Golden Retriever: tudo sobre essa raça dócil

Golden Retriever: tudo sobre essa raça dócil

19 de julho de 2022 0

O carinhoso Golden Retriever, conhecido por muitos como apenas Golden, é um dos animaizinhos mais recomendados para os donos que procuram momentos inesquecíveis em família. São cães tranquilos e reconhecidos como uma das raças de cachorro mais inteligentes.    

Trata-se de um cão bastante companheiro e que sabe muito bem o que fazer para agradar o seu tutor, justificando a sua popularidade em diversos lares brasileiros. Confira, a seguir, algumas informações para você ficar ligado sobre tudo destes cachorrinhos dóceis da raça Golden Retriever

Qual a origem do Golden?

O Golden Retriever é uma raça de cachorro originária da ilha da Grã-Bretanha, mais precisamente na região da Escócia, que surgiu como resultado do cruzamento entre cães Wavy-Coated Retriever e Tweed Walter Spaniel, no século XIX. No começo, eram dogs vistos como apenas uma variação de cor do Retriever, entretanto, a partir do ano de 1932, passaram a ser reconhecidos e registrados como uma raça própria, dando um início oficial ao Golden Retriever. 

Características físicas do Golden Retriever

Golden Retriever de boca aberta
O Golden é um lindo cachorrinho de grande porte. Foto: Bigstock

Dono de um corpo vantajoso, forte e um focinho largo, o Golden é uma raça de grande porte recomendada para quem tem espaço em casa. Isso se deve graças à altura deles, já que na idade adulta o cachorro pode alcançar entre 51 a 61 centímetros e atingir um peso médio de 32 quilos. Além disso, resta mencionar que existem 3 tipos de Golden Retriever:

  • Golden Retriever Britânico: o focinho é largo e curto, tal como as patas
  • Golden Retriever Americano: mais magro, alto e corpo menos avantajado
  • Golden Retriever Canadense: igual ao americano, porém de cores escuras

Como é a pelagem do Golden Retriever?

Com um tipo de pelagem que consegue chamar a atenção de qualquer um, os pelos do Golden Retriever podem ser lisos ou ondulados. Como são cães bastante peludos, não se esqueça de escovar diariamente os fios do animal com a ajuda de itens como: pentes, escovas e rasqueadeiras. Dessa forma, é possível evitar problemas de pele causados pelo embaraçamento dos fios.

Quais são as cores do cachorro Golden Retriever?

Segundo os padrões da American Kennel Club (AKC), um dos grandes clubes de registro genealógicos de cachorros de raça, é possível encontrar um Golden Retriever que apresente as diferentes variações da cor dourada, podendo ser um dourado mais claro ou mais escuro, como também, da cor creme. 

Cabe destacar que o Golden Retriever preto não existe, sendo confundido com cachorros de outras raças, como o Labrador. Agora, em relação ao Golden Retriever branco, ele é sim um cão de raça Golden, porém sua cor é creme e não branca, muitas pessoas também acabam fazendo essa confusão.

Características comportamentais do Golden Retriever

Golden Retriever correndo
O Golden Retriever é um cachorro com muita energia. Foto: Bigstock

A simpatia e a doçura do cachorro da raça Golden é conhecida por muitos. Para esse animalzinho, todos os momentos exigem diversão e muita alegria. Acompanhá-lo constantemente nas brincadeiras é fundamental para esta raça tão ativa que, inclusive, adora passear e também nadar. Prepare-se para conhecer um tipo de doguinho que ama se divertir até mesmo na água!

O Golden Retriever late muito?

Não, os cães Golden Retriever não têm o hábito de latir muito. No entanto, isso não é uma regra, e vai depender muito da criação do animal. Como esta é uma raça de muito companheirismo, esses cachorrinhos tendem a latir mais quando estão solitários ou insatisfeitos, sem receber os estímulos necessários.

Como o Golden Retriever se relaciona com crianças?

O cachorro Golden Retriever ama socializar e possui o carisma que muitos donos procuram. Nesse sentido, ele pode ser considerado uma das raças de cachorro que melhor se relacionam com as crianças. Além de um bom companheiro, apegado ao seu tutor, o Golden adora as mais variadas brincadeiras. Logo, caso seja possível, invista em alguns brinquedos para cachorro, o que vai possibilitar momentos divertidos, como também ajudará na saúde física e mental do pet. O seu Golden agradece!  

O Golden consegue ficar muito tempo sozinho em casa?

Jamais deixe o seu pet sozinho durante muito tempo, principalmente caso você seja dono de um Golden Retriever. Ele é um animal extremamente sociável que precisa bastante de companhia e, assim, partilhar da sua afetuosidade. A solidão constante para este tipo de raça é capaz de gerar diversos problemas, como o transtorno de ansiedade de separação.

Saúde do cachorro Golden Retriever

Como o Golden é uma raça de cachorro bastante peluda, ele acaba sendo suscetível a apresentar problemas dermatológicos. Esse tipo de cãozinho pode sofrer de alergias e dermatites na pele, então doenças como a dermatite úmida aguda ou a piodermite canina podem surgir no animal com mais facilidade. 

A displasia de quadril e de cotovelo, além das mais variadas cardiopatias, são alguns dos outros problemas que o Golden Retriever pode acabar apresentando ao longo da vida. Portanto, saiba que eles são cachorros que exigem maiores cuidados em comparação com outras raças. 

Dicas de cuidado com o Golden Retriever

Escovar e lavar os pelos do Golden Retriever constantemente é extremamente necessário. Como ele é de uma das raças de cachorro com maior tendência a desenvolver problemas de pele, todo cuidado é pouco. O Golden também é um animal que necessita praticar exercícios constantemente, a fim de evitar a obesidade canina e possíveis distúrbios mentais. 

Quanto custa um Golden Retriever?

Filhotes de Golden Retriever
O Golden precisa de muitos cuidados desde filhote. Foto: Bigstock

Pensando em adotar um Golden Retriever filhote? Sempre procure um canil regulamentado que seja da sua confiança para realizar todo o processo de adoção. Também é necessário entender que ter um cachorro necessita de atenção e cuidados, principalmente no caso do Golden Retriever. Preço pode variar entre R$ 2.000 a R$ 4.000, dependendo do lugar em que você irá adquiri-lo.

Curiosidades sobre a raça Golden

Não há como negar a fama que o Golden Retriever conserva ao redor do mundo. Afinal, eles contagiam qualquer ambiente com a sua energia e beleza por conta dos seus belos pelos dourados. Com todo este sucesso, acabam surgindo diversas curiosidades sobre a raça. Veja só algumas: 

  1. Devido a inteligência do Golden, adestra-lo é mais fácil e simples
  2. O Golden é um exímio caçador, sendo capaz de capturar até mesmo peixes
  3. A infância do Golden é uma das mais duradouras 
  4. São cachorros atléticos e que vão muito bem em esportes
  5. O Golden é reconhecido como um cão terapêutico, por acalmar as pessoas
  6. É uma raça recomendada para pessoas com deficiência visual, pois o Golden é um ótimo cão-guia.

Não perca tempo e corra para adotar o seu filhote de Golden Retriever! Agora que você já sabe um pouco mais sobre a raça, sabemos que irá cuidar do seu pet direitinho. Por fim, não deixe de compartilhar este conteúdo para que mais pessoas descubram como a raça de cachorro Golden é incrível! Ah, e que tal saber um pouco mais sobre outras raças de cachorro? Leia outras matérias nossas sobre:  

Ficamos por aqui. Até a próxima!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!