Gato Maine Coon: quanto custa, tempo de vida, cuidados e muito mais! Guia completo

Gato Maine Coon: quanto custa, tempo de vida, cuidados e muito mais! Guia completo

Gato Maine Coon é uma das raças mais fascinantes que já existiram, o grandão tem várias peculiaridades que deixam qualquer um curioso para conhecer mais sobre as características e personalidade do bichano.

Esta raça é procurada pelos amantes de gatos não só por conta de seu grande tamanho, comparado a outros gatos, mas também por ter uma personalidade única e conexão forte com seus donos.

Tanto que esses peludos são apelidados, carinhosamente, como “os gigantes gentis”.

Ficou curioso para saber mais sobre esse peludo? Então, continue a leitura até o final, visto que elaboramos um guia completo desta raça para você, confira os tópicos:

  • Qual a origem do gato Maine Coon?
  • Como identificar um Maine Coon;
  • Qual a personalidade de um gato Maine Coon?
  • Principais cuidados com a raça Maine Coon;
  • Como cuidar de um filhote Maine Coon?
  • Qual o preço de um gato Maine Coon?
  • Saúde dos gatos Maine Coon;
  • Curiosidades sobre a raça Maine Coon;
  • Dúvidas frequentes sobre a raça.

Preparado?

Então, vamos lá!

Qual a origem do gato Maine Coon?

A origem do gato Maine Coon se deu nos Estados Unidos, mais especificamente no estado de Maine.

Estima-se que por volta do ano de 1850 chegaram, da Ásia e da Europa, alguns gatos de pelo comprido que acabaram cruzando com gatos americanos de pelagem curta na região. Originando uma raça de gato de pelos longos e porte grande.

“Coon” de seu nome teve origem por conta dos “anéis” de pelos formados em seu rabo peludo, lembrando assim o rabo de um guaxinim, que em inglês significa: “Raccoon”. Ou seja, “Coon” é um diminutivo de guaxinim em inglês.

Esta raça era muito utilizada por moradores rurais, se popularizando principalmente em fazendas ao norte da América, por conta de sua alta capacidade de caçar ratos.

Porém, só em 1980 que a exportação dos gatos Maine Coon teve início no Reino Unido, e somente em 1982 foram reconhecidos oficialmente pela FIFe, Federação Internacional Felina, organização responsável por classificar as raças de gatos pelo mundo.

O mais interessante de tudo isso são as outras teorias que se criaram em torno desta raça, já que alguns acreditam no mito de que a origem do Maine Coon vem de um cruzamento entre um guaxinim e um gato.

Bizarro, não é mesmo? 

Como identificar um Maine Coon

A raça Maine Coon tem características únicas tanto físicas quanto comportamentais. Mas com toda certeza seu porte é destaque quando o assunto é aspectos de sua estrutura corporal.

Já que o gato Maine Coon é considerado o maior gato do mundo, podendo medir até 1 metro de altura quando atinge sua fase adulta.

No entanto, esta raça não se resume apenas ao seu tamanho imenso, mas também conta com outros aspectos interessantes que separamos para você identificar um Maine Coon com facilidade.

Características físicas

O gato Maine Coon se destaca de outras raças através das seguintes características, conforme as determinações da FIFe:

  • porte grande e musculoso;
  • cabeça quadrada;
  • olhos grandes e ovalados;
  • pelos sedosos com camada interna;
  • cauda comprida e fluída;
  • orelhas pontudas.

Este é somente um resumo, mas tem detalhes que vão te ajudar na hora de detectar um Maine Coon, como, suas orelhas, por exemplo, consideradas grandes e peludas.

Sem contar de seu notório peito largo e robusto, que se dá devido a sua estrutura óssea larga e forte, favorecendo assim um corpo mais resistente para este bichano que pode medir entre 48 centímetros a um metro de comprimento, medidos da ponta do nariz até o final de sua cauda.

Os machos Maine Coon se diferenciam das fêmeas por conta de seu pescoço largo e musculoso. Mas de uma forma geral, tanto as fêmeas quanto os machos possuem:

  • um corpo longo;
  • patas de cumprimento médio;
  • pelos curtos e densos na cabeça que se alongam pelo corpo.

Além de ter orelhas com base grande que se afinam até suas pontas, eles são encontrados com pelagens de diversas cores.

Mas não se assuste com seu porte intimidador, na verdade, por trás desta pelagem, o gato Maine Coon tem um coração maior ainda.

Vamos conferir?

Qual a personalidade de um gato Maine Coon?

As características comportamentais dos gatos Maine Coon, são, de forma geral, bem amigáveis e sociais.

Sendo assim, um ótimo companheiro para famílias pequenas e grandes, pois além de brincalhão ele também é conhecido por seu jeito dócil e calmo.

“Mas, como ele se comporta com outros animais?” 

Bom, é o que vamos te responder nos próximos tópicos que vão explicar com detalhes o comportamento do gato Maine Coon com diferentes pets.

Como se comporta com estranhos e outras raças?

Por ser bem dócil e tranquilo, a raça Maine Coon não apresenta dificuldades em se adaptar com pessoas e outros animais.

Então se você tem receio de trazer um Maine para sua casa, por conta de possuir outros animais, não se preocupe que por parte deste gigante, a única coisa que vai acontecer é ele tentar uma amizade com o cão ou outro gato.

Isso porque os felinos desta raça não costumam ser ciumentos com seus tutores e gostam de curtir sua independência, curtindo assim seus momentos sozinho.

O que nos leva a pensar como seria a interação do gato Maine Coon com crianças.

Maine Coon se dá bem com crianças?

Tem crianças em casa, e quer presentear seu filho ou filha com um gato dócil e carinhoso? Então, o gato Maine Coon é ideal para cumprir este papel. Já que ele é uma das raças de gatos mais recomendadas para ter em lares com famílias que possuem crianças.

Mas é recomendado que tenha a supervisão de um adulto, no momento em que a criança for brincar com um Maine Coon, principalmente se o gato ainda estiver em sua fase filhote. Evitando assim, que o pequeno inocente machuque o gato gigante, mesmo sem intenção.

Gatos Maine Coon são barulhentos ou bagunceiros?

Sua personalidade tranquila não deixa o bichano fazer aquela bagunça que só os gatos mais rebeldes sabem fazer. 

Então, fique tranquilo quanto a isso, já que esta raça não dá muito trabalho, nem mesmo com barulho. Visto que o gato Maine Coon não costuma miar com frequência e só emite um som corriqueiro, um gorjeio.

Este som é como se fosse um “trinado” bem suave que a maioria dos donos dos Maine Coon adoram escutar enquanto passam tempo com seu peludo.

Mas para que estes comportamentos ideais se tornem realidade, são necessários alguns cuidados que vamos te explicar no próximo tópico.

Então vem conosco que este assunto é importantíssimo!

Principais cuidados com a raça Maine Coon

Se atentar em proporcionar os melhores cuidados para o gato Maine Coon desde a hora de seu nascimento até atingir sua fase adulta é essencial para que este fofo de quatro patas cresça com saúde e construa uma personalidade dócil e sociável.

Um gato desta raça não requer cuidados muito específicos, principalmente quando se trata da alimentação do felino. No entanto, como qualquer outro pet, só requer uma alimentação de qualidade e atenção com a quantidade, para que o felino tenha uma vida saudável e possa exibir seus pelos lindos e sedosos.

Esta alimentação de qualidade varia de acordo com a fase em que o gato está, já que em sua fase adulta, o recomendado é oferecer três refeições ao dia, para evitar uma possível obesidade. E olha que esta raça, infelizmente, tem facilidade de entrar neste estado.

Portanto, fique atento se seu gato Maine Coon está acima, ou até mesmo abaixo, de seu peso ideal que é, para machos, de:

  • 90 a 170 gramas- recém-nascido;
  • 190 a 290 gramas- 1 semana de vida;
  • 290 a 430 gramas- 2 semanas de vida;
  • 430 a 600 gramas- 3 semanas de vida;
  • 620 a 820 grama – 1 mês de vida;
  • 3,4 a 6 kg- 6 meses de vida;
  • 5,8 a 9 kg- 1 ano de vida;
  • 8 a 10 kg- 2 até 3 anos de vida;
  • até 12 kg- acima de 3 anos de idade.

E para as fêmeas Maine Coon o peso médio fica:

  • 90 a 150 gramas- recém-nascido;
  • 160 a 260 gramas- 1 semana de vida;
  • 280 a 410 gramas- 2 semanas de vida;
  • 410 a 550 gramas- 3 semanas de vida;
  • 550 a 740 grama – 1 mês de vida;
  • 3,1 a 4,3 kg- 6 meses de vida;
  • 4,5 a 6,5 kg- 1 ano de vida;
  • 4,5 a 7,5 kg- 3 anos de vida;
  • até 8 kg- acima de 3 anos de idade.

Importante lembrar que estes pesos são apenas referências para você acompanhar o crescimento de um gato Maine Coon e que, estes valores, podem mudar de acordo com a linhagem, genética e se o bichano está castrado ou não.

Qual a alimentação do gato Maine Coon?

A alimentação de um gato Maine Coon requer uma ração de qualidade para manter o bem-estar do bichano.

Recomendamos que compre uma ração rica em taurina, um aminoácido essencial para o funcionamento do coração, sistema digestivo e visão de qualquer gato. E ofereça porções de 40 e 80 gramas, ao felino, duas a três vezes por dia.

Além disso, você pode incluir na dieta do Maine Coon comida de grão grande e balancear com dietas cruas, se atentando com a qualidade do produto e sua procedência.

Lembrando que a alimentação muda de quantidade e proteínas necessárias de acordo com a idade do Maine Coon

Como cuidar do pelo de um Maine Coon?

Por conta de sua pelagem longa e encantadora, o Maine Coon requer cuidados com os pelos, que de forma geral, são bem fáceis de você encaixar em sua rotina.

O básico é escovar os pelos do felino pelo menos uma vez ao dia, para evitar que embarace e perca tempo desatando nós pelo corpo do gigante.

Mas, se não tiver tempo e não possa escovar diariamente o pelo do Maine Coon, você consegue manter a qualidade da pelagem escovando, no mínimo, 2 vezes por semana, e se precisar, com a ajuda de algum desembaraçador de pelos próprios para gatos.

Como dar banho no gato Maine Coon?

Os gatos são conhecidos por dar um grande trabalho na hora do banho, mas com a raça Maine Coon é diferente.

Pois, eles são amantes da água e da neve, ou seja, adoram brincadeiras de se molhar ou até mesmo beber água da pia.

Então, na hora do banho utilize produtos de qualidade, próprios para gatos, e confira se a água está com a temperatura ideal de 36º a 38º, no máximo.

Mas, geralmente, os felinos já se limpam diariamente, não necessitando de banhos com muita frequência.

Como cuidar de um filhote Maine Coon?

Se os gatos desta raça encantam seus donos com muita fofura e brincadeiras em sua fase adulta, imagine um filhote de Maine Coon perambulando pela casa com suas trapalhadas?

Muito fofo, não é mesmo? 

No entanto, junto a fofura vem de brinde alguns cuidados que são necessários nesta fase, que começa quando o gato tem 3 semanas de idade e termina quando atinge 7 semanas de vida.

E é neste período que o comportamento do felino poderá moldar sua personalidade, refletindo em sua fase adulta.

Entre estes cuidados a vacinação (vacina múltipla e antirrábica), alimentação correta, ida ao veterinário e vermifugação, são primordiais para que o gato tenha uma vida longa e saudável.

Além disso, é preciso oferecer os itens essenciais para a adaptação do filhote de Maine Coon em sua casa, como:

  • comedouros e bebedouros;
  • caixa de areia;
  • brinquedos;
  • casinha ou uma caminha.

Portanto, estes cuidados são focados em manter a saúde e o bem-estar do felino, já para manter a personalidade calma, sociável e tranquila do Maine Coon, como citamos mais acima, é recomendado que preste atenção a socialização do filhote.

Sendo assim, para ele se desenvolver socialmente, o ideal seria deixá-lo junto a sua progenitora e irmãos, pois isso garante que o filhote aprenderá a linguagem felina, como brincar e o limite de quão forte pode morder.

Nesta fase é indicado que o pequeno conheça outros animais e tenha contato com visitantes, para evitar que futuramente ele crie um certo medo de estranhos e acabe se tornando anti-social.

Alimentação do filhote

Não podemos nos esquecer de que como o gato Maine Coon filhote está em sua fase de desenvolvimento, a alimentação de boa qualidade não pode faltar em sua dieta.

Então, compre para o pequeno felino uma ração que seja rica em proteínas de fontes nobres e que proporcione uma digestão fácil e nutritiva. E claro, se atente a quantidade indicada pelo veterinário.

Em geral, os filhotes de Maine Coon requer uma alimentação que acompanhe o gasto energético que eles, com certeza, vão gastar pela casa afora.

Qual o preço de um gato Maine Coon?

O preço de um gato Maine Coon varia entre R$ 3.000 a R$ 7.000, mas este valor pode ser alterado de acordo com o canil, sexo, idade do gato, se é castrado ou não, entre outros fatores.

No entanto, o mais importante é se atentar se o vendedor é confiável, e se o local em questão oferece uma boa qualidade de vida para todos os animaizinhos presentes. Por isso, pesquise o histórico e comentários sobre o lugar antes de comprar o bichano.

Deste modo, você evita cair em golpes, já que esta raça costuma ser bastante valorizada no mercado de animais domésticos.

Saúde dos gatos Maine Coon

A saúde é um dos fatores que determinam o quão longe o Maine Coon chegará, tendo em vista uma estimativa de vida de 9 a 15 anos.

Mas para que este gigante alcance a idade máxima da raça, sua saúde deve ser preservada com idas ao veterinário com frequência de, no mínimo, duas vezes ao ano.

Isso para que seja realizado exames gerais, identificando possíveis doenças que podem aparecer ao longo de sua vida.

Possíveis doenças em gatos Maine Coon

Por mais que o gato Maine Coon seja forte e resistente, doenças podem surgir ao decorrer do tempo neste gigante gentil.

Algumas delas atingem a maioria dos gatos como é o caso da Cardiomiopatia hipertrófica, que afeta o coração do peludo ao provocar um desenvolvimento excessivo do músculo deste órgão. Causando uma possível complicação em toda a circulação do gato.

Esta doença é mais frequente em Maine Coon acima dos 3 anos de idade.

Além desta, outras condições podem assombrar o felino como:

  • Displasia coxofemoral: causa dificuldade de movimento e dores;
  • Rim policístico: desenvolve cistos nos rins, com isso corre o risco deste órgão parar de funcionar dependendo da gravidade;
  • Atrofia muscular espinhal: afeta a estrutura óssea e muscular dos quadris.

Por isso que a ida ao veterinário é importante para evitar e identificar essas possíveis doenças que, infelizmente, são encontradas em gatos Maine Coon.

Gato Maine Coon com obesidade, o que fazer?

gato maine coon

Os gatos da raça Maine Coon tendem a ter uma inclinação maior à obesidade em comparação com os outros gatos devido ao seu porte, e esta condição pode ser fatal para o gigante gentil.

Com isso, a primeira coisa a fazer seria levá-lo ao veterinário para obter informações sobre quais cuidados necessários para que o felino emagreça, e dependendo do caso, exames serão solicitados pelo profissional.

Mas para prevenir que isso aconteça, prefira incluir na dieta do Maine Coon rações de valores calóricos não muito altos e estimule o peludo a brincar com arranhadores, brinquedos novos e torres para gastar suas energias.

4 curiosidades sobre a raça!

A raça Maine Coon atrai muitos olhares por conta de sua aparência única, mas algumas curiosidades reforçam ainda mais a identidade para esse querido de quatro, patas.

Ficou curioso para cavar ainda mais informações sobre este peludo? Então, venha com a gente conferir as curiosidades mais interessantes sobre o gato Maine Coon!

1- Maine Coon é o maior gato do mundo

Não é atoa que seu apelido é “gigante gentil”, já que é uma das únicas raças que pode atingir até 1 metro de comprimento.

Mas no caso do gato Mymains Stewart Gilligan, ou se preferir apenas “Stewie“, o grandão da raça Maine Coon passou das expectativas de tamanho da raça e atingiu impressionantes 1 metro e 23 centímetros!

Sendo eternamente marcado como o gato mais cumprido do mundo, segundo o livro dos recordes.

2- Considerada uma das raças mais inteligentes do mundo

Além de ser extremamente fofa e carismática, a raça Maine Coon ainda dá um show quando o assunto é inteligência. Sua capacidade de aprender novos comandos e sinais impressionam seus tutores.

Isso sem contar sua ótima adaptação em novos ambientes, com estranhos e animais de outras raças.

3- Amante de passeios ao ar livre

Os gatos gigantes não são somente amantes da água e da neve, mas também amam sair para passear com seus tutores e curtir um lugar espaçoso, onde possam explorar novos ambientes, e até mesmo fazer novas amizades com outros bichos.

Mas isso não tira sua característica independente, já que o felino curte momentos isolados e mais afastados de seus donos também.

Então não fique chateado se seu Maine Coon ficar um tempo sem querer sua companhia, não é por mal.

4- Famosos que possuem gato Maine Coon

A graça dos felinos gigantes atinge tanto os anônimos quanto os famosos que também caíram no encanto e graça, que só um Maine Coon consegue ter.

E este foi o caso da atriz Carolina Dieckmann que logo comprou seu gigante e o nomeou de “Kibe”, um grande sucesso nas redes sociais ao esbanjar sua fofura.

Outro famoso que não resistiu ao charme da raça Maine Coon, foi o ator Júlio Rocha que adquiriu também um gigante peludo e o chamou de: “Smith Jr.”

Um mais gracioso que o outro!

Dúvidas frequentes sobre o gato Maine Coon

Qual o tempo de vida do gato Maine Coon?

Um gato Maine Coon vive em torno de 9 a 15 anos de idade.

Tem Maine Coon no Brasil?

Sim! A raça se encontra à venda em alguns gatis ou criadores da raça pelo país.

Porém, a procura por estes gigantes peludos aqui no Brasil ainda não atingiu seu auge, já que o gosto pelos Maine Coon é recente para os brasileiros.

Tem como adotar um Maine Coon?

Como a raça Maine Coon é considerada pedigree, encontrar um deles para adotar é bem  improvável, já que eles possuem um grande valor no mercado de animais domésticos, e são criados geralmente em gatis ou por criadores renomados.

Mas outros gatos que são parecidos com o Maine Coon, estão à procura de um dono em vários pet shops pelo país. Então, considere levar um desses fofos para sua casa por meio da adoção.

Onde comprar no Brasil?

Os gatos Maine Coons estão à venda tanto na internet quanto em gatis físicos.

Porém, recomendamos que você visite o local para conferir se o gato escolhido realmente é da raça desejada.

Qual a diferença entre o Maine Coon europeu do americano?

A diferença entre o Maine Coon europeu do americano está apenas na parte física, já que ambos continuam sendo considerados gentis e sociáveis.

Esta diferença se encontra no focinho, região que costuma ser mais quadrada em gatos Maine Coon europeus, além de ser considerado mais “selvagem” em comparação ao americano.

Mas não se assuste, porque o europeu também tem uma personalidade fofa e dócil que se dá bem com crianças, outros animais e se adapta bem em novas ambientações.

Qual o peso do Maine Coon?

O gato Maine Coon pode pesar até 5,9 a 8,2 kg se for um macho adulto, já as fêmeas adultas podem atingir o peso de 3,6 a 5,4 kg.

Quantos filhotes um Maine Coon pode ter?

Uma gata Maine Coon pode parir de quatro a seis filhotes no geral, que por volta de seus 2 e meio a 3 meses de vida devem ser desmamados, ajudando no desenvolvimento e imunidade de seus filhotes.

Considerações finais…

Agora que você mergulhou por este guia completo do gato Maine Coon e entendeu tudo sobre este gigante gentil como:

  • Qual a origem do gato Maine Coon?
  • Como identificar um Maine Coon;
  • Qual a personalidade de um gato Maine Coon?
    • Como se comporta com estranhos e outras raças?
    • Maine Coon se dá bem com crianças?
  • Principais cuidados com a raça Maine Coon;
  • Como cuidar de um filhote Maine Coon?
  • Qual o preço de um gato Maine Coon?
  • Saúde dos gatos Maine Coon;
    • Possíveis doenças em gatos Maine Coon;
    • Gato Maine Coon com obesidade o que fazer?
  • Curiosidades sobre a raça Maine Coon;
  • Dúvidas frequentes.

Está na hora de deixar aqui nos comentários o que achou do artigo, ou se você acomodaria este gigante em sua casa. Estamos curiosos para saber!

E não vai se esquecer de dar uma olhada nos conteúdos imperdíveis do blog Planeta dos Animais, como:

Até a próxima!

Facebook