Gato himalaio: curiosidades, características, cuidados necessários e mais!

Gato himalaio: curiosidades, características, cuidados necessários e mais!

canmore
por canmore
27 de maio de 2022 0

O gato himalaio, sem dúvida, é uma das espécies mais populares e queridas dos amantes de felinos. Ele incorpora em seus genes uma mistura de dois outros gêneros populares: persa e siamês.

Ou seja, carisma e beleza são aspectos garantidos em dobro! 

Além disso, este gatinho tem uma personalidade muito simpática e calma, é a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um animal de estimação.

Se esta é a sua história, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer saber tudo sobre ele, este artigo vai te ajudar muito.

Para facilitar sua vida, nossa equipe preparou um guia completo sobre a raça: desde suas origens, características físicas e comportamentais e os cuidados básicos com o sistema e a saúde do gatinho. Dê uma olhada!

Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:

  • Gato do Himalaia: saiba mais sobre a origem deste felino
  • As características físicas do Himalaia são absurdas!
  • Uma espécie calma e fácil de conviver
  • Cuidados básicos do hábito do gato himalaio
  • O que você precisa saber sobre a vida de um gato himalaio
  • Quanto custa um gato himalaia?
  • Perguntas Frequentes sobre o Gato Himalaio
  • [EXTRA] 4 dicas para cuidar do seu amigo!

Boa leitura!

Gato do Himalaia: saiba mais sobre a origem deste felino

A espécie de gato himalaio não surgiu por acaso. A ideia de criar um gato com características mistas de persa e siamês era um desejo antigo de muitos criadores, e foi isso que impulsionou Marguerita Goforth, Virginia Cobb e Drs. Clyde Keeler. 

A experiência começou na década de 1930 nos Estados Unidos e exigiu vários testes para chegar ao resultado que conhecemos hoje, com uma pelagem herdada de um gato persa e um padrão de cores dos pelos e olhos herdados de um gato siamês. 

No entanto, o reconhecimento oficial só ocorreu em 1957 pela Cat Fanciers Association e pela American Cat Fanciers Association, nos Estados Unidos.

Mas por que um “gato do Himalaia” ou “gato himalaio”? 

Isso se refere aos coelhos do Himalaia, que possuem um padrão de cores semelhante ao desses bichanos. 

No entanto, esta espécie também encontra vários outros nomes ao redor do mundo, como o gato persa Colorpoint ou o gato persa do Himalaia.

As características físicas do Himalaia são absurdas!

Um gato himalaio deitado em posição de descanso em um chão de taco.

O gato himalaio tem um tamanho médio de 20 a 25 cm e pesa entre 3 e 5 kg. Ele nunca é ignorado em qualquer lugar, afinal esse bichano tem um corpo forte coberto com uma pelagem longa, fina e muito grossa, típica da Pérsia, deixando o gato com um aspecto muito atraente e macio.

A cor da pelagem também chama a atenção, pois, assim como o siamês, o gato himalaio tem as pontas do nariz, cauda, ​​patas e orelhas mais escuras que todo o corpo. Em geral, aceitam-se cores muito diferentes, como marrom, chocolate, preto e azul.

Os olhos do gato himalaio são outra variação encontrada nas espécies siamesas, pois são grandes e muito azuis. As orelhas da espécie são pequenas, ligeiramente voltadas para a frente e com pontas arredondadas. O nariz do gato do Himalaia é plano e curto.

Uma espécie calma e fácil de conviver

Gentil, calmo e elegante, o gato himalaio conquista espaço no coração de qualquer pessoa com muita facilidade. Ele é leal à sua família, adora abraçar e sempre faz questão de estar perto de outras pessoas.

Outra característica deste tipo de personalidade é que estes gatos são geralmente muito amigáveis, por isso não sofrem de grandes problemas sociais de todos os tipos de pessoas – idosos, adultos ou crianças – e são muito amigáveis ​​com outros animais, incluindo diferentes espécies, como cães. 

Apesar de ter certas características físicas siamesas, quando se trata do comportamento do gato himalaio, os miados são raros. Esses animais têm a fala reduzida e miam apenas quando é necessário. 

O nível de energia do gato é muito semelhante ao do persa, pois gosta de uma bela aventura, apesar de não ser muito fã de altura.

Cuidados básicos do gato himalaio

Um gato himalaio cinza.

Abaixo, listamos alguns dos cuidados essenciais que todo cuidador deve ter com seu gato himalaio. Continue a leitura!

Higiene

Como qualquer outra espécie, o gato himalaio não precisa ser banhado. Sua língua poderosa pode manter sua pelagem limpa. O banho deve ser uma opção considerada apenas com orientação médica, ou então como alternativa para quando o gato estiver muito sujo e não for possível apenas deixá-lo se limpar sozinho. 

No entanto, isso é algo que deixa o animal muito estressado, por isso deve ser cuidadosamente considerado.

Em geral, os principais cuidados com a higiene de um gato himalaio são: cortar as unhas do animal regularmente, limpar os olhos e focinho semanalmente para retirar as secreções acumuladas e limpar a orelha para prevenir infecções na região. 

Além disso, escovar os dentes dos gatos também é uma precaução importante para prevenir o tártaro nos gatos e outros problemas bucais, como a gengivite.

Escova de pelos

Devido ao seu pelo muito comprido, a escovação diária do gato himalaio é essencial para eliminar potenciais nós e soltar os fios. 

Além disso, esta é uma forma de remover os pelos mortos e evitar a formação de pelos assustadores no trato digestivo do animal durante a limpeza. 

Caso não seja possível escovar o gato diariamente, a recomendação é que isso aconteça pelo menos três vezes por semana.

Alimentação e hidratação

O gato himalaio costuma ser preguiçoso (especialmente se não for devidamente incentivado), por isso é necessário prestar muita atenção à sua dieta. 

Converse com seu veterinário e escolha sempre o alimento de melhor qualidade de acordo com a idade e tamanho corporal do animal, pois esta é a melhor forma de garantir que ele irá ingerir todos os nutrientes essenciais.

A ingestão de água também deve ser incentivada regularmente, pois eles não têm o hábito de beber muito líquido, o que pode levar a muitos problemas renais.

Exercício e brinquedos

Como o gato himalaio é um animal horizontal, isso significa que não é necessário investir na instalação de nichos ou prateleiras.

Eles gostam de morar em terreno plano e próximo ao chão, então o bom é buscar outras formas de entretenimento, como brinquedos. Podem ser cordas, paus, arranhadores, caixas de papelão.

O importante é mantê-lo em movimento, porque senão o gato do Himalaia cai na preguiça e corre o risco de ficar acima do peso.

O que você precisa saber sobre a vida de um gato himalaio

Dois gatos himalaio filhotes em um fundo azul.

A maioria dos gatos do Himalaia são geralmente saudáveis, mas é sempre melhor ficar de olho em qualquer mudança no corpo ou no comportamento do seu amigo de quatro patas. 

Um problema que muitas vezes piora os donos de gatos himalaios  é o cone, uma ferida além dos olhos desses animais. 

Além disso, cálculos renais, doença renal policística e gengivite também precisam de atenção. Não se esqueça de levar seu gato para um check-up com um veterinário para ver como ele está.

Outro cuidado importante é manter seu gato himalaio saudável para manter a carteira de vacinação do seu pet em dia. Isso ajuda a prevenir contra uma série de doenças graves.

Quanto custa um gato himalaia?

É importante estar preparado financeiramente para comprar um filhote de gato himalaio, pois o preço costuma estar acima do normal, custando entre R$ 2.000 e R$ 5 mil reais. 

Essas variações podem ocorrer por diversos motivos, como padrão de cores e sexo do animal. Além disso, ter pais importados ou figurar na lista dos mais desejados do país também são fatores que influenciam no preço final.

Antes de comprar um gato himalaio, é importante conhecer o gatil selecionado, consultar avaliações anteriores de clientes ou visitar o site algumas vezes para ter certeza de que está realmente comprometido com o bem-estar animal. 

Perguntas Frequentes sobre o Gato Himalaio

1- Qual a idade de vida do gato himalaio?

A expectativa de vida do gato do Himalaia é de 8 a 11 anos.

2- O gato himalaio convive bem com crianças?

Sim! O gato do Himalaia é muito cooperativo e se dá bem com crianças pequenas e com outros animais de estimação.

3- O gato himalaio gosta de visitas?

Sem dúvida, a humildade do gato do Himalaia se estende aos visitantes e chama a atenção.

4- O gato do Himalaia é esperto?

Sim! Himalayan é um gato muito inteligente e adora jogos que estimulam a atividade do seu cérebro.

5- O gato do Himalaia pode morar em apartamento?

Absolutamente! Além de poder ficar no apartamento, o temperamento do gato himalaio é tranquilo, preferindo momentos de preguiça.

6- O gato himalaio pode conviver com outros animais?

Sim! O gato do Himalaia é muito amigável e muito fácil de lidar, proporcionando excelente companhia com outros animais de estimação.

7- O gato do Himalaia pode ficar sozinho em casa por longos períodos de tempo?

Não é aconselhável deixar o animal sozinho por longos períodos de tempo.

[EXTRA] 4 dicas para cuidar do seu amigo!

Foi-se o tempo em que os bichanos eram considerados apenas animais de estimação. Hoje, muitas pessoas tratam seus pequenos como parte da família. 

O amor por eles é tão grande que, cada vez mais, os donos de gatinhos se preocupam com o bem-estar de seus amigos.

Se essa é a sua história, saiba que seu pet merece atenção especial para se manter saudável. Saber como cuidar de um gato himalaio é uma grande responsabilidade.

Por isso, este artigo traz orientações detalhadas para quem tem filhote em casa aprenda como cuidar deles de forma fácil e eficaz.

Quer saber mais? Então continue lendo!

1- Leve seu gato himalaio para andar com você

Animais grandes e fortes precisam fazer uma série de exercícios para usar a força, enquanto bichanos pequenos, como os gatos himalaio, precisam apenas caminhar. No entanto, o ponto é: eles também precisam de exercício para se manterem saudáveis.

Portanto, não se esqueça de levar seu gatinho para passear. Quanto mais você sair para passear com seu animal de estimação, melhor. Essa dica é especialmente útil para quem mora em apartamento sem quintal, pois os filhotes não têm onde se exercitar.

Lembre-se que é responsabilidade do proprietário recolher os dejetos dos animais da estrada durante a viagem. O cuidado do gato inclui esses detalhes.

2- Fornecer alimentos nutritivos

Nada de alimentar seu gato himalaio com comidas humanas. 

Existem muitos alimentos nutritivos para diferentes finalidades e é importante estar atento a esta variedade: existem rações para gatos gordos, para os que não possuem pelos, para idosos… enfim, para todos os tipos!

A melhor coisa a fazer é dar ao seu animal de estimação alimentos que atendam às suas necessidades. Lembre-se que o estômago dos gatos himalaio são pequenos devido ao seu porte!

Crie um horário adequado para alimentar seu amigão e não deixe que a comida esteja sempre disponível para ele. Alimente-o com a quantia recomendada por dia e ajuste a quantidade de acordo com o tamanho do animal. 

Jamais force seu gato himalaio a comer mais do que ele consegue, e evite alimentos grandes!

3- Brinque com seu gato himalaio!

Além de passear, os gatos himalaio precisam se divertir enquanto estão presos dentro de casa. Caso contrário, eles poderão ficar fracos ​​e até doentes. 

Arrume um tempo no seu dia para brincar com seu pet, considere até mesmo colocar as crianças em uma festa com um bichinho.

Os gatos himalaio também adoram interação, por isso sugerimos que lhes dê brinquedos, como bolas, pelúcias e pedaços de barbante. Além de brincar, os bichanos adoram acariciar. 

Gatos que recebem atenção e amor são muito felizes e amigáveis!

4- Leve a um veterinário

Essa é uma das dicas mais importantes. Mesmo que você cuide bem do seu animal de estimação, é preciso consultar um veterinário regularmente. Afinal, eles são os únicos que podem realizar determinados procedimentos e verificar o seu pet.

A saúde do gato himalaio necessita de uma atenção específica que apenas um profissional da área poderá fornecer.

Se seu gato himalaio precisar tomar remédio, separe com cuidado todos os dias. Para evitar atrapalhar a prescrição de medicamentos para animais de estimação, organize os medicamentos com rótulos, prazos e dosagens. 

A sugestão final, que se aplica a todas as dicas acima, é: envolva as crianças em atividades relacionadas aos gatos himalaio. 

Faça com que seus filhos cuidem de um animal de estimação. Ao cuidar de um pequeno animal, as crianças aprendem a ser responsáveis, planejar e cultivar o respeito pelos animais.

Considerações finais…

Os gatos himalaios são apaixonantes e são a prova de que gatos gostam sim de interagir com seres humanos. Este animal é perfeito para quem não quer se preocupar com picos de agitação, ou animais muito carentes. 

Apesar de sua independência, o gato himalaia precisa de atenção igual a todos os pets. Não deixe de realizar check-ups frequentes com seu veterinário de confiança!

Confira também outros conteúdos que podem facilitar sua vida de pai ou mãe de pet, ainda mais se for de primeira viagem:

Até a próxima!

canmore
canmore

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.