Gato pode comer alho?

Gato pode comer alho?

30 de janeiro de 2023 0

Muitos donos de gato procuram saber se o seu gato pode comer alho, já que  alguns alimentos são considerados tóxicos para esses bichanos. Dessa forma, é importante prestar atenção e ter pleno conhecimento sobre o assunto antes de oferecer tal iguaria para o pet.

Pensando em fornecer mais informações e acabar com as dúvidas dos tutores de gatos recém-chegados, como também para aqueles que buscam conhecimento sobre o tema, a nossa equipe do Planeta dos Animais produziu este artigo a fim de acabar com qualquer dúvida sobre se o seu gato pode comer alho ou não. Confira! 

O meu gato pode comer alho?

A verdade é que o alho está entre os alimentos que fazem mal para gatos. Portanto, é fundamental que um tutor responsável evite que o seu amado bicho de estimação tenha contato com essa famosa iguaria. E isso inclui também os cães, visto que eles também não podem comer alho. 

Por que o gato não pode comer alho?

Quando falamos de alimentação temperada, é muito comum surgir a dúvida se os gatos podem comer alho. Conforme dito anteriormente, os felinos não podem comer essa iguaria, mas isso é porque o alho contém uma substância chamada alicina. Em nós humanos, ela serve para prevenir diversas doenças, pois promove e melhora a pressão arterial, porém, em contrapartida, é um dos alimentos tóxicos para gatos e cachorros.

Há algum tempero que seja permitido para os felinos?

Além do alho, há muitas dúvidas se gato pode comer cebola, porém, na realidade, boa parte dos temperos mais famosos não devem ser dados para o seu felino. Você até pode dar carne para o seu gatinho, mas ela precisa ter sido cozida apenas com água. Ah, e também não é bom abusar e dar com frequência para o pet, o ideal é servir esporadicamente esse alimento.

O que fazer se o meu gato comer alho?

Caso o seu amado pet tenha ingerido pouca quantidade de alho, faça-o beber bastante água e não induza o vômito. Ainda assim, coloque-o em observação e veja se há sintomas, como: batimentos cardíacos acelerados, inquietude e diarreia. A partir do surgimento desses sintomas, o mais recomendado é procurar a clínica veterinária mais próxima para observar o quadro do seu peludo..

Há vários outros alimentos proibidos para gatos

Há diversas outras coisas que gatos não podem comer, não ficando refém apenas de iguarias como alho e cebola. Portanto, são muitos os alimentos que fazem mal para gatos, até mesmo alguns que diversas pessoas acreditam que eles possam ingerir, mas que na verdade resultam em complicações na saúde do pet.

Leite

O que não faltam são referências informando que os gatos adoram beber leite, mas isso não é verdade. Tanto o próprio leite, quanto os seus derivados, podem trazer um mal danado para os felinos, tratando-se de um alimento tóxico para eles. Nesse sentido, deixe queijos, entre outros laticínios longe do seu gatinho!

Peixe

Muitos vão estranhar, mas peixe é um dos alimentos que não pode ser dado aos gatinhos. Isso se deve ao fato de que muitas vezes, esses alimentos acabam contendo temperos e espinhos, que podem acabar ficando presos na garganta do bichinho. Ou seja, são vários os motivos para evitar que o seu amado felino coma peixe!

Chocolate

Apesar de muito saboroso para nós humanos, o chocolate é extremamente proibido para os gatos. Ele é um alimento que contém uma substância chamada teobromina, que acaba causando um mal imenso para os nossos amados bichinhos de estimação. Portanto, tenha atenção, já que um simples pedaço é capaz de promover diversos sintomas negativos à saúde do seu pet.

Café

O café também é outro alimento super comum que pode causar vários males para a saúde do seu amado felino. Logo, trate de deixar o café longe dele, assim como qualquer outro alimento com cafeína. Vale destacar que é possível que o seu felino tenha problemas estomacais e tremedeiras ao ser ingerido.

Uva

A uva é um alimento que pode parecer inofensivo à saúde dos gatos, mas, na verdade, trata-se de uma iguaria que é tóxica tanto para os felinos, quanto também para os cães. Tendo isso em vista, em hipótese alguma, ofereça uva para os seus pets, já que ela pode causar insuficiência renal nesses animais.

E aí, acabamos com a sua dúvida se o gato pode comer alho ou não? Nesse caso, nos ajude compartilhando com o maior número de pessoas que você puder! Ah, e também não se esqueça de ler outros conteúdos feitos pela nossa fantástica equipe do Planeta dos Animais: 

A gente agradece pela sua leitura até o fim. Até a próxima oportunidade!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.