Conheça 8 dicas para cuidar bem de um Maltês filhote

Conheça 8 dicas para cuidar bem de um Maltês filhote

9 de novembro de 2022 0

Cuidar de um Maltês filhote não é tão simples quanto parece. Afinal, mesmo que ele seja um animalzinho de aparência bela e fofa, são os cachorros de pequeno porte que mais pedem cuidados, sendo que esses mesmos cuidados são muito mais elevados durante a infância do pet.

Nesse caso, como se trata de uma raça de cachorro com diversas peculiaridades envolvendo sua pelagem e aspecto, qualquer dica é fundamental para ter uma maior atenção voltada ao seu filhote de Maltês. Portanto, veja algumas recomendações que separamos para te ajudar nessa questão. Confira!

1) Não deixe de vacinar o seu Maltês filhote

Tal como os bebês humanos, a vacinação também é uma prática importante para os animais durante o início da vida. A partir disso, impede que o seu Maltês filhote sofra com uma série de doenças que podem acabar afetando drasticamente a saúde do seu pet. Assim, a orientação é que o seu dog tome a primeira vacina a partir de 45 dias de vida, com um reforço após 21 dias e um segundo reforço depois de 30 dias. Após tudo isso, os reforços vacinais precisam ser aplicados anualmente.

2) Alimente o seu Maltês filhote com uma ração de qualidade

Apesar de ser um cãozinho de pequeno porte, a raça de cachorro Maltês gasta bastante energia. Nesse caso, um dono que procura oferecer uma boa saúde para o seu pet precisa alimentar o seu animalzinho com rações de qualidade que sejam dedicadas apenas para cachorros filhotes. Esse tipo de alimento é fundamental para evitar a proliferação do tártaro nos dentes do seu pet, além de ser rico em vitaminas e proteínas.

3) Promova passeios com o seu filhotinho 

Os animais precisam praticar exercícios fora de casa, pois isso estimula a curiosidade deles, promove o contato com coisas novas e ainda gastam toda a sua energia acumulada. Nesse sentido, não há como negar que passear com o seu cachorro é uma atividade que promove diversos benefícios ao seu animalzinho. Entretanto, é preciso ter cuidado e evitar os passeios em períodos de muito calor, pois além do pet cansar mais rápido pode queimar as patas dele. 

4) Uma boa socialização é fundamental para o Maltês filhote

É muito importante não apenas para um Maltês filhote, mas também para boa parte das raças de cachorros, a promoção de uma boa socialização. O ideal é que todo animal tenha uma companhia para um melhor convívio, no entanto, caso você não tenha espaço para ter um segundo pet, promova passeios em praças em que há cães para socializar com o seu pequeno dog. Todavia, lembre-se de promover uma relação com animais de estimação que apresentam um tamanho próximo do Maltês.

5) Não seja bruto ao carregar o seu Maltês filhote

filhote de maltes
Tenha cuidado ao carregar o seu pequeno filhote de Maltês. Foto: Bigstock

Como a raça de cachorro Maltês já é pequena normalmente, durante a fase filhote esses cãezinhos conseguem ser ainda menores. Tendo isso em mente, é preciso segurar esses animaizinhos com muito cuidado, afinal qualquer movimento mais brusco pode oferecer riscos à saúde do seu pequeno cãozinho. 

6) Dê banho no seu filhotinho a partir do segundo mês de vida

Para banhar o seu Maltês filhote pela primeira vez é preciso esperar que ele tenha dois meses de vida. Os banhos precisam ser com produtos exclusivos para cachorros – shampoo e condicionador para cães, por exemplo –  e feitos com muita tranquilidade para não machucar o animalzinho. Enquanto filhote, essa atividade precisa ser feita uma vez por semana, já na fase adulta os banhos podem ser feitos uma vez por mês ou até o pet ficar muito sujo. 

7) Escove os pelos no seu Maltês filhote com cuidado

Com uma pelagem única, sem subpelo, bem branquinha e sedosa, o Maltês é uma das raças de cães que quase não solta pelo. Entretanto, justamente por apresentar pelos muito finos, é comum que os fios acabem formando nós e atrapalhem no aspecto do pet. Logo, é muito importante escovar o seu filhote Maltês diariamente . Trata-se de uma prática recomendada para evitar problemas mais graves na pele do seu animalzinho.

8) Pastor Maltês filhote preço: quanto custa?

Não há como negar que a raça de cachorro Maltês é uma das mais agradáveis que existem. Nesse caso, para adquirir um cãozinho como esse, o valor costuma ser em média algo entre R$ 1.500 a R$ 3.500. Todavia, para quem procura um filhote de Maltês para adoção, a recomendação é procurar por abrigos e organizações que pratiquem o serviço de acolhimento de animais. Por último, não deixe de exigir os documentos necessários para comprovar que se trata de um dog saudável.

Gostou de saber como cuidar corretamente de um Maltês filhote? Tendo isso em vista, compartilhe entre os seus familiares e amigos para divulgar cada vez mais cuidados para lá de necessários com os animais de estimação. Inclusive, leia outra matérias produzidas pela nossa equipe daqui do site em que abordamos sobre diversos assuntos importantíssimos para o bem-estar e saúde do seu pet: 

Muito obrigado. A gente fica por aqui, e até a próxima!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.