Descubra 7 dicas de cuidados com o seu Labrador filhote
Considerado um cãozinho perfeito para as famílias, ter um Labrador filhote em casa não é tão simples quanto parece. Afinal, são necessários diferentes cuidados para o crescimento saudável dessa raça de cães que é adorada por milhares de pessoas ao redor do mundo.
Portanto, ao seguir certas sugestões essenciais para de como cuidar do seu filhotinho, há menor possibilidade dele sofrer com problemas futuros. Tendo isso em vista, vem com a gente e veja algumas dicas que a nossa equipe separou para você. Confira!
1) A partir dos 45 dias de vida, inicie o ciclo vacinal do seu Labrador filhote
A vacinação em animais domésticos é de extrema importância, já que há uma série de doenças que podem afetar os animaizinhos logo no início da vida. Portanto, não se esqueça de levar o seu filhote de Labrador para tomar todas as vacinas requisitadas durante a infância.
Nesse sentido, a partir do 45º dia de vida do seu cãozinho ele já pode tomar o primeiro imunizante, sendo preciso aguardar 21 dias após o primeiro para tomar o segundo e 30 dias depois do segundo para finalmente tomar a terceira dose da vacina. No final, o reforço destes imunizantes precisam ser aplicados no seu dog uma vez por ano.
2) Alimente o seu pequeno Labrador com rações para filhotes
Uma boa alimentação é fundamental para que o seu Labrador filhote cresça saudável e cheio de energia. Assim, a melhor dica para que você consiga alimentá-lo da melhor forma é investindo em rações que sejam destinadas aos cachorros filhotes.
Esse produto – que você pode encontrar em Pet Shops e sites de venda de itens animais – é repleto de nutrientes e vitaminas para estimular o crescimento do seu filhote. Por último, lembre-se de controlar a quantidade de ração no comedouro com auxílio de um copo medidor, essa atitude é muito importante para não deixar o seu cachorro obeso.
3) É muito importante passear com o seu Labrador desde filhote
Depois de aplicar todas as vacinas necessárias durante a fase filhote, leve o seu animalzinho para passear. Afinal, conhecer novos ambientes é fundamental para que o seu filhote tenha um contato mais amplo e diversificado com a natureza, sendo importante para o bom desenvolvimento de todos os sentidos dele. Passeios por lugares como parques e jardins são a melhor escolha e podem também ajudar o seu cãozinho a conhecer e se relacionar com outros animais.
4) A socialização é fundamental para que o Labrador filhote seja mais amigável
Fazer com que o seu animal de estimação mantenha uma boa relação com humanos e animais é muito importante, principalmente no caso de uma raça de cachorro grande como a do Labrador. Logo, já nos primeiros meses, brinque bastante com o seu filhotinho.
Quando o dog terminar todo o esquema vacinal, leve-o para passear e ter contato com outros cães e animais das redondezas ou, se for o caso, peça para amigos trazerem os seus pets para visitar e conhecer o seu Labrador filhote. Esse contato é fundamental para promover uma socialização adequada, fazendo com que o bichinho seja mais dócil e afetuoso.
6) Escove os pelos do seu Labrador filhote semanalmente
A pelagem do Labrador é curta e pode apresentar três cores diferentes, sendo elas: preta, marrom e amarela. Nesse caso, nada mais justo do que cuidar bem os pelos do seu animal desde filhote para que mantenha sempre uma boa aparência, certo? Logo, escove uma vez por semana os pelos do seu Labrador para remover os pelos mortos que podem acabar se acumulando. Isso é muito importante para o cãozinho se acostumar com essa prática desde a infância.
6) Não exagere nos banhos do seu Labrador filhote
A verdade é que um cãozinho, seja ele de qualquer raça, só pode ter o seu primeiro banho após 2 meses de vida, e como nesse período ele ainda não estará totalmente vacinado, é necessário que fique limpinho em casa. O interessante é que a raça de cachorro Labrador não requer tantos banhos, visto que alguns óleos naturais do pet conseguem impedir o surgimento de algumas doenças. A recomendação é que os cães desta raça tomem banho entre 3 a 4 vezes por ano.
7) Labrador filhote preço: qual o valor e como adotar?
Para adquirir um Labrador filhote o custo geralmente fica por volta de R$ 1.400 a R$ 5.500 em média. Agora, caso você prefira seguir por um outro caminho em busca de um filhote de Labrador para adoção, a melhor dica é pesquisar em abrigos espalhados pela sua cidade ou até mesmo em ONGs que promovem o serviço de adoção animal. Todavia, em ambas as opções não se esqueça de exigir toda a documentação do seu filhotinho para saber que se trata de um cão com saúde.
Agora que você sabe sobre certos dos cuidados para se ter com um Labrador Retriever, compartilhe este conteúdo para que mais pessoas saibam o que fazer ao adotar um cãozinho desta raça. Por último, não deixe de ler algumas das matérias que a nossa equipe produziu abordando diversos assuntos relacionados aos animais de estimação:
- Entenda tudo a respeito da doença do carrapato em cachorro
- Diabetes em cachorro é real? Saiba mais sobre a doença
- Otite canina: entenda o que é, os sintomas e como tratar
Muito obrigado. Até a próxima oportunidade!