Maltês: tudo sobre esse cãozinho vigoroso
Apresentando uma icônica pelagem branca, o cachorro Maltês é um pet pequeno bem dócil e esperto. Sendo uma das raças de cachorro mais antigas, a sua aparência pode até não demonstrar, mas trata-se de um animalzinho bastante enérgico.
Muito além de um cão de companhia, ele tem tudo para oferecer diversos momentos incríveis para a sua família. O Maltês se destaca em esportes e tem uma capacidade incrível em aprender novas atividades. Nesse sentido, vem com a gente e confira tudo sobre esse dog tão afetuoso!
Qual a origem do Maltês?
O cachorro da raça Maltês — também conhecido pelo nome de Bichon Maltês — é um dos cachorros mais antigos do planeta, podendo ser visto em pinturas históricas e esculturas gregas. Entretanto, oficialmente esse dog é originário da ilha de Malta, que faz parte da Bacia do Mediterrâneo. Durante o século XIX, o Maltês foi levado para outros continentes para ser um cão de companhia e durante o ano de 1888 passou a ser reconhecido pelo American Kennel Club (AKC).
Maltês tamanho e peso: as características físicas do pet

Conhecido por ser uma das raças de cachorro pequeno mais conhecidas que se adapta facilmente a lares menores, o Maltês apresenta um tamanho que fica em torno de 21 a 25 centímetros, com o seu peso podendo chegar até 4 quilos durante a sua fase adulta. Os olhos do Maltês são bem escuros, assim como suas patas são bem curtinhas e suas orelhas um pouco longas.
Como é a pelagem do Maltês?
Com um tipo de pelagem única, sendo ela longa e sedosa, o Maltês quase não solta pelos. Dessa forma, é necessário fazer a escovação diárias dos fios para que o seu pet tenha uma aparência bela e elegante, aproveitando ao máximo o que a raça oferece.
Os pelos são um pouco mais longos na região da cabeça e cobrem o corpo do cão por completo. Ainda cabe destacar que alguns tutores preferem deixar o Maltês tosado com os fios bem curtinhos, sendo essa tosa bebê uma das que mais faz sucesso entre os dogs pequenos
Quais são as cores do cachorro Maltês?
Quando se pensa nessa raça, a primeira imagem que surge na cabeça é o cachorro Maltês branco. Logo, como é possível perceber, essa é uma raça sem variação de cores. Todavia, mesmo que seja bem comum ver um Maltês branco, é possível encontrar esses cães com tons mais claros de marfim e de tonalidade levemente alaranjada na região das orelhas e das patas.
Maltês personalidade: veja as características comportamentais do pet

Uma das características do Maltês é que ele é um cãozinho bem alegre, porém isso dependerá da forma que ele foi criado desde filhote. Até porque, caso não sejam devidamente socializados com a presença de pessoas e animais, podem acabar tornando-se agressivos.
Porém no caso de uma boa socialização com reforços positivos, o Maltês pode ser um pet brincalhão que adora se divertir. Portanto, caso você tenha tempo para dedicar ao seu cão e esteja procurando por um animalzinho fofo, essa é uma raça altamente indicada para alegrar o seu lar.
O Maltês late muito?
Sim, a raça de cachorro Maltês late bastante. Justamente por ser um animal bem corajoso, ele não pensará duas vezes para conter o seu latido, sendo um problema para donos que residem em lugares com limite de barulho. Para controlar um pouco este quadro, o auxílio de um adestrador é muito bem-vindo.
Como o Maltês se relaciona com crianças?
Caso seja bem socializado desde filhote, o Maltês pode se relacionar muito bem com crianças e animais, fazendo de tudo para chamar a atenção dos seus tutores. Todavia, como é um dog pequeno que não possui tanta resistência, requer que as suas brincadeiras com crianças menores sejam supervisionadas por um adulto, assim, você evitará possíveis machucados no pet.
O Maltês consegue ficar muito tempo sozinho em casa?
Por ser um bichinho bastante fiel e apegado ao seu dono, o Maltês odeia ficar sozinho por muito tempo. Caso a solidão seja frequente, é possível que o cão fique muito estressado e passe a apresentar um comportamento destrutivo, além de desenvolver transtornos mentais como a ansiedade de separação.
Saúde do cachorro Maltês
Geralmente a raça de cães Maltês não apresenta tantos problemas de saúde. Porém, alguns desses pets, por conta da hereditariedade, podem sofrer com cardiopatias e cansaço intenso. Além disso, cabe destacar que esse animal precisa praticar exercícios e ser alimentado corretamente, pois apresenta uma tendência de se tornar um cachorro obeso.
Dicas de cuidado com o Maltês
Cuidar do cãozinho Maltês não é uma tarefa muito difícil, mas algumas atitudes demandam a atenção do seu tutor. Logo, como apresenta uma pelagem de fios bem finos, os pelos do Maltês precisam ser escovados todos os dias a fim de evitar que fiquem embaraçados. Além disso, por ser um cachorro de cor branca, os banhos precisam ser regulares para impedir que o seu pet tenha uma aparência suja. Cuidando bem do seu Maltês, ele pode viver em torno de 12 a 15 anos.
Quanto custa um cachorro Maltês?
Sendo um animalzinho bem fofo, muitos desejam saber o quanto é preciso investir para adotar um Maltês. Preço do cachorro Maltês varia entre R$ 1.500 a R$ 3.500, sendo sempre recomendado que você procure saber mais informações do local em que está sendo realizada a adoção para não contribuir com lugares que praticam a exploração de animais.
Curiosidades sobre a raça Maltês
- O cão da raça Maltês já foi citado por Aristóteles em 370 a.C.
- É um cãozinho adorado junto dos gatos no Antigo Egito
- Já foi retratado por diversos artistas e pintores famosos
- O Maltês era considerado um animal milagroso e com poderes mágicos
- O Maltês faz fama entre os famosos, sendo o pet de Halle Berry e Miley Cyrus
Agora que você já sabe tudo sobre esse animalzinho, que tal adotar um Maltês filhote? Não deixe de compartilhar para que muitas pessoas conheçam mais informações a respeito desta raça tão dócil. Veja também algumas das matérias feitas pela nossa equipe:
- Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo?
- Cachorro obeso: saiba como tratar esse problema
- Ração de cachorro: conheça os diferentes tipos
A gente fica por aqui. Até a próxima!