Lhasa Apso: um guia completo sobre a raça
Os cachorrinhos da raça Lhasa Apso são muito desejados por quem pretende criar um pet em um lugar pequeno. Afinal, é uma das raças de pequeno porte mais famosas do mundo. Do Lhasa Apso, você pode esperar muito carinho e compreensão, além de um latido notável.
Certas pessoas acabam confundindo o Lhasa Apso com o Shih-Tzu, entretanto, são raças diferentes que são parecidas apenas fisicamente. Os Lhasas adoram brincadeiras e são tranquilos, gastando mais energia por conta do seu elevado instinto protetor. Confira, a seguir, algumas informações que separamos para você!
Qual a origem do Lhasa Apso?
Você sabia que o Lhasa Apso é uma das raças de cachorro mais antigas do mundo? Originário do Tibete, região autónoma da China, o animal era considerado sagrado para monges budistas no passado. Certos relatos apontam que este doguinho surgiu em 800 a.C. e começou a se popularizar ao redor do mundo a partir de 1930.
Características físicas do Lhasa Apso
Mesmo que os Lhasa Apso sejam bastante ativos e gostem bastante de brincar, eles não demandam muito exercício físico. Os cães desta raça adoram tirar uma soneca durante a tarde e ficam animados para passear com o seu tutor logo após o descanso. No entanto, como é um doguinho braquiocefálico, os passeios precisam ser um pouco mais curtos. Como é um cachorrinho de pequeno porte, sua altura pode variar entre 15 a 25 centímetros, pesando 7 quilos no máximo.
Como é a pelagem do Lhasa Apso?

Os pelos dos Lhasa Apso são bem grossos e ásperos, o que ajuda a raça a lidar bem com altas e baixas temperaturas. A pelagem deles também quase não cai. Certifique-se de estar sempre desembaraçando a pelagem do animal, mantendo certo cuidado com a região do olho. Assim como o Shih-Tzu, esses cãezinhos necessitam uma tosa apropriada a fim de evitar problemas oculares com o pet.
Quais são as cores do cachorro Lhasa Apso?
O interessante é que essa raça possui uma variação de cores muito interessante, afinal, você pode até mesmo encontrar um Lhasa Apso preto! Segundo o American Kennel Club (AKC), um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça, além da cor preta, existem cães Lhasa com um padrão de cor: branco, dourado, areia, mel e cinza.
Características comportamentais dos Lhasas

Prepare-se para ter uma forte lealdade da parte dos Lhasas. Com um temperamento bem peculiar, os cãezinhos dessa raça adoram escolher um membro preferido da família e não sabem lidar muito bem com estranhos. Eles enfrentam quem quer que seja pelo seu ente querido, e às vezes até parecem que não entendem muito bem seu real tamanho, pois são muito destemidos.
O Lhasa Apso late muito?
Sim, boa parte dos dogs da raça Lhasa Apso latem bastante. Como é algo próprio do instinto destes cãezinhos, mesmo com uma boa socialização, ele pode ser capaz de continuar latindo em demasia. Porém, isso não é uma certeza, já que cada um dos animaizinhos podem apresentar diferentes características e é sempre possível corrigir o comportamento com treinamentos.
Como o Lhasa Apso se relaciona com crianças?
Tratando-se de um cachorrinho muito sociável e que consegue se dar bem com a maioria das pessoas, os Lhasas adoram uma brincadeira. Logo, quando encontram crianças dispostas a trazer esse divertimento para eles, esses cãezinhos ficam muito felizes. Ou seja, é uma raça que se dá muito bem com os mais jovens.
O Lhasa Apso consegue ficar muito tempo sozinho em casa?
Os Lhasas são doguinhos muito sentimentais e extremamente fiéis aos seus tutores. Dessa forma, deixá-los sozinhos por muito tempo pode ser um problema, pois, como eles adoram socializar, essa solidão longa é capaz de fazer mal à saúde mental do animal. É necessário ter uma atenção especial com casos de ansiedade de separação.
Saúde do cachorro Lhasa Apso
Geralmente, a raça dos Lhasas não apresenta maiores problemas de saúde. O que pode acabar ocorrendo são algumas doenças na pele ou alergias, que acabam ficando escondidas por culpa da quantidade de pelos deles. Ainda assim, alguns problemas genéticos podem vir à tona, como doenças oftalmológicas ou renais. Consultas periódicas são essenciais para saber como anda a saúde do Lhasa Apso.
Dicas de cuidado com o Lhasa Apso
Com uma pelagem vantajosa em relação a outras raças, os pelos dos Lhasa Apso precisam ser limpos e escovados regularmente. Lembre-se também de sempre escovar os dentes do seu cachorro, já que assim como os humanos, eles sofrem com doenças bucais. Cabe ainda destacar que o Lhasa precisa de uma cautela nos seus exercícios, já que se trata de uma raça braquicefálica.
Lhasa Apso: preço pode variar

Fazendo uma média, você vai precisar desembolsar entre R$ 2000 a R$ 4500 para adotar um Lhasa Apso filhote. Esse valor pode sofrer algumas variações, dependendo dos genes e das características do pet. Opte sempre por um canil regulamentado que ofereça toda documentação exata para uma fazer uma adoção com segurança. Dessa forma, você contribui para diminuir a exploração de animais!
Curiosidades sobre a raça
Como é possível considerar os Lhasas umas das raças de cachorro mais famosas, curiosidades sobre esses cãezinhos não faltam. Eles têm tudo para agradar e trazer o que há de melhor para os seus donos, como também, são um exemplo de fidelidade e coragem. Veja só algumas curiosidades da raça:
- O Lhasa mais velho viveu até os 29 anos de idade, a expectativa de vida raça é de 15 anos, em média
- O cão “Floquinho” do Cebolinha, personagem da Turma da Mônica, é um Lhasa Apso
- No passado, o Lhasa já foi considerado um tipo de amuleto da sorte
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Essas foram algumas informações sobre uma das raças de cachorro mais procuradas pelos brasileiros. Não perca tempo e trate de compartilhar para aquele amigo ou parente que está na dúvida sobre adotar um cãozinho. Você também pode conferir algumas das matérias sobre raças de cachorro aqui do site:
- Pug: quanto custa, tempo de vida, cuidados e muito mais! Guia completo
- Raça Komondor: origem, características, dicas de cuidado e muito mais!
- Coleira para cachorro: qual é a mais adequada para o seu pet?
Até a próxima!