, é como se eles representassem as árvores do seu passado, onde podiam escalar e se aventurar ao ar livre.

Para completar, quando os pinheiros são embelezados com adereços natalinos, os felinos ficam ainda mais fascinados com tantas luzes, bolinhas, guirlandas e outras informações. Logo, isso resulta  em um gatinho querendo pular em cima da árvore para brincar com todos aqueles acessórios, correndo o risco de derrubar tudo pelo meio do caminho.

Como ter árvore de Natal e gato de forma segura?

Já deu para perceber que no Natal, gatos têm que ficar o mais longe possível da árvore, certo? Portanto, se você convive com um ou mais bichanos, é fundamental saber como decorar sua árvore de Natal sem necessariamente despertar os instintos selvagens do seu amigo de quatro patas.

O lado bom é que existem alguns truques que podem ser usados nesse momento. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados principalmente com os enfeites e com o tamanho da árvore de Natal. Gatos também podem ser afastados do pinheiro com repelentes ou com fita crepe na base do pé. Assim, para você saber exatamente como seguir essas dicas, é só acompanhar os tópicos abaixo.

Árvore de Natal para quem tem gatos não deve ser muito grande

Por mais deslumbrante e bonita que seja uma árvore de Natal grande, ela pode não ser uma boa ideia para quem tem gatos. O tamanho do pinheiro é diretamente proporcional à vontade que o animal vai ter de escalar a árvore, então quanto maior, melhor para eles. A dica então é optar por modelos de pinheiros mais compactos, ou no máximo com um tamanho médio. 

Prender a base da árvore de Natal com materiais que gato não gosta é uma boa ideia

Os gatos têm certa aversão a alguns materiais que fazem parte do nosso dia a dia, como fita crepe e papel alumínio. Como são coisas que acabam “grudando” na pata deles, os bichanos não suportam tocar, pisar ou arranhar nada que contenha essas substâncias. Então, use e abuse dessa informação!

Para deixar gato e árvore de Natal seguros, você pode prender a base da árvore com algum desses materiais e aguardar para ver a reação do seu pet. É bem provável que ele nem chegue perto do pinheiro porque vai entender que, ao se aproximar, pode acabar pisando em algo que ele não gosta. Todos ficam seguros!

Enfeites mais delicados no topo ajuda na decoração à prova de gatos

A recomendação principal é escolher sempre itens decorativos mais básicos e neutros, sem cores muito vibrantes, glitter ou qualquer coisa mais chamativa. Assim o animal se sentirá menos entusiasmado para brincar com os acessórios. Caso tenha algum enfeite muito delicado e/ou que quebre com facilidade, também é fundamental pendurá-lo bem no topo da árvore para o gato não ver e não ter vontade de brincar de caça e caçador.

Cuidado especial com fios elétricos

Todo mundo adora colocar pisca-pisca nas árvores de Natal. Gatos, inclusive, também apreciam bastante isso e se sentem tentados a interagir com tantos fios, o que pode ser um perigo para quem pretende manter a casa harmônica para as festas de fim de ano. 

Nesse sentido, lembramos que é muito importante esconder qualquer evidência de fio para evitar que o animal tenha acesso às fontes de energia. Você pode cobrir os fios com capas ou tubulações, assim o gato não vai correr o risco de mastigar o que não deve e ter um problema mais sério.

Gato e árvore de Natal: outras dicas para manter a convivência segura

  1. Não enfeite a árvore de Natal na frente dos gatos. Eles podem achar que é um convite para brincar.
  2. A base da árvore deve ser bastante firme, para não ter a chance de o animal se pendurar e derrubá-la.
  3. Coloque a árvore de Natal para gatos longe de objetos de vidro, porcelana ou qualquer coisa que quebre com facilidade.
  4. Pendure os enfeites com muita cautela para que eles não se soltem com facilidade. Se caírem, o gato vai achar que existem outras “presas” na árvore e pode acabar tentando escalar.

Gostou do artigo? Agora que você entende melhor a relação entre gato e árvore de natal, compartilhe este conteúdo entre seus amigos e parentes que também convivem com um bichano em casa. Por último, não deixe de ler outras matérias produzidas pela nossa equipe do Planeta dos Animais a respeito de diferentes assuntos sobre os animais de estimação: 

A gente fica por aqui, agradecemos a sua leitura. Até a próxima! 

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.