Insuficiência renal em gatos: o que é, como evitar e quais os sintomas?

Insuficiência renal em gatos: o que é, como evitar e quais os sintomas?

20 de outubro de 2022 0

O problema da insuficiência renal em gatos é capaz de tirar o sono de muitos donos de pets, pois, assim como nós humanos, os felinos dependem muito do bom funcionamento dos rins, já que são órgãos responsáveis por diferentes funções essenciais para o organismo do animal. 

Infelizmente, é bem comum um gato com insuficiência renal, sendo necessário um cuidado maior a fim de evitar que o seu bichinho sofra com o problema. Nesse sentido, vem com a gente e confira, a seguir, as causas, os sintomas e o tratamento dessa doença tão complicada para os felinos! 

Insuficiência renal em gatos: o que é?

Como o próprio nome já indica, a influência real felina é um problema que afeta os rins dos gatos. Assim, o quadro da doença surge a partir do momento em que o trabalho dos néfrons, que é a unidade funcional dos rins responsável pela formação da urina, passa a não funcionar corretamente na filtragem das substâncias tóxicas. Dessa maneira, esses animais passam a apresentar diversos problemas de saúde.  

Por que é tão comum gatos com problemas renais? 

A razão principal para os gatos serem mais suscetíveis às doenças renais do que cães, se dá por conta da quantidade de néfrons nos rins. Logo, um cachorro contém por volta de 450 mil néfrons e os felinos somente 250 mil. Por fim, um outro fator que também motiva esse quadro nos gatos é que eles são animais que bebem pouca água.

Prevenção da insuficiência renal em gatos: saiba como evitar o problema

Uma das melhores maneiras para impedir que o seu pet desenvolva a insuficiência renal felina é levando o animalzinho regularmente ao médico veterinário. Nesse caso, o profissional indicará que você mantenha uma boa alimentação do gato, acompanhado de rações úmidas (ou sachês para gatos), além de um elevado consumo de água por parte do pet.

Dicas para proteger o seu gato da insuficiência renal

gato sendo vacinado
Vacinar o seu pet é muito importante na prevenção de doenças e de possíveis problemas. Foto: Bigstock

Para que o seu animalzinho não sofra com esta grave condição, algumas dicas podem acabar ajudando na prevenção da insuficiência renal felina. Tendo isso em vista, todo tutor precisa entender a importante missão que é cuidar da saúde de um pet. Assim, confira algumas das principais dicas para impedir o problema: 

  1. Leve o seu gatinho frequentemente ao veterinário, pelo menos a cada 6 meses após ele chegar à fase adulta. Afinal, o diagnóstico rápido é uma das formas de prevenção mais importantes.
  1. Permita que o pet beba água à vontade. Deixe espalhados mais de um potes cheios de água pelo lar, promovendo a troca duas vezes ao dia. Os animais adoram beber água fresca, então foque nisso!
  1. Caso você tenha mais de um gato na sua residência, trate de separar as caixas de areia. Uma para cada bichano é fundamental para que nenhum deles evite fazer xixi por conta da presença do outro.
  1. Evite dar para o seu gatinho rações de baixa qualidade que são muito baratas. Até porque, é comum que sejam alimentos incapazes de suprir as necessidades do pet, além de que ainda podem sobrecarregar os rins do bichano. 
  1. Ao adotar um animal de estimação é preciso ter muita responsabilidade, pois são vários cuidados para que o gatinho tenha uma melhor condição de vida. Portanto, lembre-se de vacinar o seu pet e prevenir outras doenças.

Certos fatores de risco podem resultar na insuficiência renal felina

Não há como negar que quanto mais avançada é a idade do seu pet, mais ele está disposto a apresentar problemas de saúde. Isso mostra que o problema da  insuficiência renal pode surgir em gatos idosos. Além disso, doenças como a FIV e FeLV, tal como a utilização de certos medicamentos de forma constante, estão relacionadas com o quadro de insuficiência renal felina.

Insuficiência renal em gatos sintomas: quais são?

Para identificar não apenas este problema, mas qualquer outro que envolva a saúde do seu pet, é extremamente importante que você conheça bem os hábitos do animal. Assim, é possível entender melhor se há algo de errado com o bichinho, pois um gato com insuficiência renal não irá demonstrar que está sentindo dor, tornando mais fácil de você avaliar o surgimento de alguns sintomas de insuficiência renal em gatos, que podem ser: 

  • Vômito
  • Anemia
  • Diarreia
  • Anorexia
  • Hipertensão
  • Desidratação
  • Perda de peso
  • Paladar seletivo
  • Xixi sempre muito claro
  • Aumento do consumo de água
  • Aumento da quantidade de xixi

Como é feito o tratamento de insuficiência renal em gatos?

Lamentavelmente o quadro da insuficiência renal em gatos é crônico e não têm cura. Portanto, o que pode ser feito após o diagnóstico positivo, é tentar controlar o problema para proporcionar uma vida melhor ao seu gatinho. Tendo isso em vista, o tratamento é feito a partir da reposição de substâncias — como os eletrólitos — do organismo do pet por meio de injeções ou oral, além de fazer com que o mesmo   passe a ingerir água fresca todos os dias. 

Agora que você já sabe de tudo a respeito da insuficiência renal em gatos, que tal compartilhar este conteúdo entre seus amigos e familiares que são tutores de felinos? Essa é a melhor maneira de fazer com que cada vez menos gatos sofram com esta doença! Também não deixe de ler outras matérias daqui do site que abordam sobre diferentes temas desse maravilhoso universo dos animais de estimação:  

Muito obrigado pela leitura. A gente fica por aqui, até a próxima!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.