Como limpar orelha de gato? Veja 9 dicas

Como limpar orelha de gato? Veja 9 dicas

16 de novembro de 2022 0

Muitos tutores não procuram saber como limpar orelha de gato, pois acreditam que os felinos são capazes de limpar a área por conta própria. Todavia, esta é uma tarefa extremamente importante para evitar que o seu pet venha a sofrer com algum desses problemas, como o surgimento de infecções, parasitas e fungos.

Assim, tendo em vista que se trata de um local que os gatinhos não conseguem alcançar com as suas línguas, urge a necessidade dos donos conhecerem algumas dicas de cuidado com a higiene na orelha do pet, a fim de impedir os quadros de otite felina. Isso posto, vem com a gente, e leia o nosso conteúdo a seguir!

1) Separe os produtos para limpar orelha de gato

Antes de qualquer coisa, é preciso adquirir alguns itens para que você possa fazer a limpeza da orelha do seu felino de maneira segura e correta. Mesmo que os quadros de problemas na região sejam pouco comuns nos gatos, qualquer ação tomada indevidamente pode resultar em doenças mais graves. Tendo isso em vista, você vai precisar de:  

  • Água limpa e tratada
  • Algodão hidrófilo
  • Produto próprio para a limpeza da orelha de gato

2) Pratique a limpeza em horários em que o gato está mais tranquilo

O segundo passo para limpar orelha de gato precisa ser tomado com certa estratégia. Nesse sentido, escolha momentos do dia em que o seu bichinho esteja mais calmo para iniciar a limpeza. Até porque, pode não ser uma missão simples convencer o seu bichano a fazer essa tarefa enquanto estiver desconfortável ou muito agitado.

3) Faça uma avaliação do quanto a orelha do gato está suja

Com muita delicadeza, veja se o ouvido do seu animalzinho está muito sujo. Caso esteja com muita cera acumulada, trate de realizar a limpeza o quanto antes. Não deixe de praticar a limpeza dos ouvidos do seu gato, já que isso pode acabar trazendo problemas para o animal no futuro.

4) Caso o pet esteja doente, como limpar ouvido de gato com otite?

Muitos donos acabam ficando desesperados com qualquer sintoma fora do comum envolvendo o seu pet. Todavia, apesar das dúvidas sobre como limpar o ouvido de um gato doente, ao avaliar o surgimento de qualquer sintoma de otite, como cera escura e mau cheiro, a recomendação é não fazer nada até a opinião de um médico veterinário. Não tome qualquer atitude por conta própria antes de levar o seu animal de estimação para uma avaliação clínica profissional.

5) Inicie o processo de limpeza da parte externa da orelha do gato

Para limpar a área externa do ouvido do gato não é algo muito trabalhoso, mas que precisa ser feito de maneira tranquila. Nesse caso, pegue um algodão hidrófilo e um pote de água. Em seguida, molhe o algodão, porém não deixe-o encharcado — deixar cair água dentro do ouvido do seu gato pode causar problemas ao felino. Por fim, passe o algodão úmido na orelha do gatinho com delicadeza e retire a sujeira.

6) Para a limpeza interna, utilize uma solução para limpar orelha de gato

orelha de gato sendo aberta
Tenha cuidado ao limpar a orelha do seu pet. Foto: Bigstock

Para realizar esse procedimento com segurança o ideal é que seja utilizado um produto para limpar orelha de gato que seja próprio para esta prática. Em pet shops ou em lojas online é possível encontrar esse produto, que é pingado diretamente no ouvido do animal. Logo, faça o processo devagar e com bastante calma para não machucar o seu amiguinho.

7) Após limpar ouvido de gato, seque o local com um algodão hidrófilo

Por último, não se esqueça de secar muito bem a orelha do gato. Portanto, remova todo e qualquer excesso de água ou da solução bem devagar com um algodão hidrófilo. Deixar o local úmido pode fazer com que surjam fungos e bactérias na região, resultando em doenças.

8) Lembre-se de limpar a orelha do gato com frequência

A orientação dada por médicos veterinários é de que a limpeza da orelha do gato seja feita a cada 2 semanas, no máximo. Assim, fica mais fácil de limpar, pois não há tanta sujeira acumulada. Dessa forma também é possível ter mais atenção quanto ao surgimento de possíveis doenças na região.

9) Acostume o seu gato com a limpeza da orelha desde filhote 

Uma dica fundamental para que o seu animalzinho não estranhe o processo de limpar as orelhas, é dedicar esta prática desde a fase filhote do gato. Nesse sentido, o pet passa a ter uma melhor aceitação e, com esta prática contínua, você também estará sempre avaliando o estado da ouvido do bichano.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar entre amigos e familiares para que eles também saibam como limpar orelha de gato corretamente. Também não perca a chance de conferir outras matérias feitas pela nossa equipe do Planeta dos Animais, que abortam sobre diversos assuntos envolvendo saúde e bem-estar com os mais incríveis animais de estimação:

Muito obrigado! A gente fica por aqui. Até a próxima oportunidade!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.